sexta-feira, 26 de setembro de 2014

NERSANT voltou a organizar Torneio de Golfe da NERSANT em Benavente




A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, organizou, no dia 20 de setembro, em Benavente, o seu Torneio de Golfe, que contou com a participação 14 equipas. As empresas Aníbal Carvalho & Filhos e IPMG - SROC Portalegre foram as grandes vencedoras do evento, respetivamente nas vertentes Stableford Net e Stableford Gross.


O Santo Estêvão Golfe, situado em Vila Nova de Santo Estêvão, a poucos quilómetros de Benavente, recebeu no dia 20 de setembro, o Torneio de Golfe da NERSANT, iniciativa da associação inserida nas suas atividades outdoor e de lazer.




Com a realização desta prova, a NERSANT teve como objetivo proporcionar aos colaboradores das empresas participantes, momentos agradáveis fora do ambiente normal de trabalho, o que acaba por fortalecer os laços e o espírito de equipa entre os mesmos. Para além disso, e devido ao número de equipas participantes - 14 - o torneio foi ainda uma oportunidade para as empresas da região se se relacionarem entre si, o que potencia a realização de negócio.








Os prémios foram atribuídos nas vertentes Net e Gross. Na vertente Net, em 1.º lugar ficou classificada a empresa Aníbal Carvalho & Filhos, com 51 pontos. Na vertente GROSS, o 1.º lugar foi atribuído à empresa IPMG - SROC Portalegre, que obteve 34 pontos.









Para além das empresas do pódio, todas as equipas participantes tiveram direito a prémios, o que só aconteceu devido aos patrocinadores e apoiantes da prova (Patrocinador : Arrozeiras Mundiarroz, Apoios: Caves D’Alagoa, Soc. Agrícola Casal do Conde, DAI, Cecilio, Henricarnes, Pinhal da Torre, Ourivarzea).






No final da prova as equipas tiveram ainda a oportunidade de conhecer alguns dos produtos da região e o trabalho NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém.

Várias Iniciativas assinalaram a semana europeia da mobilidade na cidade do Entroncamento









A Cidade do Entroncamento aderiu à Semana Europeia da Mobilidade através da realização de um vasto programa de iniciativas no âmbito da mobilidade sustentável.

Esta iniciativa decorreu de 16 a 22 de setembro e teve como intuito promover e privilegiar os modos suaves de transporte, como o andar a pé, a utilização da bicicleta e do transporte coletivo, em detrimento do uso individual do carro.






Dirigidas a toda a população, foram desenvolvidas as seguintes atividades: caminhada, passeio noturno de BTT, workshops de mecânica de bicicleta, exposições e test drive de veículos elétricos na praça Salgueiro Maia, peddy paper e rastreios de saúde.







Durante a referida semana, os utilizadores dos Transportes Urbanos do Entroncamento - TURE usufruíram de 50% de desconto no bilhete, e no dia 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, os utilizadores dos TURE viajaram gratuitamente.










Também no mesmo dia, várias ruas da Cidade estiveram cortadas ao trânsito automóvel, no período das 09h30 às 17h30. No final da tarde e a encerrar as Comemorações da Semana Europeia da Mobilidade, decorreu no Centro Cultural um Fórum sobre a sustentabilidade e o uso eficiente de recursos, intitulado “Muda de Vida! Um Desafio para a Sustentabilidade na Região”, organizado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, que apresentou o projeto EUropa e o concurso “Eu sou Sustentável”, visando desencadear a participação e consciência dos cidadãos para a importância do seu papel como agentes atuantes na promoção da economia sustentável.

Aviso à população



PRECIPITAÇÃO, TROVOADA E VENTO FORTE

No seguimento de informação atualizada e transmitida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos um agravamento das condições de instabilidade generalizada a todo o território, evoluindo de Sul, a partir da tarde de hoje, para Norte:

  • O dia de sábado, 27 de Setembro, prevê-se que seja o período de maior instabilidade com probabilidade de aguaceiros pontualmente fortes e com condições de trovoadas, em especial durante a tarde.


EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

  • Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente durante os períodos de preia-mar, podendo originar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis.
  •  Piso rodoviário escorregadio com eventual formação de lençóis de água;
  •  Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, devido a acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
  •  Possibilidade de inundação, por transbordo de linhas de água, nas zonas historicamente mais vulneráveis;
  •  Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem; 
  • Danos em estruturas montadas ou suspensas.



MEDIDAS PREVENTIVAS

A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para fazer face a estas situações, nomeadamente:

  •  Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
  •  Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
  •  Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
  •   Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
  • Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atenta para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;
  •  Estar atenta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.


