sábado, 20 de setembro de 2014

Ensino: Visconde de São Gião vai ser finalmente inaugurada






Vai ser finalmente inaugurado o Centro Escolar Visconde de São Gião, em Torres Novas, após as obras de ampliação e remodelação. A cerimónia decorrerá na 2ª feira, dia 22 de setembro, pelas 15.00 horas.


Recorde-se que a requalificação do centro escolar Visconde S. Gião, cujas obras tiveram início em abril de 2012 sendo posteriormente interrompidas por erros e omissões no projeto, representa um investimento superior a 1 milhão de euros, tendo uma comparticipação comunitária na ordem dos 80%.


A nova infraestrutura, distribuída por três edifícios, é composta por quatro salas de jardim-de-infância, dez salas de 1.º ciclo, biblioteca, sala de informática, refeitório, sala de professores, sala de ciências e campo de jogos exterior.

Saúde: Mega aula solidária de Zumba





Este domingo, dia 21 de setembro, a Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas , assinala o Dia mundial da Doença de Alzheimer, com a realização de uma mega aula de zumba, o “Zumba Alzheimer”.

A iniciativa consiste na dinamização de uma mega aula solidária de zumba, com a colaboração de prefessoras/monitoras e decorrerá pelas 16h00, no Jardim das Rosas em Torres Novas, sendo uma atividade aberta a toda a comunidade.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

XVI Congresso Federativo do PS Santatém




 



Este sábado, dia 20 de setembro, realiza-se no Centro Cultural do Cartaxo, o XVI Congresso Federativo do PS Santarém. Ostrabalhos vão decorrer ao longo de todo o dia, estando a sessão de prevista para as 18:30 com a presença de Manuel Machado, Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Os trabalhos incluem ainda a Eleição dos novos Órgãos Federativos.

PSP: Ocorrências no Cartaxo, Ourém e Santarém











OCORRÊNCIAS

Polícias do Comando Distrital da PSP de Santarém, desenvolveram nas últimas 24 horas, operações de prevenção da criminalidade e da sinistralidade rodoviária, bem como de investigação criminal, tendo-se verificado os seguintes resultados:

Na cidade d o Cartaxo 
Foi detido 1 (UM) homem, de 43 anos de idade, em virtude de ter sido interveniente em acidente de viação e ao ser fiscalizado se ter verificado ter uma taxa de álcool no sangue de 1,56 gramas por litro no sangue.

Na cidade de Ourém 
Foi detido 1 (UM) homem, de 41 anos de idade, em virtude de ter sido fiscalizado durante o exercício da condução e se ter verificado não ser titular de habilitação legal para o efeito.
Na cidade de Santarém
Foi detido 1 (UM) homem, de 25 anos de idade, para cumprimento de diligências processuais, em virtude de ter sido emitido um mandado de detenção por autoridade judiciária competente.


O Comando Distrital de Polícia de Santarém da Polícia de Segurança Pública, continuará atento e proactivo no sentido de diminuir as incivilidades verificadas, quer criminais quer contraordenacionais, para que todos se sintam mais protegidos e mais seguros. Este é o nosso compromisso.



Triatlo – Torrejanos em prova este fim de semana










No Triatlo, este fim de semana há mais uma jornada dupla para a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas.


Este sábado, dia 20, o triatlo do CNTN vai marcar presença no Triatlo de Vendas Novas, última prova do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, com a equipa torrejana já consagrada mais uma vez como Vice-campeã Nacional de Triatlo Jovem, depois de na época passada ter sido Campeã Nacional.


E no domingo, dia 21, os torrejanos marcam presença no Triatlo do Sabugal, mais uma etapa a contar para o Campeonato Nacional Triatlo Sénior, numa prova disputada em sistema contra-relógio por equipas, com a presença de Paulo Antunes, Marco Sousa e Pedro Serra.


Entretanto, todos os jovens que pretendam experimentar esta modalidade, poderão aparecer nos testes de captação às terças e sextas, a partir das 18:00 horas, nas Piscinas Municipais de Torres Novas.

Fórum muda de vida! Um desafio para a sustentabilidade na região







No próximo dia de 22 de setembro, segunda-feira, vai ter lugar no Centro Cultural a partir das 17h30m, um Fórum sobre a temática da Sustentabilidade, denominado “Muda de Vida! Um Desafio para a Sustentabilidade na Região”.



Organizada pela Associação GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e inserida na Semana Europeia da Mobilidade, à qual o Município do Entroncamento se associou através de diversas iniciativas que se encontram a decorrer até dia 22 de setembro, esta ação enquadra-se na Estratégia Europa 2020 e visa desencadear a participação e consciência dos cidadãos para a importância do seu papel como agentes atuantes na promoção da economia sustentável, “o EU na Europa”.



Esta iniciativa é dirigida ao público em geral, sendo a entrada livre.



PROGRAMA:



17h30 | Receção dos participantes



17h40 | Sessão de abertura

Prof. Doutor Jorge Faria (Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento)

Eng. Hélder Careto GEOTA



18h00 | Apresentação do projeto EUropa e do concurso “Eu sou Sustentável”

“Team Buldibg” Construção do EU

Eng. Hélder Careto

Paineis de debate - Moderador Eng. Hélder Careto



18h10 | EU e a mobilidade e a energia (Painel)

Eng. Eduardo Zúquete GEOTA

Eng. César Costa (Câmara Municipal de Torres Vedras)

AREAC



Debate



19h15 | Entrega de prémios e fim dos trabalhos

Política: PSD torrejano discute “A social democracia e o futuro do poder autárquico”





 A Concelhia torrejana do PSD - Partido Social Democrata, assinala este sábado, dia 20, a sua rentreé política com a realização de uma conferência subordinada ao tema: “A social democracia e o futuro do poder autárquico”.

