sábado, 16 de abril de 2016

“Ser ou não ser…eis o Paulo!” no 11.º Espetáculo dos “Saraus com PaLó”


O Município da Chamusca realiza no próximo dia 22 de abril, pelas 21h30, no antigo Centro Regional de Artesanato, o 11.º Espetáculo do 2.º Ciclo de Saraus Culturais intitulado “Ser ou não ser…eis o Paulo!”.

O espetáculo “Ser ou não ser…eis o Paulo!”, da obra de Ana Fonseca da Luz, pretende neste 11º Sarau, realizado pelo Município da Chamusca, dar a conhecer o amigo Paulo, uma personagem com dupla personalidade, de religioso convicto em alguns momentos a um homem de extrema esquerda noutros momentos.

PaLó não se intimida pelas alterações do amigo e acaba sempre por se divertir em qualquer das situações.

Com presença constante de momentos de pura comédia, os Saraus Culturais, inseridos na Agenda Cultural do Município,têm esgotado sempre a lotação no Antigo Centro Regional de Artesanato, revelando ser um sucesso perante público.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Município da Chamusca organiza “Jogos do Costume e da tradição”


O Município da Chamusca, respondendo ao repto lançado pelo ICOMOS – Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e realiza no próximo dia 18 de Abril, entre as 15h30 e as 17h00, no Jardim do Coreto, uma tarde de “Jogos do Costume e da Tradição”, para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O tema Desporto, um Património Comum, tem como objetivo principal destacar a importância cultural e social do desporto e enaltecer o papel de muitas associações, clubes, autarquias, museus e outras organizações públicas e privadas, que ao longo da história têm contribuído para a formação e consolidação da identidade de comunidades locais, regionais e nacionais.



O Gabinete de Desporto do Município e a Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva vão dinamizar a tarde de atividades, dirigida aos alunos do 1º Ciclo que frequentam as atividades extra-curriculares, com jogos tradicionais, como o berlinde, o jogo do prego, as corridas de sacos, entre muitos outros, sensibilizando os mais novos para a valorização e salvaguarda do património associado ao Desporto.

Para Cláudia Moreira, Vice-Presidente do Município, “a atividade pretende assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios junto das crianças de uma forma descontraída, nomeadamente com jogos tradicionais, mas que em simultâneo lhes desperte para a importância cultural do desporto".


quarta-feira, 13 de abril de 2016

XI Torneio de Patinagem Artística

No próximo fim de semana, 16 e 17 de abril, a secção de patinagem artística do Clube Desportivo de Torres Novas vai realizar o XI Torneio de Patinagem Artística da cidade de Torres Novas. Estarão presentes cerca de 267 atletas representantes de diversos clubes de diversas associações nacionais, nomeadamente: Ribatejo, Lisboa, Porto, Alentejo, Aveiro e Coimbra.

A abertura do torneio será no sábado, dia 16 de abril, às 14h. 




Dia do Moinho na Pena e Casal da Pena

O Centro Cultural e Recreativo da Pena e Casal da Pena vai comemorar, no próximo domingo, dia 17 de abril, o Dia do Moinho.

Entre as 9h e as 9h30 existe uma concentração na sede da coletividade, que será o ponto de início para um percurso pedestre em direção aos Moinhos da Pena, que passará pelo Trilho Borda das Penas em direção ao Senhor da Serra descendo à "Buraca da Moura" e à "Pena d' Água", o percurso terminará com um almoço tipo piquenique junto aos antigos Moinhos de Água e com uma visita ao interior do "Moinho - Património Municipal".



A música Portuguesa continua a dominar a programação diária da TNFM

Em março, quase 70% (69,62%) da música divulgada nesta rádio foi de origem Nacional, sendo que perto de 90% desta, cantada em Português.


Relativamente à produção recente, das canções Nacionais escutadas durante todo o dia, 59,54% foi lançada no último ano. No período das 07,00 da manhã às 20,00 horas, essa percentagem subiu mesmo para os 87,53% de música Portuguesa recente, o que atesta bem o apoio que a TNFM dá aos artistas Nacionais e com sonoridades para todos os gostos.

Uma camisola, um jogo, um remate para a glória

Este ano, o tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é «Desporto, um Património Comum». O Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, vai antecipar as comemorações para domingo, dia 17 de abril, a partir das 15h, relembrando o jogo mítico do mundial de 1966 e o jogador torrejano José Torres.

