quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Empresas da Golegã e Entroncamento juntam-se ao projeto Viver o Tejo‏



A Blousenses - Animação, Eventos & Turismo, empresa situada na Golegã, e a empresa Versátil, complexo de lazer e restauração situado no Entroncamento, acabam de aderir ao Viver o Tejo, projeto da NERSANT que tem como objetivo a promoção das margens ribeirinhas do Tejo, do Ribatejo e da economia regional. Com a adesão destas duas empresas, são já 83 as empresas e entidades aderentes a esta marca.






Sendo o rio Tejo um dos recursos mais ricos do Ribatejo em termos turísticos, a NERSANT criou a marca Viver o Tejo, por forma a integrar a oferta turística da região ribatejana, promovendo a dinamização das diferentes economias locais e da economia regional como um todo. Com a adesão ao Viver o Tejo, as empresas passam a integrar automaticamente o portal desta marca (www.viverotejo.pt), podendo, através deste portal, apresentar os seus produtos e serviços, integrar ofertas turísticas e rotas previamente delineadas, com possibilidade de reserva online, e ainda divulgar as suas promoções, que serão adquiridas pelos interessados através do envio de um voucher.


A empresa Blousenses - Animação, Eventos & Turismo, situada na Golegã, promove e divulga, através dos seus serviços o modo de viver e ser ribatejano, aliando a oferta de diversos produtos turísticos com a vertente dos eventos. Pelo "Património Cultural"/ "Pelo Caminho de Santiago" / "Pela Azinhaga com Saramago" /"Pela Rota das Igrejas e das Capelas" ou passeie pela Golegã de bicicleta "A 'Trote", ou "Pelo Tejo" em barco avieiro,são apenas alguns dos pacotes oferecidos pela empresa, que tem, naturalmente, como uma das atividades primordiais, o turismo equestre.

Situado no Parque do Bonito no Entroncamento, o complexo de lazer e restauração Versátil disponibiliza três diferentes espaços / ambientes que proporcionam uma experiência única e completa que estimula os sentidos e apela à descontração. O espaço Restaurante oferece um serviço de requinte, onde se podem degustar pratos com raízes na cozinha tradicional portuguesa, reformulados com um toque de modernidade, como o Bacalhau recheado com farinheira e crosta de broa ou o Costeletão de novilho assado com ervas, ou opções mais atuais como o Risotto de cogumelos silvestres com vieiras ou algumas surpresas como a Trouxa de Maruca com camarão e sésamo preto.






De referir que a adesão ao projeto Viver o Tejo é completamente gratuita, devendo os interessados em aderir, contactar a associação para os contactos 249 839 500 ou geral@viverotejo.pt.






O projeto Viver o Tejo assenta na valorização do Tejo como agente percursor da estratégia de desenvolvimento económico do Ribatejo, e tem como fator chave o seu potencial turístico diferenciado e de excelência. Os seus objetivos passam por identificar e qualificar a oferta turística da região e promover ofertas integradas, promover o desenvolvimento sustentável e a preservação dos elementos históricos e culturais, e aumentar, consequentemente a competitividade de todo o território.

Entroncamento: Autarquia mantém tarifários da água e das taxas urbanísticas e não urbanísticas para 2015





Com a preocupação clara de apoiar a população, o comércio e a indústria, por proposta do Presidente do Município, foi deliberado, em reunião do executivo municipal de 20 de janeiro, não aumentar a água, o saneamento e as taxas de recolha dos resíduos sólidos.



Foi igualmente deliberado não aumentar as restantes taxas urbanísticas e não urbanísticas, mantendo-se o tarifário de 2014 em vigor para o ano de 2015.


A decisão de manter os tarifários de 2014 em vigor para o ano de 2015 reflete a nossa preocupação de contribuir para a melhoria de vida de todos os munícipes.


Esta decisão só é possível em resultado da gestão rigorosa que temos implementado e, na defesa intransigente dos interesses da nossa cidade nos processos negociais que temos vindo a desenvolver, nomeadamente, com a empresa a quem está concessionado o fornecimento de água e do tratamento dos esgotos, de modo a que apenas nos seja faturada a água e os serviços de tratamento de esgotos efetivamente prestados e não outros valores anteriormente aceites.


As taxas em vigor para 2015 são as mesmas que vigoravam em 2013 já que o atual executivo também não aumentou as taxas e tarifas no passado ano de 2014.






Recolha de Sangue na Escola Secundária do Entroncamento





A Escola Secundária do Entroncamento abre as portas à comunidade externa para mais uma recolha de sangue no dia 28 de Janeiro, quarta-feira, entre as 9,00 e as 13,00 horas.

Podem participar alunos, professores e funcionários da escola. A organização alarga o convite a todos os dadores e aos que queiram iniciar a sua caminhada de dadores benévolos “porque as necessidades são cada vez maiores nas unidades de saúde”.




Os cidadãos saudáveis com mais de 18 anos e menos de 65 anos podem também inscrever-se na lista de eventuais dadores de medula óssea.

