terça-feira, 5 de julho de 2016

Notícias de Alcanena

Entrega de Cabazes “Bebé Feliz”











A Câmara Municipal de Alcanena atribuiu, no dia 1 de julho de 2016, 15 cabazes com artigos para bebé, no valor de quinhentos euros cada, aos recém-nascidos do concelho.

Esta terceira entrega de cabazes “Bebé Feliz”, inserida nas Comemorações do Dia Mundial das Bibliotecas, foi efetuada pela Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, tendo também contado com a presença dos Vereadores Luís Pires e Hugo Santarém.

Até ao momento, foram já atribuídos 38 cabazes aos recém-nascidos do concelho de Alcanena.

Recorde-se que, tendo em conta a realidade social do concelho de Alcanena, a Câmara Municipal aprovou, em reunião realizada a 21 de dezembro de 2015, a atribuição do Cabaz “Bebé Feliz”, destinado a todos/as os/as recém-nascidos/as do concelho de Alcanena, cujos agregados familiares residam no concelho e cuja data de nascimento ocorra a partir de 1 de janeiro de 2016.

O Cabaz “Bebé Feliz” é constituído por roupa, calçado, brinquedos, artigos básicos de higiene e vacinas, podendo, quando necessário, ser também composto por equipamentos para a criança, no valor aproximado, por Cabaz, de 500,00€.

São condições de atribuição do Cabaz “Bebé Feliz”, cumulativamente:
- Que a criança se encontre registada como natural do Concelho de Alcanena;
- Que a criança resida efetivamente com o/a requerente;
- Que o/a requerente ou requerentes residam no Concelho de Alcanena.

Para mais informações, contacte a Divisão de Desenvolvimento Humano e Social, no Edifício Municipal – Rua da Cova, nº 6, 2380-051 Alcanena, através do telefone 249 890 026 ou do emailddhsocial@cm-alcanena.pt.






Biblioteca Municipal de Alcanena










Comemoração do Dia Mundial das Bibliotecas

Comemorou-se, no dia 1 de julho, o Dia Mundial das Bibliotecas. Para assinalar a efeméride, a Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, promoveu um programa que decorreu nos dias 1 e 2 de julho de 2016.

No dia 1 de julho, teve lugar a terceira entrega de cabazes “Bebé Feliz”, no âmbito da qual a Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, acompanhada pelos Vereadores Luís Pires e Hugo Santarém, procedeu à entrega de 15 cabazes com artigos para bebé, no valor de quinhentos euros cada, aos recém-nascidos do concelho.

À tarde, teve lugar o Peddy Paper “Ler para Crer”, que contou com cerca de 40 participantes do programa Férias Ativas de Verão, programa de ocupação de tempos livres organizado pela Câmara Municipal de Alcanena.

Já no dia 2 de julho, teve lugar o Encontro com o Escritor Francisco Moita Flores e a apresentação do último livro do autor “O Dia dos Milagres”.





Peddy Paper Ler para Crer

A Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, promoveu, no dia 1 de julho de 2016, a realização do Peddy Paper Ler para Crer, destinado ao público infantil, que contou com cerca de 40 participantes do programa Férias Ativas de Verão, organizado pela Câmara Municipal de Alcanena.

Esta atividade esteve inserida no programa Comemorativo do Dia Mundial das Bibliotecas, que se assinala a 1 de julho.














Encontro com o Escritor Francisco Moita Flores e Apresentação do Livro “O Dia dos Milagres”


Teve lugar, no dia 2 de julho de 2016, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, um Encontro com o Escritor Francisco Moita Flores, durante o qual foi também apresentado o último livro do autor, “O Dia dos Milagres”.

A iniciativa foi presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, tendo contado igualmente com a presença dos Vereadores Maria João Gomez e Hugo Santarém.

























Município de Alcanena no
Convento de Cristo, em Tomar





















Um Dia no Convento – Município de Alcanena no Convento de Cristo, em Tomar



O Município do Alcanena esteve representado no Convento de Cristo (Claustro da Nicha), em Tomar, no passado dia 3 de julho de 2016, no âmbito de uma parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

A abertura do evento, pela Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e pelo Vereador Luís Pires, teve lugar às 10:00h. Seguiu-se, às 10:30h, a visualização Vídeo “Percorrer e Conhecer Alcanena” e, às 11:00h, a apresentação do Centro Ciência Viva – Carsoscópio. A acompanhar os autarcas de Alcanena, durante a manhã, estiveram a Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, e a Diretora do Museu do Convento de Cristo, Andreia Galvão.

No período da tarde, que contou com a presença dos Vereadores Maria João Gomez e Hugo Santarém, teve lugar um Desfile de Moda, a que se seguiu uma prova de produtos regionais, nomeadamente azeite, mel, queijos e doçaria.

Ao longo do dia, houve também uma Mostra e Venda de Produtos Locais de Artesanato e Gastronomia, assim como confeção, ao vivo, de velas tradicionais e artigos em barro, entre outras iniciativas.

A fechar o programa, esteve a atuação do Rancho Folclórico de Gouxaria.




Animação Desportiva da
Praia Fluvial dos Olhos de Água








A Câmara Municipal de Alcanena promove, nos meses de julho e agosto, aos fins de semana, a realização de atividades de animação desportiva, na Praia Fluvial dos Olhos de Água, com a colaboração das coletividades do concelho.

As primeiras atividades, dinamizadas pela Associação Rico Duelo, tiveram lugar no fim de semana de 2 e 3 de julho e incluíram aula de Kempo, workshop de Defesa Pessoal, demonstração de Artes Marciais e workshop de Kempo.





Cine-Teatro São Pedro






















“Ninhos” – Teatro para Bebés

O Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, recebeu, no dia 3 de julho de 2016, o espetáculo de teatro para bebés “Ninhos”, pela Associação Aqui Há Gato, destinada a crianças com idades compreendidas entre os 6 meses e os 3 anos.

Ficha artística:
Criação e Interpretação: Sofia Vieira
Desenho de Luz: Bruno Santos
Cenografia e Figurino: Sofia Vieira e Joana Espinal

Uma iniciativa Artemrede.






Sem comentários:

Enviar um comentário