Património de Paulo Fonseca vai ser liquidado para pagar dívidas




Os credores presentes na primeira assembleia da insolvência de Paulo Fonseca, presidente da Câmara de Ourém, quinta-feira dia 25, deliberaram pela liquidação do património do autarca. A venda dos bens apreendidos à ordem do processo foi proposto pelo administrador de insolvência, segundo avança “O Mirante” na sua edição online.

Ainda segundo a mesma notícia, a liquidação fica suspensa até ao trânsito em julgado da sentença que declarou a insolvência de Fonseca, uma vez que este recorreu para o Tribunal da Relação de Coimbra que rejeitou o recurso. Esta decisão ainda não chegou ao Tribunal do Comércio de Santarém onde está o processo.

Nesta primeira assembleia de credores no tribunal do comércio, o administrador de insolvência, Rui Dias da Silva e os dois credores presentes, o empresário José Carlos Serralheiro e a caixa Agrícola de Leiria, manifestaram-se contra o pedido do autarca para que fosse exonerado o restante passivo. Ou seja, na prática trata-se de reservar um rendimento que seja intocável de modo a assegurar a sua sobrevivência.

Os credores justificaram a posição com o facto de o autarca durante este processo nunca ter colaborado com o administrador de insolvência como era seu dever. A decisão está agora dependente da juíza do tribunal do comércio.

A juíza deu também um prazo de 15 dias para os restantes sete credores que não estiveram na assembleia se pronunciem sobre a junção dos processos de insolvência do autarca e da sua ex-mulher.

Os negócios que Paulo Fonseca tenha feito desde que sabia não ter condições económicas para fazer face às dívidas, ou seja há cerca de dois anos quando levou parte do ordenado de presidente da câmara penhorado, podem vir a ser anulados. E quem comprou bens ao autarca arrisca-se a ficar sem eles. O advogado José Figueiredo, que representa o empresário José Carlos Serralheiro, comunicou que vai fazer chegar ao processo informações sobre alegados negócios.

Já apreendidos à ordem do processo vários imóveis, entre os quais uma vivenda no Algarve, em Quarteira, avaliada em 300 mil euros, bem como contas poupança reforma. Tudo somado não chega para pagar uma pequena parte do valor das dívidas do autarca, contabilizadas em 4,6 milhões de euros.



José Figueiredo solicitou também a emissão de certidão do processo para remeter ao Ministério Público junto do Tribunal Administrativo de Leiria no sentido de este promover o processo de perda de mandato do autarca.

Todos os pormenores da notícia estão disponíveis na edição online de “O Mirante”.

CD Fátima – Treinador Ricardo Monsanto foi dispensado




O CD Fátima, do Campeonato Nacional de Seniores, está novamente sem técnico. Ricardo Monsanto, que tinha começado a trabalhar à sensivelmente 1 mês, foi dispensado esta quinta-feira pela comissão administrativa que gere o clube. A notícia foi confirmada pelo clube do concelho de Ourém, sem adiantar qualquer justificação. No entanto, foi possível apurar que na base desta decisão terão estado divergências entre o treinador e a comissão administrativa, que se acentuaram no decurso desta semana. Ricardo Monsanto orientou a equipa nas primeiras quatro jornadas do campeonato e no jogo da primeira eliminatória da Taça de Portugal.

 O treinador será substituído interinamente pelo adjunto Paulo Silva e por Richard Branco, que desempenhava as funções de diretor desportivo. Foi também confirmado que neste momento o clube terá os seus compromissos todos em dia com o plantel, que iniciou a pré-época a 20 de Agosto. O primeiro mês foi pago na sexta-feira, dia 19 de setembro, um dia antes da data acordada com os jogadores.

Mais informações no Programa atualidade desportiva, depois do 12h00 na TNFM em 100.8.

Pernes: Percurso pedestre assinala 500 anos do Foral


 




Em Pernes, no concelho de Santarém, a Junta de Freguesia está a organizar o passeio pedestre "Tempo do Foral", a ter lugar já este sábado, 27 de setembro, a partir das 17:00 horas.

A visita a locais de interesse histórico será guiada por Raúl Violante, estando a iniciativa inserida nas celebrações dos 500 anos da concessão do Foral a Pernes, pelo rei D. Manuel I.

O percurso termina com uma degustação de iguarias da terra.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Sociedade: Processo de insolvência de Paulo Fonseca com mais de quatro milhões de dívidas






A informação é avançada pelo jornal “O Mirante”; O presidente da Câmara de Ourém, o Socialista Paulo Fonseca, deve mais de quatro milhões de euros sobretudo a instituições bancárias.

No processo de insolvência pessoal do autarca, que arrisca perder o mandato por causa desta situação, apresentaram-se nove credores que no total reclamam o pagamento de dívidas num total de 4,6 milhões de euros, mais de 900 mil contos na moeda antiga.