As recolhas de sangue e o recrutamento de dadores de medula serão efetuados por Brigadas do Centro do Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.

A Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas apela à participação de todos.

“Dá Sangue Porque Há Sempre uma Vida à Tua Espera – Dar Sangue é Ajudar, é dar Esperança, é Salvar a Vida de Alguém – Haverá Gesto Mais Nobre do Que Salvar Uma Vida!”

Fadista Dora Maria estreia “Encontros” em Abrantes‏






A Fadista Dora Maria vai subir ao palco do cineteatro São Pedro, em Abrantes, no dia 23 de janeiro, pelas 21h30, para apresentar o seu mais recente trabalho discográfico: “Encontros”. A cidade de adoção da Fadista acolhe assim o primeiro espetáculo de apresentação do seu novo trabalho, sendo também um regresso ao palco que pisou pela primeira vez quando tinha apenas cinco anos.







O espetáculo vai ter como convidados especiais os músicos José Cid – que é o produtor, Custódio Castelo – responsável pela direção musical - e Jorge Benvinda dos “Virgem Suta”. Todos serão acompanhados na Guitarra Portuguesa por Luís Coelho, na Viola por João Chora, na Viola baixo por Fernando Maia, da Guitarra Portuguesa por Bernardo Fouto e na Bateria por Tiago Ramos.

Dora Maria irá também interpretar temas do seu primeiro trabalho, "Mar de tanto amar", uma edição de autor, incluindo originais de poetas e compositores de grande reconhecimento como António Botto, Maria Manuel Cid, Jorge Fernando ou Tiago Torres da Silva. Das listas de compositores fazem ainda parte Jorge Fernando, João Chora, Carlos Baleia, João Machado e Pedro Pinhal.

Os bilhetes custam 10 euros e estão à venda no Posto de Turismo de Abrantes (241 362 555) ou no próprio dia do espetáculo na bilheteira do cineteatro.

Teatro Virgínia: Luísa Sobral dia 24 de Janeiro





No dia 24 de Janeiro (sábado), pelas 21h30 a cantora Luísa Sobral estará no teatro Virgínia para apresentar o seu novo disco.
 Com três discos editados, a compositora, letrista, intérprete e multi-instrumentista é um dos maiores talentos da música portuguesa, tendo conquistado público e crítica, não só em Portugal, como internacionalmente.







Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa é o terceiro álbum de estúdio de Luísa Sobral, e o primeiro a ser interpretado integralmente em português. A artista confessa: “Queria escrever canções para os pais ouvirem com os filhos. Para ser o disco que toca no carro a caminho da escola, enquanto as crianças ainda estão rabugentas e os pais meio ensonados. Para ser o cd das viagens de férias e cantarem todos juntos quando já estão entediados por parecer que a viagem não chega ao fim”.



BILHETE 12,5€ (descontos aplicáveis) 

BILHETE FAMÍLIA 50% desconto (3 ou mais elementos)




Castello Lopes: Filmes até 28 de Janeiro



ESTREIA: Sniper Americano
Horário: 12:50, 15:40, 18:30, 21:30, 00:10*
Género: Drama, Ação
Atores:Bradley Cooper, Sienna Miller, Luke Grimes


    Chris Kyle, Comando Naval de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos (SEAL), é enviado para o Iraque com uma única missão: proteger os seus irmãos de armas. A sua precisão singular salva inúmeras vidas no cenário de guerra, e à medida que as suas histórias de coragem se espalham, ele passou a ser conhecido como a "Lenda". No entanto, a sua reputação, começa também a ganhar nome atrás da linha do inimigo, que coloca a sua cabeça a prémio, fazendo dele um alvo primário dos insurgentes. Em casa, ele enfrenta um outro tipo de batalha: a luta por ser um bom marido e um bom pai mesmo quando está do outro lado do mundo. Apesar do perigo e da tensão no lar, Chris serve quatro pesadas missões no Iraque, personificando o espírito dos SEAL “nunca deixar um homem para trás”. Mas depois de regressar para a sua família e mulher Taya, apercebe-se de que é a guerra que ele não consegue deixar para trás.







 Taken 3 - Confronto Final

Horário: 13:00, 15:30, 18:20, 21:40, 00:05*
Género: Ação, Aventura
Atores: Liam Neeson,  Maggie Grace,, Famke Janssen,  Forest Whitaker


   Há muito que Bryan Mills (Liam Neeson), ex-agente dos serviços secretos norte-americanos, abandonou a carreira para se dedicar à família. Longe dos perigos da profissão, leva uma vida tranquila com Lenore (Famke Janssen), com quem está a tentar uma reaproximação, e a filha de ambos (Maggie Grace). Um dia, ao chegar a casa, encontra Lenore brutalmente assassinada. Quando a polícia chega ao local, ele torna-se imediatamente o principal suspeito. Percebendo que foi vítima de uma armadilha de alguém que pretende vingar-se, Mills decide escapar aos agentes, encontrar os culpados e fazer justiça com as suas próprias mãos. Com a polícia de Los Angeles, o FBI e a CIA em sua perseguição, ele move-se com um único objectivo em mente: encontrar e proteger a filha antes que seja demasiado tarde.