A conferência terá lugar na sede deste partido em Torres Novas, pelas 15:00h, sendo aberta não só a militantes mas ao público em geral.

José Matos Correia, Vice-Presidente da Comissão Política Nacional do PSD, é o orador convidado para esta sessão, dividida em duas fases; uma primeira, de exposição do tema, por parte do Doutor José Matos Correia e uma segunda fase, em que será aberto um período para perguntas a que posteriormente responderá o convidado, com o objectivo de proporcionar o debate e troca de ideias e opiniões.

Motociclismo: Enduro no concelho de Alcanena



 


 Cabe ao Pedrinha Motor Clube a honra de organizar a última e decisiva etapa (para algumas classes) do campeonato nacional de Enduro, que se realiza este fim-de-semana, no concelho de Alcanena. A ‘Enduro Alcanena Capital da Pele’ marca o regresso desta modalidade à região, com a derradeira prova a decorrer em dois dias. O Enduro de Alcanena irá ter também uma classe hobby (classe que não necessita de licença desportiva), apenas sendo necessário o participante ter mota, seguro, carta de condução e pneu ecológico, podendo fazer a corrida com um percurso mais acessível e com um baixo custo.

NERSANT organiza seminário sobre "Sustentabilidade e Qualificação no 3.º Setor"




Tendo em conta que a qualificação profissional e humana de dirigentes e colaboradores das entidades da economia social são essenciais para a sustentabilidade e qualidade dos serviços prestados por estas organizações, a NERSANT, em parceria com a União Distrital das IPSS de Santarém, decidiu levar a efeito o seminário "Sustentabilidade e Qualificação no 3.º Setor".

O seminário, que se realiza no dia 02 de outubro, pelas 15h00, em Torres Novas, pretende divulgar possibilidades de qualificação, individuais e das instituições, motivando assim dirigentes e profissionais do 3.º setor a estarem melhor preparados para transformar os desafios em oportunidades e as oportunidades em compromissos.

A sessão de abertura do seminário estará ao cargo de Tiago Leite, Diretor Distrital da Segurança Social e de Eduardo Mourinha, Presidente da UDIPSS de Santarém. A NERSANT irá ainda apresentou outros projetos de apoio às entidades da economia social.

As inscrições para este seminário são gratuitas e devem ser feitas no portal da NERSANT, em www.nersant.pt. Para mais informações os esclarecimentos adicionais, os interessados devem contactar ou Departamento de Formação e Qualificação da NERSANT, através dos contactos dfq@nersant.pt ou 249 839 500.

Fora de casa: Noites no Mercado em Riachos





Em Riachos prossegue o programa de animação “Noites no Mercado”, numa iniciativa da Junta de Freguesia.

Este sábado, dia 20 de setembro, apresentam-se Luís Correia (com música popular portuguesa), os Magnete (hip hop) e Os Outros (rock).

No próximo dia 26, será a vez de Fritz Khan (folk rock) e de Filipe Santos (pop/rock) e no último dia, a 27 de Setembro, atuam Nuno Barroso (pop/rock) e Pedro Salvador (rock alternativo), a encerrar o cartaz.

Para além da música, o espaço acolhe também o Mercadinho de Riachos, estando presentes sete bancas de artesãs a expor e vender as suas produções.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PSP: Ocorrência na cidade do Cartaxo







Polícias do Comando Distrital da PSP de Santarém, desenvolveram nas últimas 24 horas, operações de prevenção da criminalidade e da sinistralidade rodoviária, bem como de investigação criminal, tendo-se verificado os seguintes resultados:

Foi detido 1 (UM) homem, de 20 anos de idade, em virtude de ter sido identificado por se ter tornado suspeito e se ter encontrado na sua posse um produto suspeito de ser “HAXIXE”, em quantidade suficiente par 46 doses individuais, tendo o respetivo produto sido apreendido.

Por decisão da Ex.ª Sr.ª Procuradora-Adjunta foi o detido constituído arguido, aplicado termo de identidade e residência e aguarda os ulteriores trâmites do processo em liberdade.

Foram ainda identificados dois homens, de 22 e 35 anos de idade, em virtude de se terem tornado suspeitos e se ter encontrado na sua posse um produto suspeito de ser “HAXIXE”, em quantidades para consumo pessoal, pelo que foram elaborados autos de notícia por contraordenação e os identificados notificados para comparecerem na Comissão de Dissuasão da Toxicodependência da área das suas residências.

O Comando Distrital de Polícia de Santarém da Polícia de Segurança Pública, continuará atento e proactivo no sentido de diminuir as incivilidades verificadas, quer criminais quer contraordenacionais, para que todos se sintam mais protegidos e mais seguros. Este é o nosso compromisso.






Rodoviária Tejo tem um novo serviço que liga Torres novas, Entroncamento e Abrantes



 Aqui está uma informação que interessa aos utentes da saúde na região. A Rodoviária tem a funcionar um novo serviço de transporte que liga, todos os dias do ano, as cidades de Torres Novas, Entroncamento e Abrantes.

