terça-feira, 14 de junho de 2016

FESTA NACIONAL DA GINÁSTICA

Memorial Guilherme Gonçalves

No fim de semana de 10, 11 e 12 de junho a Federação Portuguesa de Ginástica em parceria com a Câmara Municipal de Torres Novas, a Associação de Ginástica de Santarém e a União Desportiva e Recreativa da Zona Alta, organizaram a Festa Nacional da Ginástica (FNA) na cidade de Torres Novas. Esta festa que juntou durante três dias cerca 4000 ginastas na cidade Torrejana, foi um sucesso e mostrou  muito ao publico presente nos vários palcos, o Mundo da Ginástica com representações fantásticas de todas as disciplinas gímnicas.

No primeiro dia da FNG, teve lugar no Palácio dos Desportos o Memorial Guilherme Gonçalves, prova de equipas de Ginástica Artística Masculina (GAM) e Ginástica Artística Feminina (GAF) com a presença de 420 crianças. A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta esteve presente com 36 ginastas do escalão de benjamins e infantis. Considerando que nestes escalões o mais importante não é o resultado individual, destacamos o 2º lugar da equipa GAM de benjamins da UDRZA da responsabilidade dos professores Mónica Reis e Diogo Soares. As nossas meninas do escalão de benjamins alcançaram o 5º lugar da geral e no escalão de infantis conseguiram o 9º lugar por equipas, os professores responsáveis são Mónica Reis, Mariana Duarte e Cátia Almeida. Os nossos ginastas masculinos do escalão de infantis ficaram em 5º lugar na geral nacional da responsabilidade do treinador Diogo Soares.

O Memorial Guilherme Gonçalves, é uma prova por equipas nos escalões de benjamins e infantis que curiosamente se realizou pela primeira vez em Torres Novas há 7 anos atrás em que participaram 61 ginastas masculinos e 81 ginastas femininas. Na 7ª edição desta prova integrado na 4ª edição da FNG participaram 120 ginastas masculinos de 14 clubes e 288 ginastas femininas divididas por 17 clubes. É de referir que duplicou o número de atletas nesta disciplina, mas ainda não chega, é preciso trabalhar mais e melhor para conseguirmos chegar a mais crianças com um trabalho de qualidade nos escalões mais importantes da formação. A UDRZA procura fabricar o talento nestas crianças, dando oportunidades de sucesso a todos.

A FNG teve ainda a presença da classe de representação da Zona Alta, RITMARTGYM, que fez duas apresentações nos palcos de rua. Esta classe é a única a representar a Associação de Ginástica de Santarém no Portugalgym. Ainda no âmbito da FNG, estiveram em competição os trampolins infantis e benjamins no pavilhão da ESAG nos dias 10 e 11 de junho. Realizou-se a Batalha de Campeões que coloca frente a frente os melhores ginastas nacionais e as Galas Prof. Henrique Reis Pinto nos dias 11 e 12 de junho. A Gala de dia 11 de junho, esgotou por completo o Palácio dos Desportos e foi um espetáculo desportivo magnifico. Todos estes eventos irão ter apresentação televisiva no programa desportivo do Canal 2.

A UDRZA, para além de ter sido responsável pelos dois palcos exteriores, Palco BPI e Palco VITALIS, foi também, a dinamizadora dos dois bares da Festa, o do Palácio e o da ESAG. Deixamos portanto o nosso agradecimento aos pais e mães que colaboraram connosco e ao grande número de voluntários/atletas da Zona Alta que foi incansável nestes três dias de missão gímnica.



Sem comentários:

Enviar um comentário