sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Águas do Ribatejo vai construir ETAR e sistema de drenagem de 2,5 ME na Lamarosa




Conselho de Administração deu luz verde ao Concurso Público Internacional



A empreitada de construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Lamarosa e sistemas de drenagem de águas residuais domésticas da Lamarosa e Árgea, no concelho de Torres Novas, vai avançar no primeiro semestre de 2015.





O Conselho de Administração da Águas do Ribatejo deu luz verde para o avanço do Concurso Público Internacional com um valor base de 2,5 ME e um prazo de um ano para a realização da obra que .










Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Torres Novas e vogal do conselho de administração, congratulou-se com a decisão tomada por unanimidade. “É a concretização de um desejo antigo das populações que pretendem ser servidas por um sistema de tratamento eficaz e amigo do ambiente”, referiu o autarca torrejano.





As intervenções irão decorrer nos lugares de Lamarosa e Árgea, que integram a União das Freguesias de Olaia e Paço, onde estão previstas outras empreitadas.


No sistema da Lamarosa está prevista a construção de aproximadamente 443 m de coletores e emissários e quatro estações elevatórias e respetivas condutas com um extensão superior a 3 km.

No sistema da Árgea, a empreitada inclui a construção de aproximadamente um quilómetro de coletores e emissários e duas estações elevatórias e respetivas condutas com um extensão aproximada de 1136 m.

A ETAR de Lamarosa, foi dimensionada para dar resposta a uma população de 1500 habitantes, no horizonte de 30 anos.

A solução proposta inclui um sistema de tratamento biológico, do tipo lamas ativadas, na vertente de arejamento prolongado. A descarga de efluente tratado será realizada na Ribeira dos Mouchões, a cerca de 500 m do local de implantação da ETAR.


O Presidente da Câmara, Pedro Ferreira recorda que existe o compromisso de dotar todo o concelho de Torres Novas com um sistema de tratamento de esgotos “moderno e eficaz”. Esta ETAR será amiga do ambiente e será equipada de modo a melhorar a pegada energética, com recurso a soluções de menor consumo de energia. A redução dos custos de manutenção é outra das preocupações vertida no projeto.


“Está a ser feito um investimento significativo no concelho de modo a melhorar o tratamento dos esgotos com custos controlados. Estamos a concluir as obras de Torres Novas e Riachos e iremos continuar a concretizar o plano de investimentos previstos de 30 ME no saneamento e abastecimento de água”, explicou. Até ao momento estão executados 13 ME de investimento em Torres Novas.


Francisco Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da AR, realça que o concelho de Torres Novas é uma mais valia no projeto, que inclui sete concelhos, porque lhe confere dimensão e escala. “Torres Novas é o concelho de maior dimensão populacional e logo com mais clientes, cerca de 20 mil. É importante para a receita, mas também temos de ter em conta essa importância na hora de decidir os investimentos a realizar”, realça o líder da Águas do Ribatejo. 

Carlos Coutinho, presidente do Município de Benavente e vogal do Conselho de Administração, recorda que a Águas do Ribatejorealizou em cinco anos mais de 110 ME de investimento em obras de infraestruturas e equipamentos para o abastecimento de água e tratamento de águas residuais nos sete concelhos onde intervém: Almeirim, Alpiarça, Chamusca, Coruche, Chamusca, Salvaterra de Magos e Torres Novas.


“Esta foi a melhor solução. Não temos dúvida que o caminho é este e o tempo veio dar razão aos que acreditaram numa gestão feita diretamente pelos municípios que integram esta empresa municipal e sem os privados”. O autarca destaca a responsabilidade social da empresa, com o tarifário mais económico em toda a região, e a proximidade mantida com os clientes e utilizadores dos serviços.