O objectivo principal, é responder às necessidades de quem trabalha por turnos no Hospital de Abrantes, onde foi concentrada a maior parte dos serviços que funcionava em Torres Novas, nomeadamente urgência e serviços de medicina interna, mas o transporte pode ser usado por qualquer pessoa.

A nova carreira pretende, de alguma forma, responder às centenas de trabalhadores, maioritariamente médicos, enfermeiros e auxiliares, que trabalham por turnos, daí haver paragens no hospital de Abrantes e próximo do hospital de Torres Novas, embora as partidas e chegadas ocorram nas gares daquelas duas cidades.

120 colaboradores de empresas participaram no sábado no Grande Prémio Empresarial de Karting da NERSANT‏


Decorreu no passado sábado, dia 13 de setembro, no Kartódromo de Almeirim, o Grande Prémio Empresarial de Karting da NERSANT. Este ano, participaram 120 colaboradores das empresas da região, agrupados pelas 12 equipas participantes.


Com o objetivo de juntar diversas empresas e seus colaboradores em ambiente de salutar competitividade, a NERSANT levou a efeito no passado sábado, o Grande Prémio Empresarial de Karting, evento que organiza há largos anos e por onde já passaram diversas empresas da região.

Este ano, a prova contou com a participação de 12 equipas / empresas, que proporcionaram, assim, aos seus colaboradores, um dia diferente, longe da rotina laboral habitual. Na realidade, esta prova de desporto organizada pela NERSANT pretende constituir um momento de descontração entre os recursos humanos das empresas, longe do stress do dia-a-dia profissional, ao mesmo tempo que pretende incrementar nos colaboradores das empresas da região, estratégias de team building que se revelem proveitosas em contexto de trabalho.

Rações Zêzere, Rectapeças, Confidentia, Dragões, Escalindice, Cienciametrics, Micromineiro, Microagua, Ponto Aventura, Núcleo Inicial, Equitejo e Jornal O Ribatejo, foram as equipas / empresas participantes no Grande Prémio Empresarial de Karting da NERSANT. A equipa do Jornal O Ribatejo foi a vencedora deste ano, e a equipa Ponto Aventura foi a detentora da melhor volta.

Chineses à procura de vinhos Ribatejanos




 Uma comitiva de 17 empresários chineses ligados à importação e comercialização de vinhos vai visitar a região vitivinícola do Tejo, entre os dias 18 e 21 de setembro, naquela que será a maior missão empresarial de sempre vinda da China, ligada a este sector.

O objetivo dos “Vinhos do Tejo” passa por estabelecer novas parcerias comerciais entre os produtores da região e o mercado chinês, que em 2013 comprou mais de 500 mil litros e foi o terceiro maior importador de vinhos ribatejanos. Os empresários chineses vão visitar 15 produtores de Vinhos do Tejo, num programa que inclui visitas às quintas, adegas e vinhas, e ainda reuniões comerciais e uma passagem pelos monumentos mais emblemáticos da região.

Segundo uma nota de imprensa da CVR Tejo, os produtores envolvidos nesta iniciativa são a Adega Cooperativa do Cartaxo, Casa Cadaval, Casal Branco, Casal do Conde, Companhia das Lezírias, Encosta do Sobral, Enoport United Wines, Falua, Fiuza & Bright, Quinta da Alorna, Quinta da Lapa, Quinta da Lagoalva, Quinta da Ribeirinha, Quinta de Vale de Fornos e Quinta Vale do Armo.

III Convenção Distrital do CDS-PP em Salvaterra de Magos





 A Comissão Política Distrital do CDS-PP de Santarém leva a efeito este sábado, dia 20 de setembro, a sua 3ª Convenção Distrital, a ter lugar no Auditório da Escola Profissional de Salvaterra de Magos.

Esta Convenção acontece no ano em que o partido comemora o seu 40º aniversário, sendo subordinada à temática " interior e o mundo rural ". As diversas intervenções serão focalizadas na especificidade da região/distrito Santarém, fortemente marcada pela interioridade, característica a que acresce a ruralidade dos concelhos mais a norte do rio Tejo. Pretende-se com esta Convenção, dar uma visão alargada e transversal sobre os diversos vectores, desde o socioeconómico, físico, demográfico, ambiental e cultural, neles incluindo as áreas da saúde, justiça e educação.

São oradores convidados, entre outros, o Professor Adriano Moreira, Nuno Melo, José Vasco Matafome e Filipe Lobo D´Ávila.

Seminário «Nutrição para Desportistas» dia 20 de setembro



   

O Município de Torres Novas vai promover no próximo dia 20 de setembro (sábado), um seminário intitulado «Nutrição para Desportistas», dinamizado por Filomena Sousa Calixto.

O seminário terá início às 16h, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, e é direcionado para treinadores, pais, atletas e dirigentes de associações desportivas. A entrada é gratuita.

Entre os temas abordados estarão a nutrição desportiva e o consumo de líquidos; a nutrição para desportistas e atletas de competição; como planear a alimentação antes da prática desportiva e o que comer em períodos com e sem competição.

Filomena Sousa Calixto é docente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, doutorada em Biologia Molecular, licenciada em Dietética e Nutrição e licenciada em Biologia Vegetal Aplicada.