O político, que já foi governador civil e presidente da distrital de Santarém do PS, enfrenta esta quinta-feira, 25 de Setembro, os credores numa assembleia marcada para o Tribunal do Comércio de Santarém.

Presidente do IAPMEI reúne com a NERSANT para apresentar Portugal 2020







O Presidente do IAPMEI, Miguel Cruz, esteve ontem em Torres Novas para reunir com os órgãos sociais da NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém. A apresentação do Portugal 2020, Acordo de Parceria relativamente as prioridades de financiamento com fundos estruturais europeus para o período 2014-2020, foi o objetivo da reunião, que permitiu ainda o esclarecimento de algumas dúvidas e a recolha de sugestões de melhoria dos empresários ribatejanos presentes.


Sendo os fundos europeus um instrumento essencial para incentivar o crescimento da economia, foi com grande satisfação que os Corpos Sociais da NERSANT receberam o IAPMEI para falar sobre o Portugal 2020, Acordo de Parceria assinado no final do mês de janeiro e que resume as prioridades de financiamento com fundos estruturais europeus para o período 2014-2020.

Embora alguns parâmetros do Portugal 2020 ainda estejam em discussão, Miguel Cruz, Presidente do IAPMEI, veio à NERSANT para dar a conhecer os objetivos temáticos definidos no âmbito do novo quadro comunitário de apoio. "Reforçar o investimento, o desenvolvimento tecnológico e a inovação; reforçar a competitividade das PME; e promover a sustentabilidade e qualidade do emprego são algumas das prioridades do Portugal 2020, que devem ser aproveitados pelas empresas", referiu o responsável pelo IAPMEI, que esclareceu algumas dúvidas que surgiram no decorrer da apresentação e tomou nota de algumas preocupações dos empresários presentes.

Logo que os regulamentos estejam definidos, a NERSANT, em parceria com o IAPMEI, vai levar a efeito uma forte campanha de divulgação do Portugal 2020 e dos seus benefícios para as empresas.

Futebol: Taça de Portugal tem 2ª eliminatória já este domingo





Domingo, dia 28 de setembro, realiza-se a 2ª eliminatória da Taça de Portugal, ainda com 3 equipas do distrito em prova; Riachense, Alcanenense e Ouriense.

O Riachense (CNS-Série F) joga em casa, no campo Coronel Mário Cunha, frente ao Sport Clube Praiense (CNS-Série H). A formação da Praia da Vitória pertence à A.F. de Angra do Heroísmo, Açores. O jogo está agendado para as 16.00 horas.

O Alcanenense (CNS-Série F) joga em casa, no estádio municipal J.M. Batista, com a Lusitânia de Lourosa (CNS-Série C), em jogo marcado para as 15.00 horas.

Quanto ao Ouriense (CNS-Série F), o atual campeão Distrital e que acaba de vencer a supertaça distrital, joga fora de portas tendo uma deslocação longa até casa do Juventude de Pedras Salgadas (CNS-Série A), formação da AF Vila Real. O jogo realiza-se às 15.00 horas.

Município de Torres Novas premiado pela Humana Portugal






Na segunda-feira, dia 22 de setembro, foram entregues os prémios Humana de reciclagem têxtil. O Município de Torres Novas foi novamente premiado na categoria de «Câmaras Municipais Colaboradoras», ficando em 3.º lugar, atrás de Loulé (1.º) e Sesimbra (2.º), pela quantidade de quilogramas de roupa usada recolhida por habitante.


Só em 2013, foram recolhidos no nosso concelho mais de 74 toneladas de roupa, através dos 19 «roupões» espalhados por todo o concelho.

Os prémios HUMANA de Reciclagem Têxtil visam homenagear as entidades públicas e privadas que ao longo do ano anterior mais se destacaram em diversas categorias, nomeadamente nas áreas de Responsabilidade Socio-Ambiental e Apoio Social, contando com dezenas de nomeados, propostos pela HUMANA Portugal.


A HUMANA Portugal é uma associação não governamental para o desenvolvimento sem fins lucrativos, que desde 1998 tem impulsionado e realizado programas de cooperação em Moçambique e Guiné-Bissau através de recursos obtidos a partir da gestão têxtil de roupa e calçado usados.

Futebol: Ouriense vence Super Taça Dr. Alves Vieira









Ouriense vence a Super Taça Dr. Alves Vieira, em Torres Novas, ao vencer o Fazendense por 4-2 nas grandes penalidades. No final dos 90 minutos persistiu um empate a 1-1. 


Marcou na primeira parte aos 4 minutos, Filipe Pereira para o Fazendense, empatou o Ouriense na segunda parte aos 34' minutos por Parracho.









Nas grandes penalidades, Dércio, Bruno Heleno, Miguel Neves e Dino concretizaram para Ouriense.