ACIS fez entrega simbólica dos donativos recolhidos








A ACIS - Associação Empresarial de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã realizou ontem, dia 7 de janeiro, a entrega simbólica dos donativos recolhidos na iniciativa «Natal Solidário», que desenvolveu em parceria com o Município de Torres Novas. A entrega teve lugar na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes e contou com a presença da vereadora Elvira Sequeira, do presidente da ACIS e de representantes de diversas entidades envolvidas nesta projeto conjunto.




A iniciativa «Natal Solidário» visou a recolha de donativos como roupas, brinquedos, calçado, produtos alimentares ou artigos para bebé, em estreita parceria com o comércio e empresas locais, que serão agora entregues à CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens), ao Rosto (projeto de luta contra a pobreza) e à Conferência de S. Vicente de Paulo, que os distribuirão pelos mais carenciados.








Para além desta entrega de donativos procedeu-se também à entrega de distinções e diplomas de participação, às escolas e instituições que elaboraram as árvores de Natal que estiveram expostas em vários locais da cidade durante o o mês de dezembro.



Foram distinguidas como criadores da «Árvore Mais Natalícia» o Jardim de Infância de São Pedro, o Lar Doutor Carlos Azevedo Mendes e Infantário Margarida Pinto Basto e o Centro Escolar da Meia Via.





Na categoria de «Árvore Mais Colorida» destacaram-se as turmas do 2.º e 5.º ano do Colégio Andrade Corvo, 2º e 5º ano. A distinção de «Árvore Mais Original» foi entregue ao Centro Escolar dos Riachos, CRIT e Academia Júnior.


Como «Árvore Mais Resistente» destacaram-se o CRIT e a valência de formação profissional, também do CRIT.


As escolas e instituições que participaram nesta iniciativa e que tiveram as suas árvores expostas pela cidade foram: Lar Doutor Carlos Azevedo Mendes e Infantário Margarida Pinto Basto, CRIT, Centro Escolar da Meia Via, Escola Básica 1 de Santa Maria, Colégio Andrade Corvo, Jardim de Infância de Santa Maria, Escola Básica e Jardim de Infância de Liteiros, Academia Júnior, Jardim de Infância de Resgais e Parceiros de Igreja, Jardim de Infância de São Pedro, Escola Básica 2/3 Doutor António Chora Barroso, Centro Escolar de Riachos e Escola Profissional de Torres Novas.

Torres Novas: Requalificação da Travessa de Santo Amaro






A travessa de Santo Amaro, que liga o largo General Humberto Delgado à rua Miguel Arnide, está a ser alvo de trabalhos de requalificação. A obra está a ser efetuada pelo Município de Torres Novas, por administração direta, e inclui a drenagem de águas pluviais, calcetamento e pavimentação.






Os trabalhos deverão ficar concluídos durante o mês de fevereiro, caso se continuem a verificar condições climatéricas favoráveis.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Torres Novas recebe este fim de semana a Final 4 Distrital de Basquetebol Feminino em Sub-19







A competição vai decorrer sexta, sábado e domingo, dias 09, 10 e 11 janeiro, no Palácio dos Desportos, com as participações do CDTN, UDR Zona Alta, Rio Maior Basket e Vitória Mindense.







1ª jornada, sexta 09: Às19:30, Rio Maior vs. Zona Alta e pelas 21:30, CDTN vs. Vitória Mindense.

2ª jornada, sábado 10: Jogos às 14:15 e 16:15. E 3ª jornada, domingo 11 com jogos às 16:00 e 18:00 horas.



Entretanto, a Liga Nacional Sénior Feminina de Basquetebol regressa também este sábado, dia 10, com o CDTN a jogar no Palácio dos Desportos, frente ao Olivais. A partida está marcada para as 20:30 horas.

O CDTN é 12º e último, com 11 pontos em 10 jogos. O Olivais é 8º com 15 pontos em 11 jogos.

NERSANT prepara Encontro de Negócios da Região Centro de Moçambique




Com o objetivo de clarificar as empresas da região relativamente ao Encontro de Negócios da Região Centro de Moçambique, que a NERSANT vai levar a efeito em abril, realiza-se em Torres Novas, no dia 15 de janeiro, pelas 17h00 uma sessão de esclarecimento relativamente a este encontro.