Agronegócio reúne empresários de África e América do Sul em busca de negócios no Ribatejo




Mais de 20 empresários e importadores de Angola, Moçambique, Argélia, Marrocos, Brasil e Uruguai vão estar em Portugal nos dias 25 e 26 de setembro para contactar com empresários portugueses ligados ao Agronegócio com o objetivo de conhecer os produtos e serviços nacionais e concretizar negócios. O Congresso das Tecnologias e Serviços para o Agronegócio é organizado pelo AgroCluster Ribatejo em parceria com o InovCluster, vai ter lugar em Santarém, no CNEMA, e apresenta-se como uma oportunidade para as empresas portuguesas da Fileira Tecnológica Agroalimentar internacionalizarem os seus produtos para a África e América do Sul.

"O universo da tecnologia e dos serviços da fileira agroindustrial tem uma grande margem de internacionalização e crescimento, que o Agrocluster e o InovCluster pretendem desenvolver, aproveitando todo o potencial e qualidade dos serviços e conhecimentos ligados ao setor, daí a criação do projeto Agronegócio”, afirma Carlos Lopes de Sousa, Presidente do AgroCluster, salientando ainda que “organizar e estruturar a oferta emergente desse universo, talvez a grande oportunidade em termos de internacionalização para Portugal, é claramente o objetivo estratégico deste Congresso”.

“Queremos ter frutos imediatos. Para isso, vamos desenvolver uma série de ações de oferta, fazendo chegar até nós atores Internacionais que podem adquirir ou intermediar como agentes da sua disseminação nos países de origem. Queremos estar na linha da frente", adianta o responsável.

O Congresso das Tecnologias e Serviços para o Agronegócio acontece no seguimento da criação do projeto Agronegócio (disponível no portal www.agro-negocio.pt), para apoiar a fileira Agroalimentar, com o objetivo de promover a inovação e a internacionalização das empresas ligadas ao setor (tecnologias e serviços associadas á envolvente de toda a fileira agro-industrial). O projeto, baseado numa rede de cooperação, com vista ao aumento da sua competitividade, está já sustentado num diretório de mais de mil empresas classificadas.

As manifestações de interesse dos empresários e importadores dos seis países que se deslocam a Portugal a convite da Organização para reunir com empresários portugueses, abrangem 25 diferentes setores de atividade: alimentação animal, embalagem, engenharia, estufas, sementes, carnes e transformados, massas alimentícias, equipamentos de linhas industriais, fertilizantes, estufas, biocombustíveis, centrais fruteiras, curtumes e peles, fio agrícola, plásticos, azeites e óleos vegetais, entre outros.

O Congresso conta com duas tardes dedicadas a networking e ronda de negócios, em que as empresas portuguesas terão oportunidade de manter reuniões individuais para a apresentação das suas soluções e negociação com os vários empresários e importadores internacionais presentes no certame.

O Congresso Internacional de Tecnologias e Serviços do Agronegócio, uma organização do AgroCluster e do InovCluster, vai decorrer em Santarém, no CNEMA, a 25 e 26 de setembro. Este é um projeto apoiado pelo QREN, através do programa de apoio a ações colectivas (SIAC). Vai contar com a presença do presidente da AICEP e do Secretário de Estado da Alimentação. Mais informações em www.agro-negocio.pt.

A Indústria Agro-Alimentar em Portugal é um verdadeiro motor económico nacional. Empregando atualmente mais de meio milhão de pessoas e exportando para todo mundo, o volume de negócios ascende os 20 mil milhões €. Como background desta realidade, existe uma forte componente de recursos humanos e tecnológicos aliados à constante inovação, onde atuam mais de 1.000 empresas de tecnologias e serviços destinados ao setor alimentar e à produção agrícola.

O AgroCluster Ribatejo é uma associação de empresas e entidades do setor agroindustrial, sem fins lucrativos e que tem sede no Pavilhão de Exposições da NERSANT. Atualmente é constituída por 109 associados, entre os quais 30 são fundadores. O Cluster é constituído por empresas, entidades do SCTN, Instituições de Ensino Superior, Associações Empresariais e Entidades Públicas. A entidade responsável pela gestão do Cluster é a AnimaForum - Associação Para o Desenvolvimento da Agro-Indústria.

Castello Lopes: Filmes até 24 de Setembro




 Armados em Polícias

Horário: 12h50***, 15h00***, 17h10, 19h20, 21h30, 23h50*
Género: Ação, Aventura, Comédia
Atores: Damon Wayans Jr., Jake Johnson, Nina Dobrev, Andy Garcia, Angela Kerecz, James D'Arcy


Dois amigos vestem-se de polícias para uma festa de máscara, tornam-se a sensação do bairro e decidem prolongar a brincadeira.
Enrolados na teia da vida real, rapidamente se vêem a usar os seus crachás para lidar com mafiosos, detectives corruptos e outras situações hilariantes para as quais não estão preparados.







Géneroa


 Lucy
                                                            

Horário: 13h10, 15h20, 17h25, 19h25, 21h30, 23h30*
Género: Acção,Ficção Científica
Atores: Scarlett Johansson, Analeigh Tipton, Morgan Freeman



Lucy é uma jovem norte-americana a estudar na cidade de Taipé, capital de Taiwan. Um dia, é forçada a transportar uma droga sintética chamada CPH4, que terá de carregar dentro do próprio corpo numa viagem à Europa.


   Dentro da Tempestade

   
  Horário: 13h00, 15h10, 17h20, 19h30, 21h40, 23h40*
 Género: Thriller, Acção
 Atores: Sarah Wayne Callies, Richard Armitage, Jeremy Sumpter






Tudo decorre normalmente na cidade de Silverton ( Colorado, EUA ) até ao momento em que uma súbita tempestade obriga os habitantes a pararem as suas vidas e encontrarem refúgio.