Bruno Carrapato e Liká marcaram, Filipe Pereira acertou no poste, João Martins permitiu a defesa de Stephane.





Boa arbitragem de Rui Mendes, que mostrou 3 cartões amarelos, para Paulito do Fazendense, Toni, Dioguinho do Ouriense e expulsou o treinador Mário Nelson no final dos 90´minutos.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Congresso do Agronegócio arranca amanhã no Ribatejo com mais de 20 empresários de África e América do Sul






Angola, Moçambique, Argélia, Marrocos, Brasil e Uruguai. Mais de 20 empresários e importadores destes países vão estar em Portugal amanhã e na sexta-feira (25 e 26 de setembro) para contactar com empresários portugueses ligados ao Agronegócio, com o objetivo de conhecer os produtos e serviços nacionais e concretizar negócios. O Congresso das Tecnologias e Serviços para o Agronegócio é organizado pelo AgroCluster Ribatejo em parceria com o InovCluster, vai ter lugar em Santarém, no CNEMA, e apresenta-se como uma oportunidade para as empresas portuguesas da Fileira Tecnológica Agroalimentar internacionalizarem os seus produtos para a África e América do Sul. O Secretário de Estado da Indústria de Angola, Kiala Ngone Gabriel, vai marcar presença e fazer uma intervenção dedicada ao tema Oportunidades da Agro-indústria em Angola.


O Congresso das Tecnologias e Serviços para o Agronegócio acontece no seguimento da criação do projeto Agronegócio (disponível no portal www.agro-negocio.pt), para apoiar a fileira Agroalimentar, com o objetivo de promover a inovação e a internacionalização das empresas ligadas ao setor (tecnologias e serviços associadas à envolvente de toda a fileira agro-industrial). O projeto, baseado numa rede de cooperação, com vista ao aumento da sua competitividade, está já sustentado num diretório de mais de mil empresas classificadas.

As manifestações de interesse dos empresários e importadores dos seis países que se deslocam a Portugal a convite da Organização para reunir com empresários portugueses, abrangem 25 diferentes sectores de atividade: alimentação animal, embalagem, engenharia, estufas, sementes, carnes e transformados, massas alimentícias, equipamentos de linhas industriais, fertilizantes, estufas, biocombustíveis, centrais fruteiras, curtumes e peles, fio agrícola, plásticos, azeites e óleos vegetais, entre outros.

O Congresso conta com duas tardes dedicadas a networking e ronda de negócios, em que as empresas portuguesas terão oportunidade de manter reuniões individuais para a apresentação das suas soluções e negociação com os vários empresários e importadores internacionais presentes no certame.



PSP: Ocorrência em Abrantes









Hoje, entre as 10h00 e as 11h00, uma cidadã, mãe de uma aluna de uma escola de Abrantes no Rossio ao Sul do Tejo entrou na sala de aulas e agrediu a professora, em frente dos alunos.


Da agressão resultaram queixas por parte da agredida, no braço e na mão, tendo-se deslocado ao Hospital para receber tratamento, onde posteriormente recebeu alta.

A Polícia foi contactada para se deslocar ao local, não tendo presenciado o ocorrido, sendo que procedeu à identificação da suspeita da agressão.

Pelo facto vai ser elaborado expediente e enviado ao Ministério Público do Tribunal de Abrantes.

Política: Bloco de Esquerda de Torres Novas reúne-se para reflexão política








"Iniciativa 14_15" é a designação do encontro de dirigentes e autarcas do BE do concelho de Torres Novas que se realiza no próximo sábado, dia 27, na Casa do Povo de Riachos, com vista à reflexão e balanço da atividade autárquica do primeiro ano do presente mandato.

A sessão, que terá início às 15h30h e será aberta a todos os militantes e simpatizantes do BE, assim como à população em geral, conta com a presença da vereadora Helena Pinto, que vai prestar contas públicas da sua participação no executivo municipal, nomeadamente das propostas e iniciativas políticas que protagonizou em nome de todos os eleitores que sufragaram o programa eleitoral do BE há cerca de uma ano.

O encontro vai contar ainda com intervenções temáticas que servirão de mote ao debate coletivo, designadamente sobre política fiscal (Guilherme Pinto), cultura (João Luz), reabilitação do centro histórico (Graça Martins), orçamento municipal (Manuel Lopes) e política social (Tânia Prezado).

Na parte final do encontro será dada uma conferência de imprensa para divulgação das conclusões e apresentação de propostas políticas do BE para o próximo ano, no âmbito da política autárquica local.