Esta reunião, de presença gratuita, pretende não só esclarecer as empresas quanto às condições de participação no encontro de negócios, tendo também uma função preparatória da missão, uma vez que estarão presentes na reunião, empresas que já confirmaram presença no encontro.

O Encontro de Negócios da Região Centro de Moçambique será realizado em abril, em Quelimane e na Beira, em parceria com a ACB e a ACIZA, Associação Comercial da Beira e Associação Comercial da Província de Zambézia, respetivamente. O encontro terá um caráter multissetorial, onde as empresas participantes poderão expor os seus produtos ou serviços, bem como serão promovidos diversos contactos institucionais previamente agendados pela NERSANT de acordo com os objetivos estipulados por cada uma das empresas participantes.

O sucesso da primeira edição do Encontro de Negócios da Beira resultou num convite formal realizado pelo Presidente da ACIZA, Inusso Ismail, para alargar o encontro à região da Zambézia, motivo que levou a NERSANT este ano, a repensar o evento tendo em conta esta região central de Moçambique. Surge assim o Encontro de Negócios da Região Centro de Moçambique, que se vai realizar não só na Beira, mas também na cidade de Quelimane, onde muitas oportunidades de negócio também se encontram.

Esta iniciativa pode, assim, ser determinante para iniciar ou ajudar a concretizar os projetos de internacionalização das empresas da região para este mercado. De referir que o crescente desenvolvimento do mercado moçambicano, bem como o aumento sistemático do investimento português, comprovam as oportunidades crescentes que nele existem para as empresas portuguesas.

Para mais informações sobre as condições de participação neste Encontro de Negócios, as empresas interessadas devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos 249 839 500 ou datic@nersant.pt. As inscrições para a reunião de esclarecimentos devem ser efetuadas para os mesmos contactos.

Mais de 50 empresários integram Bolsa de Mentores da NERSANT para apoiar novos empreendedores da região‏







Só os empresários detêm o verdadeiro conhecimento de como se gere um negócio. É com base nesta convicção que a NERSANT decidiu criar, no âmbito do seu programa de apoio ao empreendedorismo, o Sítio do Empreendedor, uma Bolsa de Mentores, onde mais de 50 empresários estão já inscritos para ajudar os novos empreendedores a conduzir os seus projetos.





De forma a dar maior possibilidade de sucesso às iniciativas de novos empreendedores e proporcionar aos empresários já no terreno, o conhecimento de novos projetos, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, criou e está a dinamizar uma Bolsa de Mentores, constituída já por mais de 50 empresários da região com know-how na área da gestão e desenvolvimento de negócios que podem, com a sua experiência, aconselhar e vir a contribuir para o desenvolvimento das ideias e novos projetos no Ribatejo.


A bolsa permite à NERSANT estabelecer relações de mentoria entre empresários e empreendedores, facilitando, desta forma, a organização de sessões de networking, onde serão apresentados novos projetos, que deverão merecer a análise dos mentores, através da apresentação de contributos e sugestões que potenciem o conhecimento dos empreendedores e dos seus próprios negócios. Estas sessões são ainda um espaço privilegiado para o encontro de possíveis parceiros, sócios ou investidores nos novos negócios apresentados.


Para os novos empreendedores, a partilha de conhecimentos e experiência por parte dos empresários, bem como as indicações, avisos e sugestões que estas sessões lhes podem proporcionar, pode revelar-se um contributo fundamental para a maturação dos seus modelos de negócio e para o desenvolvimento das suas atividades.


A Bolsa de Mentores da NERSANT é um dos apoios disponibilizados no âmbito do Sítio do Empreendedor, programa de apoio à criação e desenvolvimento de novas empresas que acompanha os empreendedores desde a fase de maturação da ideia até ao primeiro ano pós-início de atividade, passando pela definição do modelo de negócio, elaboração do plano de negócio, procura de sistemas de incentivos e financiamento, e ainda consultoria jurídica e fiscal para constituição e início de atividade.