  • Sininho: Fadas e Piratas


    Horário: 13h20**, 15h30**
    Género: Animação, Aventura
  Atores: Mae Whitman (voz), Christina Hendricks (voz), Tom Hiddleston (voz)





Quando, após um inesperado acidente, a fada Zarina rouba o pó azul das fadas e foge para se juntar aos terríveis piratas de Skull Rock, Sininho e a suas jovens amigas compreendem que não têm alternativa senão seguirem até lá para o recuperarem.


*Sessão válida à Sexta, sábado e véspera de feriado.
**Sessão válida ao sábado e domingo.
*** Sessão válida de quinta a sexta e segunda a quarta.

Basquetebol: S.L.B. em Torres Novas




Este fim de semana, o CDTN leva a efeito no Palácio dos Desportos, um torneio triangular de basquetebol sénior feminino, que contará com as presenças do SLB e do GDESSA – Barreiro, para além claro, do CDTN.

Esta sexta, dia 19, pelas 21.30, o CDTN joga com o GDESSA. No sábado, dia 20, pelas 18.00 horas, defronta o SLB e no domingo, dia 21, à mesma hora, jogam Benfica e GDESSA.

Entretanto e ainda antes do início da Liga Nacional feminina de basquetebol, a época oficial da modalidade arranca com a Taça Vitor Hugo. O CDTN surge integrado no grupo B, onde tem a companhia do Vagos e do Olivais Coimbra, competição a ter lugar também em Torres Novas, no Palácio dos Desportos.

A 1ª jornada realiza-se no dia 26 de setembro, com as canarinhas a defrontarem o Vagos pelas 21.00 horas, no Palácio dos Desportos. No dia 27, pelas 17.00 horas, o Olivais defronta o vencido desta partida, jogando depois com o vencedor do 1º jogo, no domingo, dia 28, à mesma hora, igualmente no Palácio dos Desportos.

Futebol: Assentis defronta F.C. Goleganense

                                          

O Assentis, da 2ª Divisão Distrital da AFS, realiza este sábado, dia 20 de setembro, mais um jogo de preparação para a nova temporada desportiva.

A formação torrejana, agora treinada por André Pereira, defronta novamente o FC Goleganense (igualmente da 2ª Distrital), a quem venceu no passado sábado por 2 – 1, no jogo de apresentação da formação da Golegã aos sócios.

Desta vez, as duas formações jogam no campo da Pinheira em Assentis, numa partida agendada para as 16.00 horas.

Até ao início oficial da temporada, a equipa do concelho de Torres Novas vai ainda defrontar o União da Serra, da AF Leiria, jogo que servirá para apresentar o novo plantel do Assentis aos sócios.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ANO LETIVO 2014/2015 COM ARRANQUE EM PLENO E MAIS ALUNOS









O ano letivo 2014/2015 teve início, no concelho do Entroncamento, no dia 15 de setembro, dentro da normalidade, com 3 Centros Escolares e um Jardim de Infância a funcionar em pleno.




 


O concelho regista uma elevada percentagem de população jovem e, contrariando os dados nacionais, o número de crianças tem aumentado nas escolas que compõem o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento. Este ano letivo estão inscritos no ensino pré-escolar 350 crianças e no 1º ciclo 645 alunos, tendo-se registado um aumento de alunos de 3% no pré-escolar e 4% no 1º ciclo face ao ano letivo transato (2013/2014), tendo aumentado também o número de turmas do 1º ciclo de 27 para 29 turmas.






Também tiveram início as aulas no novo Centro Escolar do Bonito com 12 turmas de 1º ciclo e 2 turmas de pré-escolar, recebendo os alunos do 1º ciclo que transitaram das antigas Escolas nº 2 e nº 3.

As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) destinadas aos Jardins de Infância também iniciaram dentro da normalidade em todas as escolas do concelho, sendo a entidade promotora e financiadora o Município do Entroncamento contando com o apoio do Ministério da Educação e Ciência.

 
 
 
 
 
No que concerne à Componente de Apoio à Família (CAF) dirigida ao 1º ciclo, a Câmara Municipal trabalha conjuntamente com as Associações de Pais das respetivas escolas para disponibilizar esta componente de apoio – CAF, muitas vezes conhecida como ATL.



  
                                         

 

As AAAF’s e as CAF’s incluem, consoante a necessidade dos pais e as possibilidades funcionais de cada estabelecimento de ensino, as seguintes modalidades: prolongamento de horários e atividades nas interrupções letivas.

Relativamente ao Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular que visa implementar o conceito de escola a tempo inteiro, de forma lúdica e pedagógica, contribuindo para o desenvolvimento educativo da criança, teve início no dia 16 de setembro.



As AEC’s decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 15h30m e as 17h30m. Este ano o programa abrange as atividades de Expressões Artísticas, Atividade Física e Desportiva e Inglês e destinam-se aos cerca de 640 alunos matriculados nas escolas de 1º ciclo do concelho.

Entroncamento: Comunicado sobre as Refeições Escolares 2014/2015

REFEIÇÕES ESCOLARES - ANO LETIVO 2014/2015



O fornecimento de refeições aos alunos matriculados nas escolas públicas do concelho, 1º ciclo e pré-escolar, são da responsabilidade da Câmara Municipal e funcionam de setembro de 2014 a julho de 2015.