O ponto de partida é a camisola da seleção, do «magriço» José Torres, objeto que é património do MMCR, propondo-se uma viagem no tempo, até Londres, estádio de Wembley, em 28 de julho de 1966: a um minuto do fim do jogo Portugal-Rússia, José Torres remata firme e bate o lendário Lev Yachine. O golo dá a Portugal o terceiro lugar e a melhor classificação de sempre num mundial de futebol.



O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção. Ao dedicar o dia 18 abril de 2016 ao património do desporto, pretende-se celebrar o seu papel na melhoria da vida humana, reconhecendo e valorizando tanto certos monumentos e sítios como sensibilizando o público para os seus valores e o seu papel na formação da identidade cultural das comunidades, ao nível nacional, regional ou local.

Apresentaçãove aprovação do Plano Operacional Municipal do Entroncamento

Realizou-se no dia 6 de abril, no Gabinete do Serviço Municipal Proteção Civil, uma reunião da Comissão Municipal Defesa Floresta Contra Incêndios (CMDFCI), para apresentação e aprovação do POM - 2016 (Plano Operacional Municipal) para o Concelho do Entroncamento.



Aprovado por unanimidade, o Plano Operacional Municipal é elaborado pelo GTF - Gabinete Técnico Florestal (Intermunicipal), sendo um documento de carácter operacional que visa a articulação e coordenação das entidades e meios, na vigilância e combate aos incêndios florestais.

O Vereador da Câmara Municipal, Carlos Amaro presidiu à reunião, onde estiveram presentes os representantes das entidades que compõem esta Comissão, e contou com presença do Comandante Operacional Distrital, Mário Silvestre.

Escritor Gonçalo Cadilhe e Prof. David Justino na Barquinha

Com organização do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha em parceria com a Câmara Municipal, vai realizar-se no próximo dia 15 de abril, no Campus Escolar de Vila Nova da Barquinha, a segunda edição da Vila Saúde.

O evento aberto à população em geral e com entrada livre conta diversas atividades como rastreios gratuitos, palestras, workshops, demonstrações de cães e cavalos da GNR, yoga, Showcooking, entre outras.





O destaque desta segunda edição vai para a sessão com o Escritor Viajante Gonçalo Cadilhe, autor de vários livros e programas televisivos sobre viagens (11:30) bem como para a presença do Presidente do Conselho Nacional de Educação, Prof. Dr. David Justino, que irá proferir uma palestra alusiva ao tema «Escola e Família pelo Sucesso Educativo» (18:45).

Programa:

09h00 - 10h30 | Gestão de Stresse com Dr. Mário Rui - Auditório da Escola D. Maria II
10h00 - 12h00 | Sessão com Carlos Vicente, Coordenador do CEAC
               | Sessão «Suporte Básico de Vida», com Paulo Santos (Encarregado de Educação) - Escola D. Maria II
10h00 - 11h00 | Corrida de Panquecas - Escola D. Maria II
                 | Showcooking «Acepipes Saudáveis»
            | Demonstração de Primeiros Socorros pelos alunos do 11º B - Escola D. Maria II
10h30 - 11h30 | Palestra «Permacultura» - Auditório da Escola D. Maria II
11h00 - 11h15 | Entrega de Prémios do Concurso de Leitura - Biblioteca Escolar
11h15 - 11h30 | Entrega aos alunos do Curso Profissional o certificado da ação formação pelo Comandante dos Bombeiros - Biblioteca Escolar
11h30 - 12h00 | Sessão «Introdução ao uso de lentes de contato: Benefícios e Cuidados a ter na sua Utilização» Opticália
11h30 - 12h30 | Sessão com o Escritor Viajante Gonçalo Cadilhe - Auditório da Escola D. Maria II
             | Showcooking «Caril e Sopa Saudáveis»
14h00 - 15h00 | Workshop de Pastéis da Cornualha
             | Filme «Gravidez na Adolescência» - Auditório da Escola D. Maria II
15h00 - 17h00 | Sessão «Desligue o Piloto Automático», com Rosa Garrett
15h30 - 16h30 | Showcooking «Sobremesas Saudáveis»
16h00 - 17h30 | Sessão «Melhorar a Saúde através da Postura e da Quiroprática» - Auditório da Escola D. Maria II
16h30 - 17h30 | Showcooking «Águas e Chás Aromatizados»
18h00 - 18h45 | Palestra com Médicos Quiropráticos «O Bem Estar dos Sistemas Nervoso, Muscular e Ósseo, através dos Cuidados Quiropráticos» - Auditório da Escola D. Maria II
18h45 - 20h00 | Palestra «Escola e Família pelo Sucesso Educativo» com Prof. Dr. David Justino, Presidente do Conselho Nacional de Educação
20h00 - 23h00 | Petiscos Saudáveis

Ciclo de Cinema - Ícones da Música


Dando continuidade ao ciclo de cinema "Ícones da Música" o Cineclube de Torres Novas vai prestar tributo a Kurt Cobain com a exibição do do documentário COBAIN: MONTAGE OF HECK no próximo sábado, dia 16 de abril. A sessão decorrerá pelas 21h30 no Auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas. As entradas são livres e a iniciativa tem o apoio do Município de Torres Novas.