Todos os interessados poderão inscrever-se neste programa, cuja participação é gratuita, acedendo a ao portal deste projeto da NERSANT, em http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/.

Castello Lopes: Filmes até 14 de Janeiro



ESTREIA: Caminhos da Floresta

Horário: 13:00, 15:30, 21:20, 23:50*
Género: Musical
Atores:Anna Kendrick, Meryl Streep, Chris Pine, Johnny Depp, Emily Blunt, James Corden.

   Caminhos da Floresta é uma abordagem moderna dos míticos contos dos irmãos Grimm, um filme que combinando os enredos de algumas destas histórias e explora as consequências dos desejos e feitos das personagens. 
Este musical bem-humorado e emocionante acompanha os contos clássicos de Cinderela (Anna Kendrick), o Capuchinho Vermelho (Lilla Crawford) e o Lobo Mau (Johnny Depp), João e o Pé de Feijão (Daniel Huttlestone) e Rapunzel (MacKenzie Mauzy), unidos numa história original que envolve um padeiro e a sua mulher (James Corden e Emily Blunt), o seu desejo de iniciar uma família e a sua interação com a bruxa (Meryl Streep) que os amaldiçoou.







Estreia: Invencível

Horário:12:50, 15:40, 18:30, 21:30, 00:10*
Género: Drama
Atores: Jack O'ConnellDomhnall GleesonJai Courtney


   Drama épico inspirado na incrível vida do atleta olímpico e herói de guerra Louis "Louie" Zamperini que, juntamente com outros dois tripulantes, sobreviveu numa jangada durante 47 dias - depois de um acidente aéreo quase fatal durante a 2ª Guerra Mundial – para ser capturado pela marinha japonesa e enviado para um campo de prisioneiros de guerra. Adaptado a partir do famoso livro de Laura Hillenbrand, Invencível revela a inacreditável e inspiradora história de vida de Zamperini, sobre o poder de resistência do espírito humano.








Chefes Intragáveis 2

Horário:19:00
Género: Comédia
Atores: Chris Pine, Christoph Waltz, Jason Bateman Jason Sudeikis, Jennifer Aniston, Kevin Spacey



   Fartos de responder aos seus superiores, Nick, Dale e Kurt decidem tornar-se chefes deles próprios, abrindo o seu próprio negócio. Mas um investidor sem escrúpulos puxa-lhes o tapete. Derrotados, desesperados, e sem qualquer hipótese de recorrer legalmente, os três candidatos a empresários criam um plano disparatado para sequestrar o filho mais velho do investidor e tentar obter um resgate para recuperar o controlo da empresa. 









 Hobbit: A Batalha dos 5 exércitos

Horário: 18:20, 21:10, 00:00- (3D)* 
Género: Ação, Aventura
Atores: Benedict Cumberbatch, Cate Blanchett, Hugo Weaving, Ian McKellen, Luke Evans, Martin Freeman, Orlando Bloom, Christopher Lee, Sylvester McCoy, Andy Serkis

   Ao sucumbir ao mal do dragão, o Rei Debaixo da Montanha, Thorin Escudo-de-Carvalho, sacrifica amizade e honra na sua busca pela lendária Arkenstone. Incapaz de ajudar Thorin a ver a razão, Bilbo tem de fazer uma escolha desesperada e perigosa, ignorando que perigos ainda maiores ainda estão para vir. Um inimigo antigo regressou à Terra Média. Sauron, o Senhor das Trevas, enviou legiões de Orcs num ataque furtivo à Montanha Solitária. Enquanto as trevas convergem para enfrentar o conflito em escalada, as raças de anões, elfos e homens têm de decidir se vão unir-se ou ser destruídas. Bilbo vai ter de lutar pela sua vida e pelas vidas dos seus amigos, enquanto cinco grandes exércitos se dirigem para a guerra.