Castello Lopes: Filmes até 1 de Outubro




ESTREIA: The Equalizer - Sem Misericórdia


Horário: 12h50, 15h30, 18h30, 21h30, 00h10*
Género: Ação/ aventura/ thriller
Atores:Denzel Washington, Marton Csokas, Chloë Grace Moretz, Andrew Farazi




Robert McCall é um antigo operacional dos serviços secretos que leva uma vida tranquila a trabalhar numa loja. Até ao dia em que um simples gesto de ajuda a uma prostituta o envolve num confronto com a máfia russa.







ESTREIA: Os gatos não têm vertigens


Horário: 13h00, 15h40, 18h20, 21h40, 00h15*
Género:  Comédia, Drama
Atores: José Afonso Pimentel, Maria do Céu Guerra, João Jesus, Fernanda Serrano, Ricardo Carriço e Nicolau Breyner, António Pedro Vasconcelos, Joaquim Leitão, Pedro Lamares


Jó é um jovem delinquente que cresceu num bairro problemático de Lisboa.
Abandonado pela mãe enquanto criança e expulso de casa o pai no dia em que completa 18 anos, acaba por pernoitar no terraço do prédio onde vive Rosa, uma professora reformada de 73 anos viúva de Joaquim que, apesar de morto, continua a acompanhá-la e a guiá-la no seu dia-a-dia, deixando a filha e genro á beira de um ataque de nervos. Quando Rosa descobre que tem um novo inquilino no terraço, decide dar-lhe o afeto que nunca teve.  





 Armados em Polícias

Horário: 17h15, 19h30
Género: Ação, Aventura, Comédia
Atores: Damon Wayans Jr., Jake Johnson, Nina Dobrev, Andy Garcia, Angela Kerecz, James D'Arcy


Dois amigos vestem-se de polícias para uma festa de máscara, tornam-se a sensação do bairro e decidem prolongar a brincadeira.
Enrolados na teia da vida real, rapidamente se vêem a usar os seus crachás para lidar com mafiosos, detectives corruptos e outras situações hilariantes para as quais não estão preparados.








Géneroa


 Lucy
                                                            

Horário: 13h10, 15h15
Género: Acção,Ficção Científica
Atores: Scarlett Johansson, Analeigh Tipton, Morgan Freeman



Lucy é uma jovem norte-americana a estudar na cidade de Taipé, capital de Taiwan. Um dia, é forçada a transportar uma droga sintética chamada CPH4, que terá de carregar dentro do próprio corpo numa viagem à Europa.






   Dentro da Tempestade

   
  Horário: 21h50, 00h00*
 Género: Thriller, Acção
 Atores: Sarah Wayne Callies, Richard Armitage, Jeremy Sumpter






Tudo decorre normalmente na cidade de Silverton ( Colorado, EUA ) até ao momento em que uma súbita tempestade obriga os habitantes a pararem as suas vidas e encontrarem refúgio.



* Sessão da 00h00, 6ª feiras, sábados e vésperas de feriados



B.O.T. organiza arraial popular este fim de semana






A Banda Operária Torrejana (BOT) leva a efeito este fim de semana, dias 26 e 27 de Setembro, o seu segundo arraial.

A iniciativa da B.O.T. realiza-se no Largo do Paço, junto à sede, e inclui no sábado, dia 27, pelas 21:00 horas, um encontro de bandas filarmónicas, com a presença da Banda Republicana Nabantina (de Tomar) além, claro, da B.O.T.

O arraial é animado por música ambiente, tasquinhas e a habitual quermesse.

Noites do Mercado em Riachos chegam ao fim









No fim-de-semana, dias 26 e 27 de setembro, chegam ao fim as Noites no Mercado, em Riachos.

Esta sexta, dia 26, actuam Luís Correia e convidados (21h30), Fritz Khan (22h30) e Filipe Santos (23h30). No sábado, 27, é a vez dos Magnete (21h00), Nuno Barroso (22h00), Pedro Salvador (23h00) e Os Outros (00h30), a encerrar o programa.

O Mercadinho de Riachos, parceiro da organização das Noites no Mercado, voltará a estar presente nos dois dias, com as suas bancas de mostra e venda de peças de artesanato. A entrada é livre.

CDTN na Liga Nacional feminina de Basquetebol






Arranca a 11 de outubro a Liga Nacional Feminina de Basquetebol, onde marca presença uma vez mais o CDTN.

O cinco torrejano inicia o campeonato fora de portas, em Coimbra, frente ao Olivais, no dia 11 de outubro, pelas 16:30. Na 2ª jornada, a 18 de outubro, as canarinhas vão a Vagos defrontar as locais, em jogo agendado para as 16:30. O primeiro jogo em casa, no Palácio dos Desportos, é só à 3ª jornada, no dia 25 de outubro, pelas 18:15, frente ao CAB Madeira. No dia seguinte, também em Torres Novas, há jogo frente ao SLB, igualmente às 18:15 no Palácio dos Desportos.

