terça-feira, 5 de julho de 2016

ADP de Torres Novas denuncia violação da Lei de Bases do Património

Durante a manhã de hoje, segunda-feira (4 julho 2016), a Associação de Defesa do Património de Torres Novas identificou a abertura de valas e movimentação de terras no centro histórico de Torres Novas sem o devido acompanhamento arqueológico a que obriga a Lei de Bases do Património, tendo o facto sido imediatamente referenciado à extensão de Torres Novas da Direcção Geral do Património Cultural (DGPC).
Uma das intervenções decorre no largo General Baracho, vulgo largo do Café Central, onde há alguns anos foram encontrados vestígios osteológicos no decorrer de uma obra, que remetem este mesmo espaço para uma necrópole cristã em época Medieval ou Moderna. A outra intervenção decorre na Rua Actriz Virgínia, onde há pouco mais de um ano, nas obras de reabilitação da Praça do Peixe, foram encontrados vários contextos arqueológicos, entre os quais uma importante necrópole com enterramentos de militares franceses, datados das Invasões Napoleónicas.
Em ambas os casos, as técnicas da DGPC visitaram os locais e estão a acompanhar as intervenções, assegurando que serão feitas as necessárias diligências arqueológicas, por técnicos habilitados para o efeito.
A ADPTN lamenta a violação dos regulamentos legais de proteção do património, reafirmando o seu 
compromisso de alerta sobre estas matérias e disponibilizando-se para aconselhamento técnico, no sentido de garantir a observância da legislação nacional durante a execução de projetos na área do concelho, evitando, assim, contratempos semelhantes. 



Sem comentários:

Enviar um comentário