Big Hero 6 - Os novos heróis

Horário: 12:35, 14:40, 16:50 
Género: Animação, Comédia
Atores: Ryan Potter, Scott Adsit, Jamie Chung 

   Comédia de aventura repleta de ação sobre o prodígio da robótica Hiro Hamada, que aprende a tirar partido do seu génio - graças ao seu brilhante irmão Tadashi e aos seus amigos: a viciada em adrenalina Go Go Tamago, o obcecado pela organização Wasabi No-Ginger, a génio da química Honey Lemon e o fanboy Fred. Quando uma inesperada mudança de acontecimentos os catapulta para o centro de uma trama perigosa que se desenrola nas ruas de San Fransokyo, Hiro torna-se, para o seu companheiro mais próximo, um robot chamado Baymax e transforma o grupo em heróis de alta tecnologia, determinados a resolver o mistério.






*Sessões Válidas Sextas e Sábados 

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

OURÉM APOSTA NAS JORNADAS DA MECÂNICA









De 22 a 24 de janeiro, no Centro de Negócios de Ourém, entre as 14 e as 22 horas, irão realizar-se as Jornadas da Mecânica. Esta segunda edição alarga o seu âmbito de atividade ao setor automóvel, motos e equipamentos agrícolas e industriais, que complementarão as áreas da metalurgia, metalomecânica, serralharia, moldes e plásticos.










Ponto de encontro para os profissionais destes diversos setores de atividade, as Jornadas da Mecânica, ocupam na plenitude o espaço disponível no Centro de Negócios de Ourém, estando prevista a presença de 30 expositores nacionais que apresentarão as últimas novidades em termos de soluções tecnológicas, desenvolverão demonstrações e explicarão todas as dúvidas. A presença dos automóveis e das motos, potenciará a atração do grande público e a organização tem como objetivo atingir, ao longo dos três dias do certame, cerca de três mil visitantes. A entrada é gratuita. 

Para além da exposição, está prevista a realização de 4 sessões sobre temas técnicos específicos, que se realizarão nas tardes dos dias 22 e 23, no auditório do Centro de Negócios.

Abrantes - Concerto com a Orquestra Académica do Médio Tejo‏






O primeiro concerto do ano no Cine teatro São Pedro, em Abrantes, será protagonizado pela Orquestra Académica do Médio Tejo, no dia 9 de Janeiro (6ª feira), pelas 21h30, com entrada livre.






Com direção artística do maestro João Paulo Fernandes, esta jovem orquestra é composta por 60 músicos, alunos dos conservatórios de Choral Phydellius, OurémArt e conservatório de música Jaime Chavinha. Iniciou atividade em outubro de 2013, pela mão dos professores de música destas três escolas vocacionais de música sediadas em Minde, Torres Novas e Ourém com o objetivo de alargar o âmbito a outras escolas da região.

O músico abrantino Ricardo Alves integra este projeto.

No concerto de Abrantes serão interpretados temas como Prelude “Te Deum” de Marc Antoine Charpentier com arranjos de João Fernandes, “Serpina” de Carla Frias, Suíte de 3 Morceaux pour Flûte de Benjamin Godard, El Niño del Tambor, entre outros.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Música: Concerto de Reis na Meia Via








Domingo, dia 11 de janeiro, a Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense, da Meia Via, leva a efeito o seu tradicional Concerto de Reis.

O concerto terá lugar pelas 15:00 horas, na sede da coletividade e estará a cargo do Grupo Coral da Euterpe, acompanhado pela cantora Ana Dória.

RECOLHA DE SANGUE NA ESCOLA PROFISSIONAL DE TORRES NOVAS






A Escola Profissional de Torres Novas vai realizar uma recolha de sangue no próximo dia 14 de Janeiro (Quarta-feira) entre as 9,00 e as 13,00 horas, na sede da Associação Torrejana de Ensino Profissional , instalações da escola.