No ano letivo 2014/2015 registou-se um aumento no número de inscritos para refeições escolares estando, até ao momento, inscritos 326 alunos do ensino pré-escolar e 633 alunos das escolas de 1º ciclo.



No ensino pré-escolar estão inscritos na Escola Básica do Bonito 35 alunos, na Escola Básica da Zona Verde 83 alunos, na Escola Básica António Gedeão 55 alunos e no Jardim de Infância Sophia de Mello Breyner Andresen 140 alunos para almoços. Relativamente ao 1º ciclo estão inscritos na Escola Básica do Bonito 258 alunos, na Escola Básica da Zona Verde 226 alunos, na Escola Básica António Gedeão 105 alunos.



O serviço de refeições escolares foi adjudicado pelo Município à empresa Uniself – Sociedade de Restaurantes Públicos e Privados, S.A. no que concerne à conceção, fornecimento da refeição e ao apoio aos alunos no espaço do refeitório escolar. Este apoio prestado aos alunos é feito não só pela empresa Uniself como pelas auxiliares dos vários estabelecimentos de ensino.

Futsal: Seleção Distrital feminina de Sub-20 treina esta 5ª na Azinhaga



Esta 5ª, dia 18 de setembro, há treino da seleção Distrital de Futsal feminino Sub-20.

A sessão desta semana vai ter lugar no Pavilhão Municipal da Azinhaga, a partir das 19.30. A convocatória tem por finalidade a formação da Seleção Distrital, com vista à participação no Torneio Interassociações de Futsal Feminino Sub-20, que se vai realizar entre 17 e 19 de outubro (Fase Zonal), numa iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol.

Foram convocadas para esta sessão, atletas do CD Fátima, CADE, Fazendense, Azinhaga, Vitória de Santarém e Benfica do Ribatejo, nascidas a partir 1 janeiro de 1995.

Atletismo: Golegã organiza São Silvestre no dia 27 de Dezembro



  Na Golegã, a autarquia local vai levar a efeito este ano a Corrida São Silvestre, que está agendada para o dia 27 de Dezembro.

A prova terá uma extensão de 10 quilómetros num percurso quase totalmente plano. Para já, estão abertas as inscrições, estando o regulamento disponível no site do município.

Depois da meia maratona da Golegã, organizada no mês de Maio em colaboração com “O Alvitejo”, esta será a segunda grande prova de atletismo realizada na Golegã em 2014. Por cá, como se sabe, acontece precisamente o contrário, com a autarquia a desinvestir numa prova que até trazia à nossa cidade centenas de atletas e simpatizantes desta modalidade. 

Entroncamento: Rua Elias Garcia vai ser requalificada




Após visto por parte do Tribunal de Contas, está prevista para esta 4ª, dia 17 de setembro, a assinatura do Auto de Consignação da Empreitada de Requalificação Urbana da Rua Elias Garcia no Entroncamento (cruzamento da Rua do Casal Melão até à Meia Via).

As obras, que têm início de imediato, foram adjudicadas à firma Joaquim Rodrigues da Silva & Filhos, Lda., por um valor de quase meio milhão de euros, tendo um prazo de execução de 9 meses.
 
A intervenção prevê trabalhos ao nível de estruturas de saneamento, nomeadamente na rede de drenagem de águas pluviais e residuais domésticas; ao nível de infraestruturas elétricas com a instalação da rede de iluminação pública; ao nível da criação de estruturas de telecomunicações; colocação de sinalização vertical e horizontal e ao nível de pavimentação.

Aviso à população: Precipitação, trovoada e vento forte




Aviso à população
Autoridade Nacional da Protecção Cívil www.prociv.pt

DATA E HORA DE EMISSÃO:     16 SETEMBRO 2014 / 17:30

AVISO Nº 21/2014



PRECIPITAÇÃO, TROVOADA E VENTO FORTE




 No seguimento de informação atualizada e transmitida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA),
salienta-se para o final do dia de hoje, nos distritos do interior Norte e Centro, e a partir das 02h de amanhã, para
todos os distritos do Litoral Norte e Centro, incluindo Setúbal, a ocorrência de:

  •  Aguaceiros que podem ser pontualmente fortes e localizados, acompanhados de trovoadas e de queda de granizo;
  • Vento forte no litoral e nas terras altas, com rajadas que podem chegar, respetivamente, aos 70 Km/h e 90 Km/h (havendo a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos).


Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt


EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

  • Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
  • Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
  •  Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
  • Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
  • Danos em estruturas montadas ou suspensas.


MEDIDAS PREVENTIVAS

A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de
comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, recomenda-se a
observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

  •  Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
  •  Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
  • Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
  • Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
  • Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;
  •  Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Futsal: Riachense prepara nova temporada e realiza torneio





A equipa de futsal sénior masculino do Riachense continua a sua preparação para a nova temporada desportiva, na qual vai participar no campeonato da 1ª Divisão Distrital da AFS. Na passada sexta feira, dia 12, o Riachense efetuou um jogo de treino com a equipa júnior dos Patos, vencendo por 7 – 1. No sábado, dia 13, no jogo de apresentação da equipa aos sócios, contra o São Vicentense, o Riachense venceu por 6 – 2, numa partida em que a formação de Riachos apresentou 7 reforços.

Este sábado dia 20 de Setembro, realiza-se a “Riachos Futsal Cup”, torneio que contará com a participação doAzinhaga AC, UR Mirense e, claro, Atlético Riachense.