Invencível

Horário:15:20, 18:40, 21:20, 00:00*
Género: Drama
Atores: Jack O'ConnellDomhnall GleesonJai Courtney


   Drama épico inspirado na incrível vida do atleta olímpico e herói de guerra Louis "Louie" Zamperini que, juntamente com outros dois tripulantes, sobreviveu numa jangada durante 47 dias - depois de um acidente aéreo quase fatal durante a 2ª Guerra Mundial – para ser capturado pela marinha japonesa e enviado para um campo de prisioneiros de guerra. Adaptado a partir do famoso livro de Laura Hillenbrand, Invencível revela a inacreditável e inspiradora história de vida de Zamperini, sobre o poder de resistência do espírito humano.











Big Hero 6 - Os novos heróis

Horário: 13:05
Género: Animação, Comédia
Atores: Ryan Potter, Scott Adsit, Jamie Chung 


   Comédia de aventura repleta de ação sobre o prodígio da robótica Hiro Hamada, que aprende a tirar partido do seu génio - graças ao seu brilhante irmão Tadashi e aos seus amigos: a viciada em adrenalina Go Go Tamago, o obcecado pela organização Wasabi No-Ginger, a génio da química Honey Lemon e o fanboy Fred. Quando uma inesperada mudança de acontecimentos os catapulta para o centro de uma trama perigosa que se desenrola nas ruas de San Fransokyo, Hiro torna-se, para o seu companheiro mais próximo, um robot chamado Baymax e transforma o grupo em heróis de alta tecnologia, determinados a resolver o mistério.






*Sessões Válidas Sextas e Sábados 








Não se esqueçam de aproveitar o menu Cinema.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Casa do Benfica promove recolha de sangue em Torres Novas




Os benfiquistas de Torres Novas voltam a lançar o desafio a dadores de todos os clubes para mais uma Recolha de Sangue na Casa do Benfica da cidade.

O jogo da solidariedade terá lugar no sábado, 24 de Janeiro, entre as 9,00 e as 13,00 horas, na Casa do Benfica, na Rua da Escola Secundária, nº 24, em Torres Novas.






Podem jogar todos os cidadãos saudáveis com mais de 18 anos e menos de 65 anos. Os dadores podem também inscrever-se na lista de eventuais dadores de medula óssea.

As recolhas serão efetuadas por Brigadas do Centro do Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.

A Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas apela à participação de todos.

“Dá Sangue Porque Há Sempre uma Vida à Tua Espera – Dar Sangue é Ajudar, é dar Esperança, é Salvar a Vida de Alguém – Haverá Gesto Mais Nobre do Que Salvar Uma Vida!”

GRIPE: Alargamento dos horários nos Centros de Saúde‏




A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) informa que nas próximas 6 semanas, as unidades de saúde abaixo mencionadas terão um horário de funcionamento mais alargado para fazer face à época gripal (de 19 de janeiro a 27 de fevereiro). 






A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo pergunta: 


1. Para onde se devem dirigir os utentes dos Concelhos de Alcanena, Tomar, Ferreira do Zêzere, Entroncamento, Vila Nova da Barquinha, Constância, Sardoal e Mação. 

2.Onde está a informação pormenorizada que foi feita para outros ACES? 


3.E ao fim de semana, o único recurso vai continuar a ser a urgência do Centro Hospitalar do Médio Tejo, já a funcionar muito mal fruto da “concentração/reorganização” feita há três anos? 

4.Não será melhor repensar esta decisão e informar todos os utentes da área abrangida pelo ACES? 



ACES Médio Tejo



  

Dias úteis
Sábados
Domingos
Abrantes ( sede –consulta  recurso)
09H00 – 13H00
14H00 – 22H00


Ourém (sede – Consulta recurso)
09H00 – 22H00
09H00 – 19H00
09H00 – 19H00
Torres Novas ( sede – consulta recurso)
08H00 – 22H00


   





Tomar: Palestra “Os Cavaleiros Templários e Arte da Guerra”







“Os Cavaleiros Templários e Arte da Guerra” é o tema da palestra que decorre no Convento de Cristo no próximo dia 24 de Janeiro, sábado, às 15H00.

Apresentada pelo mestre de armas, João Maia, a conferência integra o ciclo dedicado ao “Quotidiano na Idade Média”, promovido pela ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte em parceria com o Convento de Cristo no âmbito da Festa Templária de 2015.









Este ciclo de palestras, acontece com o propósito de introduzir rigor histórico às abordagens, contributos e participações a terem lugar na próxima Festa Templária. A organização espera que esta troca de conhecimento se traduza no aperfeiçoamento do evento que se repete de 27 a 31 de Maio de 2015.