Sobre Kurt Cobain e o filme: 

Kurt Cobain nasceu em 20 de Fevereiro de 1967 e faleceu em Seatlle a 5 de abril de 1994.

O seu nome no mundo da musica confunde-se com o do seu grupo, Nirvana, popularizando um género alternativo que alguns chamam de grunge. Contra a sua vontade, viu-se erigido em símbolo de uma geração. O seu suicidio contribuiu para alimentar o mito.

MOUNTAGE OF HECK mostra-nos um Kurt Cobain desconhecido. O filme recorre a um conjunto de colagens de sons,  escritos e imagens do proprio Cobain abrindo espaço a outras vozes como uma antiga namorada, Courtney Love , Krist Novoselic - antigo parceiro nos Nirvana - à filha e outros elementos da familia.

É pelo envolvimento destas pessoas próximas e por ter contado com um acesso a um arquivo mais pessoal  que faz destacar MOUNTAGE OF HECK de outros filmes que também visaram a vida e obra do vocalista dos Nirvana.

Caminhada no Parque Verde do Bonito assinalou o Dia Mundial da Saúde

No âmbito da Comemorações do Dia Mundial da Saúde, realizou-se, no dia 7 de abril, uma Caminhada no Parque Verde do Bonito, tendo contado com a participação dos utentes dos Lares da Santa Casa da Misericórdia, da Associação dos Lares Ferroviários, do Centro de Convívio da Terceira Idade, classe de ginástica sénior do CLAC e da Turma do 1º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento.

A atividade, que decorreu durante a tarde, teve início com uma palestra sobre hábitos de vida saudáveis, dinamizada pela equipa de enfermagem da Unidade de Cuidados à Comunidade, do Centro de Saúde do Entroncamento.
A Vereadora da Câmara Municipal, Tília Nunes, participou no evento salientando a importância da atividade física na promoção de uma vida saudável e de convívio intergeracional.

Os participantes plantaram uma árvore que assinalou a celebração dos 20 anos de existência do programa REVIVER, a árvore foi plantada no canteiro do REVIVER, criado para o efeito. O Sr. António Farto, utente do Lar Fernando Eiró Gomes, destacou o momento com um verso da sua autoria.

 

“Mas que linda foi a tarde,
Do Programa Reviver,
Ver plantar uma árvore
E ainda vê-la crescer.”




De seguida, dezenas de participantes realizaram uma agradável caminhada pelo Parque que contou com o apoio do CLAC e dos técnicos do serviço de desporto da Autarquia.

 
A atividade encerrou com um alegre e descontraído convívio, tendo o Município oferecido fruta aos participantes.

Victor Hugo Pontes traz dois espetáculos ao Virgínia

Um espetáculo para crianças (Cair) e um espetáculo para adultos (Fall), duas propostas de Victor Hugo Pontes para ver no dia 16 de abril, sábado, no Teatro Virgínia.



Às 21h30, o coreógrafo apresenta Fall. Do que se fala neste espetáculo é do ato, deliberado ou não, de cair. Parte-se de um movimento, não de um conceito. Todos caímos, seja porque tropeçámos, porque nos empurraram, porque perdemos as forças ou a consciência, porque nos apaixonámos, porque caímos em tentação, porque praticámos o mal, porque morremos. «Fall» vive aqui, nesta interseção difusa entre o que nos faz cair e nos condena, e o que nos faz cair mas nos redime. Desde logo, porque todos «caímos de amor» tal como «caímos no chão», ou «caímos por terra» no fim da vida, da mesma maneira que as folhas das árvores «caem por terra» no outono, que em inglês se diz «Fall». Os bilhetes custam 7,5€ (com descontos aplicáveis).

De manhã, pelas 11 horas, a sessão de Cair destina-se a famílias e tem o custo de 3€. «Cair» é um novo projeto de dança de Victor Hugo Pontes, que surge em sequência do espetáculo «Fall», o qual trabalha a partir de quatro ideias fundamentais: quedar-se de amores; a queda bíblica; a aproximação, no outono, de um fim de ciclo na natureza; o movimento da queda física.