Passeio de Bicicleta pelas ruas do Entroncamento









No dia 28 de setembro pelas 10h30m decorrerá mais uma edição Bike Family – Família em bicicleta.



O passeio de bicicleta pelas ruas da cidade do Entroncamento terá início pelas 10h30m, no Largo José Duarte Coelho.



Bike Family é mais uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal, destinada a todas as pessoas, de todas as idades, onde se valoriza o convívio, o desporto e o bem-estar físico. Esta atividade conta com o apoio da AMBE.



Junte a família e venha pedalar pela cidade!

Exposição: “ENTRONCAMENTO - DIÁLOGO ENTRE ONTEM E HOJE”


EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

“ENTRONCAMENTO - DIÁLOGO ENTRE ONTEM E HOJE”

ASSINALA O DIA MUNDIAL DO TURISMO












Vai estar patente de 27 de setembro a 6 de outubro, no átrio do edifício dos Paços do Concelho, uma Exposição de Fotografia intitulada “Entroncamento – Diálogo entre Ontem e Hoje”.



Promovida pela Câmara Municipal do Entroncamento, esta exposição surge no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Turismo que se celebra no próximo sábado, dia 27 de setembro.



Através da fotografia, esta exposição procura mostrar a evolução/desenvolvimento do Concelho do Entroncamento, destacando algumas diferenças durante o seu progresso.



A exposição será inaugurada no dia 27 de setembro, às 16h00 e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 18h00.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

PSP: Ocorrências nas últimas 24 horas em Santarém e no Entroncamento














Polícias do Comando Distrital da PSP de Santarém, desenvolveram nas últimas 24 horas, operações de prevenção da criminalidade e da sinistralidade rodoviária, bem como de investigação criminal, tendo-se verificado os seguintes resultados:


Na cidade de Santarém

No domingo, 21SET23014, foi detido 1 (UM) homem, de 33 anos de idade, na sequência do cumprimento de mandado de detenção emitido pelo tribunal judicial de Santarém, com a finalidade de ser presente a interrogatório judicial.

Durante o dia de ontem, o referido indivíduo foi interrogado e aplicada a medida de prisão preventiva, tendo sido entregue em estabelecimento prisional, onde aguarda o desenvolvimento dos ulteriores trâmites do processo.

O indivíduo é acusado da suspeita de ter cometido vários crimes, designadamente violência doméstica, crimes contra a propriedade, contra a liberdade pessoal, contra a integridade física e crimes de perigo comum, (posse de arma proibida), etc. Tem antecedentes criminais e cumprimento de pena de prisão efetiva.




Na cidade do Entroncamento

Foi detida 1 (UMA) mulher, de 59 anos de idade, em virtude de ter sido fiscalizada durante o exercício da condução e se ter verificado não ser titular de habilitação legal para o efeito.

ATUAÇÃO DA TUNA DA UNIVERSIDADE SÉNIOR








Integrado na programação “Entro.CULTURAS”, vai decorrer no próximo sábado, dia 27 de setembro, às 21h30m, no Jardim Afonso Serrão Lopes (zona verde), um espetáculo musical apresentado pela Tuna da Universidade Sénior do Entroncamento.



A Tuna é uma das muitas áreas/disciplinas ministradas pela Universidade Sénior do Entroncamento, projeto da responsabilidade da ENCOPROF (Associação de Professores). O grupo é constituído por cerca de 30 tunantes, com idades compreendidas entre os 55 e 93 anos.

Com inúmeras atuações gratuitas em diversas localidades do país, este “grupo artístico” aspira ser conhecido internacionalmente, bem como gravar um CD.

Dirigido ao público em geral, o evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento.


Informamos que caso, as condições meteorológicas não sejam favoráveis, o espetáculo realizar-se-á no Centro Cultural.

PCP organiza debate sobre a escola pública em Santarém












"Defender a escola pública, garantir o acesso à educação" é o nome do debate que a Dorsa de Santarém do PCP leva a efeito já esta quinta-feira, 25 de setembro, na capital do distrito.

Esta iniciativa, aberta à população, vai contar com a presença de Jorge Pires, da comissão política do Comité Central do PCP, decorrendo a partir das 21:00 horas, na sala de leitura Bernardo Santareno.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Nuno Crato em Tomar











O ministro da Educação, Nuno Crato, preside esta terça-feira, dia 23, no Instituto Politécnico de Tomar à cerimónia de entrega do Prémio Científico IBM 2013 ao investigador Alexandre Madeira, com o projeto "Hibridização de Lógicas: uma abordagem genérica à reconfigurabilidade de software".

O galardão, no valor de 15 mil euros, será entregue pelo Presidente da IBM Portugal, António Raposo Lima. O prémio, distingue anualmente o contributo de trabalhos de investigação para o desenvolvimento das Ciências da Computação e Tecnologias de Informação.