Aprovado apoio aos clubes com campos relvados







Foi aprovado por unanimidade, na reunião ordinária privada de câmara de 20 de janeiro, o apoio do Município de Torres Novas aos clubes com campos de futebol relvados.








O apoio financeiro, que se traduzirá em 500€ por mês para cada associação e acompanhamento técnico por parte dos serviços municipais para a manutenção dos relvados, visa o apoio aos clubes que, possuindo instalações próprias, são obrigados a suportar as respetivas despesas, ficando assim em desigualdade de condições face àqueles que utilizam os equipamentos desportivos municipais. Os campos relvados são infraestruturas de manutenção cara e permanente que exigem, para além das intervenções regulares, um acompanhamento técnico especializado.


Em contrapartida, os beneficiários comprometem-se a disponibilizar à comunidade as instalações que, por esta via, são alvo do apoio municipal à prática desportiva e regular.


Desta forma o Município de Torres Novas pretende apoiar o Clube Atlético Riachense e o Centro Cultural e Recreativo de Santo António de Assentis, também como forma de proporcionar às comunidades das zonas norte e sul do concelho as mesmas condições de prática desportiva de que beneficiam as populações concentradas na zona urbana da sede do concelho, que utilizam o estádio municipal.


Os clubes serão agora convidados a candidatar-se a este apoio, respeitando as condições de candidatura regulamentares.

NERSANT organiza Encontro de Negócios da Região Centro de Moçambique em abril‏






A NERSANT reuniu com um conjunto de empresas da região, a fim de apresentar o Encontro de Negócios da Região Centro de Moçambique, que esta associação vai realizar entre os dias 10 e 19 de abril em duas cidades moçambicanas.






Esta será a segunda vez que a NERSANT organiza um Encontro de Negócios fora do território nacional. Em 2014, a associação realizou em março o Encontro de Negócios da Beira, nesta cidade, em parceria com a ACB - Associação Comercial da Beira, onde marcaram presença diversos empresários portugueses. Foi aliás, neste encontro, que a NERSANT e os diversos empresários presentes tiveram oportunidade de travar conhecimento com o Presidente da Associação Comercial da Província de Zambézia (ACIZA), Inusso Ismail, que aqui se mostrou bastante interessado em alargar este encontro para esta província, onde existem também inúmeras oportunidades de negócio.

A NERSANT vai, assim, este ano, realizar o Encontro de Negócios em duas localizações moçambicanas distintas. Entre os dias 11 e 15 de novembro, o encontro centra-se na cidade de Quelimane, província da Zambézia, e de 15 a 19, na cidade da Beira, onde os empresários portugueses presentes vão ter oportunidade de dar a conhecer os seus produtos ou serviços em espaço apropriado facultado pela organização.

Antes da partida, cada empresário português participante terá de remeter à NERSANT um descritivo dos seus objetivos que pretende alcançar com a presente visita a Moçambique, para que a associação possa elaborar um plano de trabalho/agenda de contactos para cada empresa. Desta forma, cada participante terá a sua própria agenda de acordo com os objetivos que definiu, podendo as empresas apenas acompanhar o Encontro de Negócio só em Quelimane ou só na Beira.

Estas e outras informações foram facultadas pela NERSANT numa sessão de esclarecimentos que esta associação organizou na passada semana, e onde marcaram presença diversos empresários da região. Muitos deles entregaram já a ficha de pré-inscrição no encontro, pelo que os demais interessados em participar no evento devem apressar-se a contactar a NERSANT, uma vez que o prazo para a receção de inscrições termina no dia 30 de janeiro (inscrições emhttp://intpme.nersant.pt).

De referir que a NERSANT possui uma enorme rede de contactos em Moçambique, tendo muitas das entidades com as quais a NERSANT trabalha em Moçambique, já estado na região do Ribatejo, em particular no NERSANT Business. Para aqueles que realizaram prospeção de negócio com empresas moçambicanas neste evento, esta é uma ótima oportunidade de aprofundar este relacionamento e angariar ainda mais negócio para as suas empresas e, consequentemente, para a economia do Ribatejo.

Entroncamento: "Interiores" - Exposição de pintura de Ana Paula Lopes na Galeria Municipal









Vai estar patente na Galeria Municipal de 24 de janeiro a 5 de fevereiro, uma exposição de pintura em acrílico sobre tela, intitulada“Interiores” da autoria de Ana Paula Lopes.

A exposição será inaugurada no próximo sábado, dia 24 de janeiro, às 17h e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 13h às 19h e aos fins-de-semana, das 15h às 19h.









Ana Paula Lopes nasceu no Alto Alentejo, em 1963. Iniciou o seu trabalho em 1980, na área do azulejo no Centro de Expansão do Artesanato Português, em Lisboa. A partir dessa altura, estabeleceu-se no Entroncamento, continuando a trabalhar na mesma área e num espaço próprio.

Com formação em Desenho pela Sociedade Nacional de Belas Artes, possui o Curso de Aperfeiçoamento de Azulejaria e Desenho Artístico do CEARTE e a frequência do 2º ano do Curso de Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. Atualmente frequenta o Atelier do Pintor Paiva Raposo.