A recolha é aberta a alunos, professores, funcionários e a todos os voluntários que se queiram associar a esta ação de solidariedade promovida pela Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas.

Os voluntários também podem inscrever-se no Banco de Dadores de Medula Óssea.


Podem participar todos os cidadãos saudáveis com idade entre os 18 e os 65 anos. Todos os inscritos realizam uma consulta de diagnóstico com médico do Centro do Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.


Esta é a primeira recolha da Associação no ano de 2015. O objetivo, neste novo ciclo, é aumentar o número de recolhas e de dádivas no Município de Torres Novas e zonas limítrofes, contando com o apoio de todos os dadores e voluntários que apoiam as iniciativas da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas.


“Dá Sangue Porque Há Sempre uma Vida à Tua Espera – Dar Sangue é Ajudar, é dar Esperança, é Salvar a Vida de Alguém – Haverá Gesto Mais Nobre do Que Salvar Uma Vida?”

Extensão do Festival Caminhos do Cinema Português em Torres Novas






Nos dias 16 e 17 de janeiro Torres Novas acolhe uma extensão do festival Caminhos do Cinema Português, com quatro sessões programadas e exibição dos principais filmes premiados da XX edição do evento, que decorreu em Coimbra, em novembro de 2014. A entrada é livre e as sessões decorrem no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes e na Casa do Vale, em Pedrógão.



A primeira sessão realiza-se no dia 16 às 14h30, na BMGPL, e tem como público-alvo os alunos do ensino secundário do concelho, numa oportunidade única de contacto com a mais recente produção cinematográfica portuguesa.








A partir das 21h30, também na biblioteca, é exibido o grande vencedor da edição de 2014 dos Caminhos do Cinema Português, o documentário “Pára-me de repente o pensamento”, de Jorge Pelicano, que recebeu os prémios “Melhor Realizador”, “Prémio do Público” e “Grande Prémio do Festival” (www.paramederepenteopensamento.com). Depois dos premiados “Ainda há pastores” (2006) e “Pare, Escute e Olhe” (2009), Jorge Pelicano regressa ao cinema que documenta, desta feita com o quotidiano dos utentes do hospital psiquiátrico Conde Ferreira.



No sábado dia 17, às 11h00, a sessão conta com vários filmes de animação da seleção “Caminhos Juniores”, aberta a todos as crianças que passem pela biblioteca, e às 15h00 é a vez dos Caminhos do Cinema Português chegarem a Pedrógão, à Casa do Vale, sede da Sociedade Filarmónica União Pedroguense, onde serão exibidos várias curtas-metragens premiadas da edição 2014.



A extensão do Festival Caminhos do Cinema Português é uma organização do Município de Torres Novas com o apoio do Cineclube.

Debate sobre o "caso BES" no Entroncamento







O Bloco de Esquerda vai realizar uma sessão pública de esclarecimento sobre o "caso BES" na próxima sexta-feira, dia 9 de Janeiro, às 21h15, na sede da Junta de Freguesia de S. João Baptista, no Entroncamento.








Esta iniciativa, que pretende debater a formação e a queda abrupta do chamado Império Espírito Santo e dos respetivos protagonistas, terá a participação da deputada Mariana Mortágua, que é membro da Comissão Parlamentar de Inquérito à Gestão do BES e do GES.

Exposição de Fotografia no Entroncamento e Exposição Pintura e escultura em Alcanena








A Galeria Municipal do Entroncamento recebe de 10 a 22 de janeiro a exposição de Fotografia de João Coelho, denominada “Vidas Passadas”.



João Luís Coelho, nasceu em Torres Novas mas foi criado no Entroncamento onde é funcionário do município há quase 18 anos.









Desenhador de profissão, tem a fotografia como paixão.

Desta paixão pouco tem mostrado/exposto, apenas tendo feito uma exposição e participado em alguns concursos.

Esta exposição visa mostrar algum material circulante que outrora serviu o país de norte a sul e que se encontra no espólio do Museu Nacional Ferroviário, que o disponibilizou para este trabalho.