O galardoado, Alexandre Madeira, tem 34 anos e pertence ao ‘HAS-Lab’, centro de investigação da Universidade do Minho.

Autarcas da CIM Tejo entregam amanhã uma petição na Assembleia da República








Amanhã, dia 23 de setembro, será entregue pelas 16h30 na Assembleia da República uma petição a Favor da Não Desqualificação/Extinção dos Tribunais do Médio Tejo.

Acompanharão a Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMT, Maria do Céu Albuquerque, alguns dos autarcas que viram os seus territórios mais penalizados com esta injusta reforma. Neste contexto, convidam-se os senhores jornalistas que queiram acompanhar a entrega formal da petição a estarem pelas 16h30 em frente à Assembleia da República.


Numa altura em que as populações verificam uma justiça paralisada, o fecho de tribunais com condições em simultâneo com obras apressadas em alguns dos restantes, bem como um distanciamento da justiça sem precedentes, a CIM Tejo considera de toda a atualidade a apresentação desta petição, que pelos milhares de subscritores que reúne, obrigará à sua apreciação em plenário na Assembleia da República, assim como, a sua apreciação na Comissão de Justiça e a elaboração de um relatório final no prazo de 60 dias.

Futebol: Super-Taça esta quarta em Torres Novas








Esta quarta-feira, dia 24 de setembro, há Supertaça da AFS em Torres Novas, no estádio municipal Dr. Alves Vieira. Ouriense e Fazendense vão discutir o primeiro troféu oficial da associação na nova temporada desportiva, num confronto que coloca frente a frente o campeão distrital (Ouriense) e o detentor da Taça do Ribatejo (Fazendense).

Rui Mendes é o nome escolhido pelo Conselho de Arbitragem da AF Santarém para dirigir a partida, sendo auxiliado por Pedro Lopes e Adriano Sousa. O jogo está agendado para as 20h30, em Torres Novas.

Jorge Palma no palco do cineteatro Paraíso em Tomar








O músico e compositor Jorge Palma, nome que dispensa apresentações, atua na próxima sexta, dia 26, pelas 21:30, em Tomar, no cineteatro Paraíso.

Num espetáculo intimista em formato acústico, idêntico ao que realizou em Torres Novas no teatro Virgínia, o músico faz-se acompanhar pelo filho Vicente Palma e por Gabriel Gomes, ex-Madredeus e Sétima Legião, numa viagem que revisita cerca de 40 anos de carreira.

Golegã: Carlos Asseiceiro no lugar de Rui Cunha









Na Golegã, Carlos Asseiceiro tomou posse na passada sexta, dia 19 de setembro, como novo vereador a tempo inteiro, assumindo igualmente o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal. Esta mudança no executivo da Golegã tem lugar depois da oficialização do pedido de renuncia apresentado por Rui Manuel Cunha, em virtude de estar acusado pelo Ministério Público de vários crimes cometidos no exercício das suas funções profissionais de funcionário judicial.

Engenheiro de formação, Carlos Manuel Matos Asseiceiro vai assumir os pelouros "do ambiente e energia, água, saneamento e resíduos, espaços verdes e jardins, limpeza e higiene urbana, redes viárias, sinalização e trânsito, transportes, ordenamento, planeamento e gestão urbanística e reabilitação urbana e obras", informa a nota de imprensa da Câmara Municipal da Golegã.

Com esta reformulação, o presidente da autarquia, Rui Medinas, vai assumir a gestão dos recursos humanos, economia e finanças, proteção civil e segurança, freguesias, ação social, turismo, cultura, relações internacionais, promoção e desenvolvimento do concelho, educação, juventude, desporto e associativismo.

Escola de Triatlo do CNTN é Vice-campeã Nacional de Triatlo Jovem








Pela 3ª vez nas últimas 4 épocas a escola de Triatlo do CNTN é Vice-campeã Nacional de Triatlo Jovem por equipas, depois de se ter sagrado Campeã Nacional na época passada.


O Triatlo de Vendas Novas realizado no passado sábado, dia 20/Setembro, encerrou o Campeonato Nacional Triatlo Jovem, com o Alhandra Sport Club a sagrar-se Campeão Nacional entre 38 equipas participantes.


Mas, foram os torrejanos que dominaram os pódios dos 2 agrupamentos desta etapa.






Os atletas Benjamins e Infantis constituíram equipas de estafetas no 1º agrupamento, efectuando cada atleta uma prova de triatlo. A equipa constituída por CARLOS MATOS, JOÃO GRAÇA E DUARTE SANTOS, venceu este 1º agrupamento.









No 2º agrupamento, com equipas constituídas por atletas Iniciados e Juvenis, o 1º lugar em masculinos também foi alcançado por uma equipa torrejana constituída por RICARDO BATISTA, JULIAN ESPINOZA e JOSÉ PEDRO VIEIRA.