Tem participado em diversas exposições coletivas e individuais, estando a sua obra presente em várias coleções particulares em Portugal, Espanha, Itália, Brasil e Rússia. Em exposição permanente, tem obras expostas no Centro Histórico de Torres Novas, na Galeria d’Outro Tempo, Alfarrabismo e Antiguidades.



O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento, no âmbito do Projeto DEVIR 2015.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

NERSANT e Municípios são parceiros no desenvolvimento do ecossistema empreendedor do distrito‏





A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, convidou os municípios da região do Ribatejo que já aderiram à rede do Sitio do Empreendedor para apresentar os resultados obtidos neste projeto em 2014 e para refletir e analisar em conjunto como melhorar ainda mais o apoio ao empreendedorismo e à criação de empresas no distrito.





Duas dezenas de representantes de câmaras municipais da região estiveram presentes nesta reunião sobre o Sítio do Empreendedor, projeto dinamizado pela NERSANT partilhado por uma rede de entidades, nas quais se destacam os municípios, e que apoia gratuitamente a criação de empresas na região do Ribatejo.

"Concluímos que onde há mais divulgação e uma porta de entrada do conhecimento público, quer através dos nossos núcleos regionais, quer através de parcerias que já criámos com algumas câmaras municipais, o número de projetos apoiados é muito maior, o que conduz naturalmente a mais investimento, empresas e postos de trabalho criados. Se tivermos mais municípios parceiros e melhorarmos a divulgação, estes números que obtivemos, poderão ser exponenciados", começou por dizer Diogo Palha, responsável pela área de empreendedorismo da NERSANT.

Além dos números atingidos em 2014 (433 ideias inscritas, 143 planos de negócio elaborados, 104 empresas iniciadas, 146 postos de trabalho criados e 1,5 milhões de euros de investimento inicial aplicado) foi ainda demonstrado como a rede do Sitio do Empreendedor procura funcionar de forma partilhada maximizando o apoio prestado aos empreendedores através do acesso e encaminhamento para as diferentes competências dos vários membros da rede. Mais do que cada um tentar desenvolver sozinho um apoio que será naturalmente incompleto, o que faz sentido é, trabalhando em parceria, prestar o apoio para o qual se tem competências e encaminhar o empreendedor para o outro ou outros membros da rede que podem dar resposta às demais necessidades de apoio de que necessita. Divulgação, informação sobre licenciamentos e instalação, apoio técnico na elaboração de modelos e planos de negócio, validação técnica e tecnológica de novos produtos ou processos, mentoria, formação, financiamento, consultoria jurídica e fiscal pré-inicio de atividade, acesso a equipamentos partilháveis ou disponíveis, apoio ao controlo de gestão nos primeiros tempos de atividade, entre outros, são apoios que a rede do Sitio do Empreendedor está preparada para prestar apenas porque é composta por diversos membros (NERSANT, Municípios, Business Angels, Escolas Superiores, Grupos de Ação Local) com competências e funções diversificadas e complementares.

O que se pretende com a realização de sessões como a que teve lugar no dia 15 de janeiro, e que irão continuar nos próximos meses, é facilitar e reforçar o conhecimento e a comunicação entre membros da rede.

"Se o Sítio do Empreendedor for visto apenas como um projeto da NERSANT estaremos a desaproveitar um programa que permite a todos os membros da rede maximizar resultados minimizando recursos e que conjuga um amplíssimo conjunto de ferramentas que têm vindo a ser validadas e melhoradas ao longo dos anos. Queremos por isso que este seja um projeto da comunidade, ao serviço da economia regional, pelo que o envolvimento de todos é fundamental", alertou Pedro Félix, vice-presidente da Comissão Executiva da NERSANT.

Após a apresentação da NERSANT, foram colocadas em discussão várias propostas de intervenção para os vários elementos da rede, foram apresentados pelos técnicos dos municipios exemplos de como têm vindo a implementar localmente o Sitio do Empreendedor e foram sugeridas formas de aumentar a divulgação e dinamização do programa. Exemplos como os apresentados pelos municípios de Coruche, Rio Maior e Sardoal, onde a participação no Sitio do Empreendedor foi reforçada com protocolos mais abrangentes de apoio ao empresariado revelaram-se muito úteis nesta discussão e na definição de melhorias a implementar.

Não satisfeita com os 25 elementos que já fazem parte da rede, a NERSANT irá continuar a desafiar as entidades da região que podem aportar mais competências ao apoio ao empreendedorismo para que adiram ao Sítio do empreendedor. As entidades interessadas podem fazê-lo, bastando para isso contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos sitiodoempreendedor@nersant.pt ou 249 839 500. O Sítio do Empreendedor pode ser conhecido em: http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/

Música, Cultura e Associativismo em foco na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva | 16ª Edição de Conversas de Cá | 31 Janeiro‏



João Ferreira convidado da 16.ª Edição de Conversas de Cá 





A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, na Chamusca, acolhe a 16.ª Edição de Conversas de Cá, a iniciativa decorre no dia 31 de Janeiro, sábado, pelas 15h30, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva e o convidado é o professor João Ferreira. 