A Inauguração da exposição “Vidas Passadas” realiza-se no dia 10 de janeiro, pelas 17 horas.

A Galeria Municipal está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 13h00 às 19h00 e aos fins de semana, das 15h00 às 19h00 para uma visita.







E também no dia 10 de Janeiro (sábado), às 16:00 horas , na Galeria Municipal Maria Lúcia Moita ( casa da Cultura), em Alcanena, e integrada nas comemorações do Centenário do concelho haverá a inauguração da Exposição de Pintura e Escultura “OUTRO LADO”, de Victor Lages e Luís Fernandes.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Novo site do Município de Torres Novas online desde hoje









O Município de Torres Novas tem disponível desde hoje, 5 de janeiro, um novo site oficial, renovado e adaptado aos nossos dias, mais intuitivo e apelativo e de maior facilidade de uso para os utilizadores.









Este novo site destaca-se pela nova organização da informação, essencialmente dividida em quatro grandes temas: Município (documentação financeira, diferentes órgãos autárquicos, recursos humanos); Viver, onde se encontra a informação sobre os diferentes serviços municipais; Visitar, com os principais pontos de atração turística do concelho; e Investir, com dados de interesse sobre as zonas industriais e com especial enfoque na reabilitação urbana.

Outra das novidades é a disponibilização de suporte online. Os munícipes poderão entrar em contacto, através do site, com técnicos de diferentes áreas, em horários pré-definidos, para informações ou esclarecimento de dúvidas. Estarão disponíveis para suporte online, de segunda a sexta, os serviços de Educação, Taxas e Licenças e Reabilitação Urbana. As questões relacionadas com Urbanismo poderão ser esclarecidas todas as terças-feiras, durante todo o dia.

Destaque ainda para o novo serviço de alertas por SMS que, através do registo do número de telemóvel, permite ao munícipe receber avisos e informações úteis relacionados, por exemplo, com cortes de água, condicionamentos de trânsito ou atividades promovidas pelo Município de Torres Novas.

A criação deste site integra-se no projeto intermunicipal “Afirmação Territorial do Médio Tejo”, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e comparticipado a uma taxa de 85% pelo FEDER, sendo os restantes 15% repartidos pelas autarquias.

A aposta nas tecnologias de informação e comunicação é hoje uma ferramenta essencial para a promoção de qualquer região e, por isso mesmo, o Município quer apostar numa estratégia de comunicação mais eficaz e persuasiva de forma a dar ao utilizador uma ferramenta de fácil utilização. O lançamento deste novo site vem fomentar uma maior proximidade e interação com os cidadãos, melhorando as condições para que os assuntos que precisam de tratar com a Câmara Municipal se tornem mais simples.


Triatlo: Torrejanos na 2ª Corrida dos Reis em Fátima




A Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas deu início à nova época desportiva com a realização de um estágio na vila do Crato, que decorreu entre os dias 26 e 30 de Dezembro.

Mas, foi este domingo, dia 4/Janeiro, que alguns dos atletas torrejanos tiveram a oportunidade de se estrear em competição nesta nova temporada desportiva, ao participarem na 2ª Corrida dos Reis, prova de atletismo realizada em Fátima, numa organização do FET - Escola de Triatlo.










João Nuno Batista estreou-se da melhor maneira esta época pela Escola Triatlo torrejana, conseguindo um excelente 3ºlugar numa prova de 600m, no escalão de Benjamins B. 











Sem surpresas, Duarte Santos foi o vencedor no escalão de Infantis, numa prova de 1000m.














A prova de Iniciados masculinos, foi a mais disputada numa distância de 2000m, com Julian Espinoza e Ricardo Batista a subirem ao pódio nos 2º e 3º lugares repectivamente, e José Pedro Vieira a ficar no 5ªlugar.














Houve ainda mais pódios para a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, em femininos, com Joana Miranda a conseguir o 3º lugar também em Iniciados.