Enquanto em femininos, JOANA MIRANDA, CAROLINA SERRA e MARIANA CORREIA conseguiram um excelente 2ºlugar.


Nesta última prova do campeonato, a Escola de Triatlo do Clube Natação de Torres Novas participou com 12 equipas de estafetas.


Campeonato Nacional Triatlo (Sénior) – 1º Triatlo do Sabugal


E este domingo, dia 21/Setembro, realizou-se no Sabugal, mais uma etapa a contar para o Campeonato Nacional Triatlo de Clubes, numa prova disputada em sistema contra-relógio por equipas com a presença dos triatletas PAULO ANTUNES, MARCO SOUSA e PEDRO SERRA. A nossa equipa torrejana esteve ao seu melhor nível, e classificou-se num brilhante 7º lugar entre as 20 equipas participantes, e numa prova que foi ganha pela equipa do C.D. “os Águias” de Alpiarça, logo seguida pelo Benfica onde se encontrava o actual 5º melhor triatleta mundial, João Pereira.

Hipismo: Torrejanos em magnífico plano em Lisboa








Este fim de semana, de 19 a 21 de Setembro, realizou-se no Hipódromo do Campo Grande em Lisboa, a Taça da Sociedade Hípica Portuguesa.

O Negréus Horse Center, de Torres Novas, fez-se representar por 3 atletas no escalão de iniciados. O campeonato teve três provas qualificativas, em cada um dos dias, com saltos progressivamente mais altos, sendo o vencedor aquele que tivesse menos faltas no somatório dos três dias. A vencedora foi a torrejana Daniela Rodrigues e em terceiro lugar ficou Carolina Cassis dos Santos.

João Patrício, o cavaleiro mais novo da comitiva torrejana, com apenas 9 anos, foi eliminado por queda do cavalo, apesar do seu excelente desempenho. Felizmente, a sua queda, mesmo aparatosa, não teve consequências graves e o cavaleiro já está em condições para continuar a montar.

Negócios: Secretário de Estado da Indústria de Angola marca presença em Congresso do Agronegócio no Ribatejo




O Secretário de Estado da Indústria de Angola vai marcar presença no Congresso das Tecnologias e Serviços para o Agronegócio, uma organização do AgroCluster do Ribatejo em parceria com o InovCluster. O evento vai ter lugar em Santarém, no CNEMA, nos dias 25 e 26 de Setembro, quinta e sexta-feira.

Kiala Ngone Gabriel, responsável governamental angolano, vai ter uma intervenção dedicada ao tema Oportunidades da Agro-indústria em Angola. A iniciativa vai reunir em Portugal mais de 20 empresários e importadores de Angola, Moçambique, Argélia, Marrocos, Brasil e Uruguai para contactar com empresários portugueses ligados ao Agronegócio, com o objetivo de conhecer os produtos e serviços nacionais e concretizar negócios. O evento apresenta-se como uma oportunidade para as empresas portuguesas da Fileira Tecnológica Agroalimentar internacionalizarem os seus produtos para a África e América do Sul.

O Congresso conta com duas tardes dedicadas a networking e ronda de negócios, em que as empresas portuguesas terão oportunidade de manter reuniões individuais para a apresentação das suas soluções e negociação com os vários empresários e importadores internacionais presentes no certame.

PSP: Ocorrências durante o Fim-de-semana















Ocorrências

Durante as últimas vinte e quatro horas, realizaram-se no Comando Distrital de Polícia de Santarém, diversas operações de prevenção da criminalidade em geral e da sinistralidade rodoviária, em particular, tendo-se verificado os seguintes resultados:

Foram fiscalizadas 122 viaturas de diferentes categorias.

Efetuados 65 testes de verificação de alcoolémia no sangue.

Foram efetuadas 03 (TRÊS) detenções.

Foram detetadas algumas contraordenações, designadamente 2 (DUAS) por condução por excesso de álcool, 1 (UMA) por utilização do telemóvel durante a condução, 2 (DUAS) por falta de inspeção, 1 (UMA) por falta de seguro, entre outras.


Na cidade de Ourém

Foram detidos 2 (DOIS) homens, com 36 e 40 anos de idade, em virtude de terem sido fiscalizados e terem acusado taxas de álcool no sangue de 1,44 e 1,88 gramas por litro, respetivamente.


Na cidade de Santarém

Foi detido 1 (UM) homem, em virtude de ter sido interveniente em acidente de viação e ao ser fiscalizado ter acusado uma taxa de álcool no sangue de 1,86 gramas por litro.

__________

Todos os detidos vão ser presentes segunda-feira, nas respetivas comarcas judiciais para julgamento em processo sumário.