Desde a juventude que a música e a cultura são uma grande paixão do professor João Ferreira, tendo formado o grupo de jovens, o “Revirarock” e o Centro Cultural de Ulme. Numa vida dedicada ao ensino, à cultura e ao associativismo do professor João Ferreira, dá a conhecer a sua vontade de fazer sempre mais, sobretudo no panorâma musical da Chamusca. 





Atualmente aposentado, continua a lecionar, no Centro de Recursos Educativos da Chamusca, aulas de música aos jardins-de-infância do concelho da Chamusca.


João de Oliveira Augusto Ferreira, nasceu na freguesia de Vale de Cavalos, concelho da Chamusca, tendo ido viver para a freguesia de Ulme muito jovem. O seu percurso académico foi como trabalhador estudante e licenciou-se em Estudos Franceses e Ingleses.

Concelho de Torres Novas vai ter dois Espaços do Cidadão





Pedro Ferreira, presidente da Câmara de Torres Novas, assinou na última sexta-feira, dia 16 de Janeiro, o protocolo para a implementação de dois Espaços do Cidadão no concelho.



A cerimónia de assinatura decorreu na sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar, na qual estiveram presentes o secretário de estado da Modernização Administrativa, Joaquim Costa, e o presidente do Conselho Diretivo da AMA (Agência Para a Modernização Administrativa), Paulo Neves.




No concelho de Torres Novas serão instalados dois Espaços do Cidadão, um na junta de freguesia de Riachos e outro na sede das uniões de freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira Branca e de Santa Maria, Salvador e Santiago. Estes espaços pretendem ser um local onde os cidadãos podem aceder aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Central, preferencialmente por meios digitais, proporcionando um modelo de atendimento mais rápido e mais próximo.


O Espaço do Cidadão pretende ser complementar à rede de Lojas do Cidadão, quer atuais, quer futuras, a crescer pelo território numa lógica de proximidade dos utilizadores, em especial dos que se encontram em territórios com baixa densidade populacional, reforçando a coesão territorial e social. Por outro lado, vem permitir combater a infoexclusão, pois o atendimento recomendado para este local dissemina a literacia digital.


São vários os serviços a disponibilizar numa primeira fase, tais como: ADSE; Caixa Geral de Aposentações; Segurança Social; Portal do Cidadão; Direção Geral do Consumidor; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Instituto da Mobilidade Terrestre; Autoridade para as Condições de Trabalho; Inspeção-geral das Atividades Culturais; Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e Serviços partilhados do Ministério da Saúde. De entre os vários serviços referidos, o cidadão pode obter o registo criminal, fazer um registo de propriedade intelectual, renovar uma autorização de residência, revalidar a carta de condução, efetuar pedidos diversos à segurança social, entre outros.






Estes Espaços irão ficar integrados em instalações cedidas pelas autarquias, cabendo a sua gestão em parte aos municípios e outra parte à AMA – Agência para a Modernização Administrativa.








Os Espaços do Cidadão serão objeto de cofinanciamento comunitário, cabendo à Administração Central assegurar o investimento em desenvolvimento tecnológico, em mobiliário, equipamento informático, software informático, formação de recursos humanos e call-center de apoio.

Recolhas de Sangue



A Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, informa que as próximas recolhas de sangue irão decorrer nos dias e locais abaixo indicados:







Dia 24 de Janeiro (Sábado) do ano em curso, entre as 9,00 e as 13,00 horas, na Casa do Benfica em Torres Novas.




















E no dia 28 de Janeiro (Quarta-feira) do ano em curso, entre as 9,00 e as 13,00 horas, na Escola Secundária do Entroncamento.











As recolhas são organizadas pela Associação, com a colaboração do Núcleo de Dadores de Sangue da Casa do Benfica em Torres Novas e da Direcção da Escola Secundária do Entroncamento, e serão efectuadas por Brigadas do Centro do Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.

Nas recolhas de sangue poderão igualmente efectuar doações de medula óssea.

A Associação dos Dadores de Sangue de Torres Novas, agradece desde já a colaboração de todas as pessoas que sendo ou não já Dadoras participem nestas recolhas.

“Dá Sangue Porque Há Sempre uma Vida à Tua Espera – Dar Sangue é Ajudar, é dar Esperança, é Salvar a Vida de Alguém – Haverá Gesto Mais Nobre do Que Salvar Uma Vida!”

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Apresentação do Livro "Apontamentos Etnográficos", de Agustin Guerra Gonzalez‏





Teve lugar, no passado dia 18 de janeiro, no Salão Paroquial da Igreja de Covão do Coelho, a apresentação do livro “Apontamentos Etnográficos”, da autoria de Agustin Guerra Gonzalez, uma edição da Câmara Municipal de Alcanena, integrada nas comemorações do centenário do concelho.