O torneio decorre a partir das 15.00 horas, no pavilhão municipal em Riachos.

Futebol: União de Almeirim venceu o seu torneio




O União de Almeirim ganhou a 1ª edição do Torneio “Concelho de Almeirim”, ao vencer na final o Fazendense, após a marcação de grandes penalidades. A formação do Benfica do Ribatejo ficou em 3º lugar, depois de ultrapassar o Paço dos Negros por 2 – 0 no encontro de atribuição dos 3º e 4º lugares.

Na final e após o empate a zero no tempo regulamentar, o União bateu o Fazendense na marcação de grandes penalidades por 5 - 4. No final da partida, Mário Nélson, técnico do Fazendense, deixou criticas ao União de Almeirim pela atitude no encontro especialmente nas grandes penalidades, onde acusa o clube da casa de ter dado aos seus jogadores bolas vazias, enquanto os do União tinham bolas novas. Após o apito final, já o técnico do Fazendense se tinha envolvido numa troca de palavras com Bernardo Gomes, guarda redes do União de Almeirim.

Saúde: Recolha de sangue e medula na Casa do Benfica de T. Novas




A Casa do Benfica de Torres Novas vai abrir as suas portas este sábado, dia 20 de setembro, para mais uma recolha de sangue e recrutamento de eventuais dadores de medula. O evento solidário, é aberto a todos os voluntários, e terá lugar entre as 09h00 e as 13h00.

A iniciativa da Associação dos Dadores de Sangue de Torres Novas, insere-se no ciclo de recolhas realizado pela associação, e será efetuada por uma Brigada do Centro do Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.

No domingo, 21 de Setembro, entre as 9,00 e as 13,00 horas, há nova ação, mas no Covão do Coelho, Minde. O Salão Paroquial daquela localidade irá receber os dadores de sangue e voluntários para o banco de dadores de medula. Podem participar nas recolhas todos os cidadãos saudáveis com mais de 18 anos e menos de 65 anos. Os candidatos serão sujeitos a consulta prévia de diagnóstico com médico do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.

NERSANT inicia seminários temáticos por todo o distrito

 
 Abrantes, Cartaxo, Ourém e Santarém foram os locais onde já se realizaram seminários.





A NERSANT está já no terreno com um vasto conjunto de seminários temáticos, com o intuito de apresentar os seus projetos de apoio às empresas do Ribatejo.

A Internacionalização foi o tema dos seminários realizados em Abrantes e Santarém. Perante uma plateia constituída por várias dezenas de empresários, a NERSANT deu a conhecer informação pormenorizada sobre os projetos que tem em desenvolvimento nesta matéria e quais os apoios disponíveis. Foi apresentada a informação referente à realização do encontro de negócios que se irá realizar em Santarém no próximo mês de novembro, o NERSANT Business 2014 e do Encontro de Negócios no Centro de Moçambique, bem como a apresentação da missão empresarial a Marrocos que irá coincidir com a SIB em Casablanca. Foi ainda apresentado o portal www.exportribatejo.com, onde as empresas da Região poderão ter acesso a oportunidades de negócio e concursos públicos internacionais, bem como ao serviço Business DESK, onde poderão colocar questões online diretamente à NERSANT sobre dúvidas relacionadas com a internacionalização. Neste portal estão ainda publicados estudos de mercado de diversos países (com especial destaque para Angola, Brasil, Moçambique e Cabo Verde).
 
No Cartaxo, o tema dominante foi a Qualificação para as PME`S. A NERSANT deu a conhecer aos muitos empresários e colaboradores das empresas o RibaCertifica, projeto de apoio à implementação e certificação das empresas e o GesINOV Corporate - aplicação informática de gestão, que tem como objetivo fomentar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelas PME da região de Santarém, projetos que a associação está a dinamizar e que têm apoio a fundo perdido para as empresas que neles participem. Foi ainda apresentado o plano de Formação para ativos, bem como a formação avançada em Vendas (projeto Ribatejo Inspira) e uma ação de especialização em Gestão para Empresários.

A Inovação e o Empreendedorismo foi o tema do seminário realizado em Ourém, onde foram apresentados os projetos de apoio ao tecido empresarial na área da inovação e do empreendedorismo, nomeadamente o projeto Ideias Inovadoras, o Horizonte 2020, os projetos com financiamento a fundo perdido para IDI e a Bolsa de Tecnologias.


Para além destes, a associação empresarial apresentou o seu ecossistema empreendedor, desde os projetos de empreendedorismo escolar ao Sítio do Empreendedor, plataforma online onde todos os interessados podem fazer o registo da sua ideia de negócio (http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/). Foi ainda apresentada a Formação Inicial de Empreendedores, composta por 5 módulos, e que é considerada essencial para a gestão de qualquer negócio.


Nas próximas semanas a NERSANT vai continuar a percorrer o distrito com este conjunto de Seminários, com sessões a decorrer esta semana em Rio Maior (hoje); Abrantes (Qualificação para PMES - 16 de setembro); Inovação e Empreendedorismo (Núcleo NNERSANT do Sorraia - 17 de setembro) e Fátima (Internacionalização - 18 de setembro).

A calendarização completa deste plano de seminários pode ser consultada online no site da associação, em www.nersant.pt, local onde são realizadas, igualmente, as inscrições. Para mais informações ou outros esclarecimentos, os interessados podem contactar o Departamento de Associativismo e Marketing da NERSANT, através dos contactos 249 839 500 ou dame@nersant.pt.