Também tivemos Carolina Serra a vencer a prova de Juvenis, numa distância de 3500m.
















Na prova rainha desta Corrida dos Reis, com 10.000m de distância, participaram Pedro Serra, Rodrigo Carvalho e Marco Sousa, que conseguiu um excelente 3ºlugar no seu escalão de Veteranos M40. Estes resultados deixam uma nova época de 2015 cheia de sucessos para os torrejanos.










Antes da realização da 1ª prova de Duatlo, no próximo dia 24/Janeiro no Estádio do Jamor em Lisboa, a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas irá receber no próximo sábado, dia 10/Janeiro, pelas 15h30 em Lisboa, o troféu relativo ao 3º título de Vice-campeã Nacional de Triatlo Jovem por equipas conquistado em 2014 (depois de ser Campeã Nacional na época de 2013), numa cerimónia denominada como “Gala dos 25 Anos Triatlo”, e onde serão entregues todos os prémios individuais e coletivos relativos às competições nacionais da temporada 2014.

Entroncamento: "Emprego e Empreendedorismo" - Na 4ª edição de conversa com café...






No âmbito do ciclo de tertúlias temáticas “Conversas com Café…” vai decorrer no próximo dia 9 de janeiro, sexta-feira, mais uma edição desta vez terá como tema: “Emprego e Empreendedorismo”.



Esta quarta edição terá como convidados o Dr. Victor Gil, Delegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP e a Dra. Fernanda Aparício, Diretora de Recursos Humanos da Mitsubishi Fuso – Grupo Daimler e Professora do ensino superior.








Dirigido ao público em geral, o evento irá decorrer das 19h00 às 20h30m na Biblioteca Municipal do Entroncamento.


Para participar não é necessário qualquer inscrição.


Venha conversar connosco e beber um café.

Entroncamento: Concurso "Natal na Cidade" - Cerimónia de atribuição de prémios e concerto de Reis


 


No âmbito da 4ª Edição do Concurso “Natal na Cidade” vai decorrer, no próximo dia 10 de janeiro, sábado, às 21h00 no Centro Cultural, a Cerimónia de entrega dos Prémios aos participantes.


O Concurso é constituído por três categorias: Comércio Local, Escolas e Instituições e Associações do Concelho que este ano apresentaram 27 Presépios e 51 Árvores de Natal. A originalidade, criatividade, harmonia estética, cores e materiais utilizados são as caraterísticas avaliadas pelo júri do concurso, composto por membros da Paróquia da Sagrada Família e da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e representantes da Câmara Municipal.








O evento é aberto ao público, e contará com um espetáculo musical com a atuação do Coro Infantil da Escola Rumo ao Futuro e do Coro do Orfeão do Entroncamento que irão interpretar o tradicional Concerto de Reis.


O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento, em parceria com as Paróquias da Sagrada Família e de Nossa Senhora de Fátima.

Entroncamento: Aprovação do Plano Municipal de defesa da floresta contra incêndios





A Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios reuniu-se no passado dia 29 de dezembro, nas instalações do Serviço Municipal de Proteção Civil para apreciação e aprovação do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.






O Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios (PMDFCI) define as medidas necessárias para o efeito e inclui a previsão e planeamento integrado das intervenções das diferentes entidades perante a ocorrência de incêndios em consonância com o PNDFCI, com o respetivo plano distrital e com o plano regional de ordenamento do território correspondendo a uma das atribuições da Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.

Na reunião estiveram presentes, o Vereador a Tempo Inteiro, Carlos Amaro em representação do Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, os Presidentes das Juntas de freguesia do Concelho, o Comandante dos Bombeiros Voluntários, o Coordenador e o Adjunto do Serviço Municipal de Proteção Civil e os representantes da Polícia de Segurança Pública, da REFER, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, do Regimento de Manutenção Militar e o representante do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Discutido e aprovado, o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios foi submetido para aprovação, ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.