Perante uma sala repleta de familiares e amigos, Agustin Guerra Gonzalez viu tornado realidade o sonho da sua vida, com a publicação desta obra, fruto de um trabalho de recolha, efetuado ao longo de vários anos, sobre as tradições, os costumes, o folclore e as gentes de Covão do Coelho, localidade onde reside desde 1968 e onde fundou o Rancho Folclórico local, que ainda hoje se encontra ativo.













A sessão de apresentação do livro “Apontamentos Etnográficos”, de Agustin Guerra Gonzalez, contou com as intervenções da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, que presidiu à sessão, Vicente Batalha, Jorge Filipe Vieira, Presidente da Direção do Rancho Folclórico de Covão do Coelho, Aurélio Lopes, antropólogo e autor do prefácio da obra, Ludgero Mendes e do próprio autor.

Nersant: Pensar estratégico nas empresas é prioritário







A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, concluiu recentemente mais uma ação do seu projeto de formação-ação direcionado a empresários e gestores de empresas. Desta vez, a ação concluída foi na área de Gestão Estratégica e Operacional, tendo os participantes ficado bastante satisfeitos com a mesma.





Este projeto de formação, dinamizado pela NERSANT na região do Ribatejo e pelo qual já passaram mais de 600 empresários da região, tem como objectivo conduzir e apoiar as PME a alcançar padrões de desempenho mais competitivos, recorrendo para o efeito a metodologias ativas e diversificadas de Formação-Acção, operacionalizadas com recurso a Formação Teórica, Formação Personalizada, Workshops e Seminários de Sensibilização. Em ambiente empresarial, a equipa de consultores e formadores trabalhou a realidade de cada organização desenvolvendo, em conjunto com os empresários, atividades que visaram a implementação de sistemas de controlo de custos, ferramentas de avaliação de desempenho, gestão documental, reestruturação de procedimentos internos, materiais e meios de comunicação externa, estruturação da carteira de clientes, criação de procedimentos de comunicação interna e elaboração de plano de marketing.

"Nos tempos que correm e na execução dos serviços que prestamos aos nossos clientes, este tipo de formações são fundamentais ao leque de conhecimentos dos técnicos e colaboradores que fazem parte dos quadros da empresa, pelo que a participação neste projeto veio enriquecer a produtividade de trabalho de todos os intervenientes no mesmo, constituindo, por isso, uma mais-valia para a melhoria global da estrutura da empresa em todos os seus setores de atividade", revelou Manuel Sardinha, responsável pela empresa MTA - Gestão de Empresas, Lda., uma das participantes nesta ação do Move PME.

Por sua vez, Nuno Carreira, responsável da empresa Manuel Jesus Carreira, afirmou que a participação no Move PME foi "uma mais-valia em todas as vertentes, quer no que se refere à formação em sala, pelos conhecimentos adquiridos nos diferentes módulos que foram dados, quer no que se refere à troca de experiências e ideias entre os empresários participantes". Em termos de consultoria, continuou o empresário, "denotamos uma melhoria significativa nas metodologias de trabalho, aumentando a produtividade e eficácia da estrutura da nossa empresa, podendo concluir que a nossa participação beneficiou muito a empresa. É de louvar este tipo de iniciativas." concluiu.

Casimira Alves com participação especial no 7.º Sarau Cultural temático sobre Tradição e Cultura “O Ribatejo”







O Município de Chamusca em colaboração com a Chamusc'Arte realiza na próxima 6.ªf, dia 23 de Janeiro no antigo Centro Regional de Artesanato o 7.º Sarau Cultural Temático Só nós 3 é que Sa3emos. O tema deste espetáculo, “O Ribatejo” dá a conhecer como o poeta Armando Soares Imaginário descrevia as tradições do seu próprio concelho, as dificuldades de viver da subsistência da terra e do trabalho do campo.













“O Ribatejo” irá contar com a participação especial da fadista Casimira Alves proporcionando ao público momentos culturais, com fado e fandanguitas, que fazem parte da história e tradição deste Ribatejo.







O ciclo de Saraus Temáticos apresentados pela Chamusc'Arte, com encenação e representação de Carlos Petisca, são baseados na obra do poeta chamusquense Armando Soares Imaginário e esta edição tem como tema O Ribatejo, e será uma viagem às vivências e tradições das gentes da Borda D´Água.

AgroCluster traz importador romeno ao Ribatejo esta semana




Azeite, vinagre, congelados, compotas, molhos e condimentos e fruta desidratada são os produtos procurados pelo importador romeno que o AgroCluster Ribatejo vai receber esta semana no Ribatejo.



Na sequência das suas ações de apoio aos processos de internacionalização das suas empresas associadas, o AgroCluster vai receber no Ribatejo, um importador vindo da Roménia, com o objetivo de realizar negócio entre estes e as empresas nacionais.