GNR realiza Operação " Regresso às aulas 2014"



 
 
A Guarda Nacional Republicana de Santarém está a realizar até 17 de Setembro, a Operação “Regresso às aulas 2014”, com a realização de ações de sensibilização para diversas matérias de segurança relativas ao ambiente escolar.

As ações são direccionadas a alunos, professores, pais/encarregados de educação e têm por objetivo alertar para as matérias de segurança, nomeadamente as regras de trânsito que as crianças devem observar no trajeto de ida e volta para a escola e, direccionada aos pais/encarregados de educação, as regras de transporte de crianças.

Na área do Comando Territorial da GNR de Santarém estão previstas perto de 200 ações de sensibilização em recintos escolares, das quais se salientam as seguintes:

No Destacamento Territorial de Torres Novas, realizou-se na 2ª, dia 15 de setembro, uma iniciativa deste tipo na escola do 2.º Ciclo de Alcanena.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Catedral de Santarém inaugura Museu Diocesano com estreia mundial da Cantata Mundi, de Rodrigo Leão, a servir de pano de fundo





A inauguração do Museu Diocesano de Santarém (MDS) teve lugar esta sexta-feira, dia 12, pelas 19 horas na Catedral de Santarém, numa cerimónia que ficou marcada pela estreia mundial da “Cantata Mundi”, de Rodrigo Leão, bem como pela presença de Sua Excelência o Presidente da Republica, Aníbal Cavaco Silva.



A condução dos trabalhos esteve a cargo do Pe Joaquim Ganhão, que acompanhou o Presidente da Republica e o Bispo da Diocese, D. Manuel Pelino em toda a solenidade.






Em representação do Município de Santarém estiveram Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), António Pinto Correio, Presidente da Assembleia Municipal, Susana Pita Soares, António Carmo, Luís Farinha, Ricardo Segurado, Francisco Madeira Lopes, Inês Barroso e Otília Torres, Vereadores da CMS. A Assembleia da Republica, fez-se representar pelos Deputados António Filipe (CDU), Idália Serrão e António Gameiro (PS), Vasco Cunha e Carina João (PSD). Marcaram ainda presença vários presidentes de câmara e de junta de freguesia do Distrito, assim como figuras ligados à Igreja e os benfeitores que contribuíram para a construção do Museu.




Inserido na Rota das Catedrais, o Museu tem como inspiração a “promoção da dignidade da pessoa humana através dos Bens Culturais da Igreja e a sua razão de ser, ao serviço da envangelização, da pastoral, da cultura e do desenvolvimento sustentável da sociedade”.



No que toca à missão deste novo espaço da Arte Sacra, o MDS visa “promover o acolhimento atento e solícito dos Visitantes que procuram a Sé de Santarém, a quem é oferecida uma experiência do belo enquanto lugar de memória e de esperança, cujo futuro é moldurado pelo sentido da gratidão, da responsabilidade e da valorização”.



Quem quiser visitar o Museu Diocesano pode fazê-lo de segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Ao sábado e feriados civis das 10 às 19 horas (18 horas de novembro a março). No domingo e dias santos das 14 às 19 horas (18 horas novembro a março). O encerramento é à terça-feira, no dia 1 de janeiro, na sexta-feira Santa e entre os dias 24 e 31 de dezembro.

PSP detém homem com haxixe





 



A PSP de Torres Novas deteve durante o fim de semana um homem de 35 anos de idade, por ter sido encontrado na posse de produto estupefaciente em quantidade suficiente para 50 doses individuais, segundo anunciou o comando distrital da Polícia. A detenção deu-se na sequência de uma operação de fiscalização rodoviária e o homem foi presente a interrogatório esta 2ª feira, no tribunal de Torres Novas.

Ensino: Parceiros de Igreja contra encerramento da EB1 local








Em Parceiros de Igreja, no concelho de Torres Novas, os alunos da Escola Básica - EB1 local, não foram às aulas esta segunda-feira, 15 de Setembro, no arranque do novo ano lectivo. Os pais das crianças inscritas não estão satisfeitos, quer com a decisão do governo de encerrar a escola por ter apenas 15 alunos, quer com a solução apresentada pela câmara municipal de os transferir para a Escola Básica de Liteiros, situada a cerca de três quilómetros.

No primeiro dia de aulas, as crianças estiveram juntamente com os pais, em frente à escola de Parceiros de Igreja e daí não arredaram pé. Os encarregados de educação não se conformam com as decisões e alternativas encontradas, até porque “esta escola acaba por ter melhores condições que as apresentadas em Liteiros”, segundo referiu um dos encarregados de educação ao jornal “O Mirante”.

Futebol: Assentis bateu Goleganense




O Assentis venceu o FC Goleganense por 2 – 1, no jogo de apresentação da formação da Golegã aos sócios, realizado no passado sábado dia 13, naquela vila ribatejana.

Filipe Carvalho e Fábio Narciso (Leve) foram os autores dos tentos do Assentis, neste confronto entre equipas da 2ª Distrital. As duas formações voltam a jogar já no próximo sábado, dia 20 de sentembro, desta vez no campo da Pinheira em Assentis, pelas 16.00 horas.

Até ao início oficial da temporada, a equipa do norte do concelho vai ainda defrontar o União da Serra, da AF Leiria, jogo que servirá para apresentar o novo plantel do Assentis aos sócios.