A visita do importador acontece entre os dias 20 e 22 de janeiro, estando já delineadas a realização de diversas atividades de apoio à realização de negócio, como a visita a empresas e reuniões de negócio entre as partes.

Este importador, um cluster romeno com uma forte vertente de negócio, nomeadamente de produtos alimentares, vem ao Ribatejo à procura de alguns produtos específicos, como azeite, vinagre, congelados (carne; vegetais; sobremesas tradicionais), compotas, geleias e marmeladas, molhos e condimentos, e fruta desidratada, tendo já o AgroCluster agendado as visitas e reuniões com as empresas nacionais, tendo em conta estes objetivos.

O AgroTransilvania, assim se denomina este cluster, possui lojas nos principais centros comerciais da cidade de Cluj (com uma média diária entre 20 000 a 50 000 visitantes), sendo que se preparam para alargar a comercialização dos seus produtos numa nova loja com 1000 m2 e onde irão oferecer produtos importados de qualidade superior, motivo pelo qual o cluster vai realizar esta ação com Portugal.

Para além desta ação, está ainda prevista a receção, este ano, de importadores dos mercados do Brasil, Canadá e Bélgica. As empresas interessadas em mostrar os seus produtos em qualquer destas ocasiões, devem contactar o AgroCluster Ribatejo para os seguintes contactos: geral@agrocluster.com ou 249 839 500.

Presidente da Câmara de Mosteiros visita o Entroncamento



No Âmbito da Campanha de Solidariedade 




O Presidente do Município de Mosteiros, Carlos Fernandinho Teixeira, acompanhado pela sua esposa realizou hoje, dia 16 de janeiro uma visita ao Concelho do Entroncamento.


Esta visita surgiu no âmbito da Campanha de Solidariedade que o Município do Entroncamento tem vindo a desenvolver a favor de Mosteiros, localidade atingida pela recente erupção do vulcão na Ilha do Fogo.






Além do Sarau de Solidariedade a favor do Município de Mosteiros que Câmara Municipal do Entroncamento vai promover no próximo dia 1 de fevereiro, a Autarquia realizou uma campanha de recolha de bens a favor da população de Mosteiros. Os bens recolhidos foram maioritariamente roupas, sapatos, livros e material pedagógico e diversos brinquedos.








O Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria entregou hoje, simbolicamente, os bens recolhidos ao Presidente do Município de Mosteiros, o qual agradeceu o apoio e a cooperação do Município do Entroncamento em ajudar a população de Mosteiros.








Os bens serão entregues na próxima semana, na Embaixada de Cabo Verde em Lisboa que os fará chegar a Mosteiros.

Assinatura de protocolo para implementação do espaço do cidadão no Entroncamento








O Protocolo entre a autarquia do Entroncamento e o Governo de Portugal, com vista à implementação do Espaço do Cidadão no concelho, foi assinado no dia 16 de janeiro, na sede da CIM do Médio Tejo, em Tomar.


O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, assinou o protocolo com a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, na presença do Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Dr. Joaquim Pedro Cardoso da Costa, em representação do Governo.




O Espaço do Cidadão é um local onde os cidadãos podem aceder aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Central, de modo a servir melhor o cidadão, proporcionando-lhe um modelo de atendimento mais rápido e mais próximo.


Os serviços a disponibilizar numa primeira fase, são: ADSE; Caixa Geral de Aposentações; Segurança Social; Portal do Cidadão; Direção Geral do Consumidor; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Instituto da Mobilidade Terrestre; Autoridade para as Condições de Trabalho; Inspeção-geral das Atividades Culturais; Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e Serviços partilhados do Ministério da Saúde. De entre os vários serviços referidos, o cidadão pode obter o registo criminal, fazer um registo de propriedade intelectual, renovar uma autorização de residência, revalidar a carta de condução, efetuar pedidos diversos à segurança social, entre outros.


Com esta medida pretende-se aprofundar a relação entre os cidadãos e a administração central, facilitando o acesso às tecnologias e aos serviços acima referidos.

Recolha de Sangue na Escola D.Maria II Na Barquinha







A Associação da Dadores de Sangue de Torres Novas está a promover um ciclo de promoção e sensibilização para a importância de dar sangue junto das comunidades educativas da região.

No próximo dia 21 de Janeiro (quarta-feira), entre as 9,00 e as 13,00 horas, a recolha de sangue será na Escola Secundária Dª. Maria II, em Vila Nova da Barquinha.






A recolha é aberta aos alunos, professores e funcionários da escola, mas também à comunidade externa que é convidada a visitar a escola para participar na dádiva. A recolha é assegurada por uma Brigada do Centro do Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.

Os interessados podem também inscrever-se no banco de dadores de medula óssea.

Podem participar todos os cidadãos saudáveis com mais de 18 anos e menos 65 anos.


“Dá Sangue Porque Há Sempre uma Vida à Tua Espera – Dar Sangue é Ajudar, é dar Esperança, é Salvar a Vida de Alguém – Haverá Gesto Mais Nobre do Que Salvar Uma Vida?”