Em «Cair» são abordadas algumas destas questões, mas pensando-as e direcionando-as para o seu público-alvo: as crianças e os jovens. Enquanto crianças, começamos por rastejar, colados ao chão até conseguirmos levantar-nos e caminhar. Este processo de aprendizagem é uma autêntica lição de coragem, de perseverança, de procura por outra visão do mundo e da vida.

Santarém acolheu Roadshow Portugal Global


A NERSANT e o Município de Santarém acolheram no dia 06 de abril o Roadshow Portugal Global, iniciativa da AICEP que este ano tem como tema Cooperação e Coopetição - chave para a competitividade nos Mercados Externos. Santarém foi a segunda cidade a receber o evento, que no Ribatejo se focou essencialmente no setor agroindustrial. 


Na sessão de abertura, a Presidente da Direção da NERSANT, Salomé Rafael, discursou perante os 130 participantes no evento. Sendo o tema do Roadshow a competitividade nos mercados externos, a dirigente associativa falou sobre a "vocação exportadora das empresas da região", tendo referido que "em 2014, as exportações de bens e serviços na região do Ribatejo para o mercado externo cresceram 5,6% face a 2013, enquanto a nível nacional esse aumento foi de apenas 1,7%. As exportações representaram em 2014, 27,6% do total do volume de negócios destas empresas." Este crescimento, continuou Maria Salomé Rafael, tem sido possível graças "ao grande empenhamento das empresas do Ribatejo na internacionalização", sem esquecer o esforço, aposta e estratégia da NERSANT para apoiar os projetos de internacionalização e exportação das empresas.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves fez intervenção na sessão de abertura, não perdendo a oportunidade para salientar a aposta que toda a região está a fazer no setor agroindustrial, recordando particularmente o projeto para o Centro de Competências para a Agricultura e a Agroindústria.

O Presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, elogiou o crescimento das exportações na região de Santarém, que ascenderam a 1,4 mil milhões de euros em 2015, valor superior ao de 2014 mas que se fica por uma pequena cota de 3% em termos do total nacional. Alertou ainda as empresas para a necessidade de cooperação nos processos de exportação e lançou as intervenções técnicas seguintes, ao referir a Holanda como um mercado com potencial para as empresas portuguesas.

Seguiram-se as apresentações de Walther Ploos van Amstel, especialista holandês em logística, que falou sobre "Lessons learned from dutch retail logistics: Fast, fresh, in full and forecastable", destacando a necessidade de mais colaboração no planeamento e partilha de dados e de recursos na cadeia logística, do Diretor da AICEP na Holanda, Miguel Porfírio, que apresentou as oportunidades de crescimento que o mercado holandês oferece no setor agroalimentar português, e do Presidente da FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares, Jorge Manuel Henriques, que abordou os "Fatores de Competitividade do setor agroalimentar."

Realizou-se ainda da parte da manhã um painel de debate constituído por entidades relevantes do setor agroalimentar – entre elas o AgroCluster Ribatejo, representado pelo seu Presidente, Carlos Lopes de Sousa – que discutiu a importância das infraestruturas logísticas no sucesso da internacionalização das empresas do setor.
Da parte da tarde, realizou-se no CIES - Startup Santarém, o seminário temático "Construção da Marca nos Agroalimentares", fator crítico para o sucesso no mercado global, bem como as reuniões bilaterais com o Diretor da AICEP na Holanda e reuniões de networking com as empresas participantes.

Esta foi a segunda edição do Roadshow Portugal Global e a primeira vez que o evento passou por Santarém. A iniciativa já passou por Setúbal e vai ainda ter sessões em Viana do Castelo, Guimarães, Aveiro e Leiria.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Teatro Meia Via estreia Cyrano de Bergerac


 "Cyrano de Bergerac" de Edmond Rostand é a nova peça do Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, que estreará no dia 16 de Abril às 21h30, no Teatro Maria Noémia na Meia Via.
 
A peça estará ainda em cena no dia 17 de Abril às 16h00 e nos dias 22, 23, 29 e 30 às 21h30.  

As reservas podem ser efectuadas através do seguinte email: tmv@sapo.pt 





Sobre Cyrano de Bergerac
 
Foto: João Luz
Um apaixonado poeta. Um exímio espadachim. Um bravo soldado. Um grande filósofo, Cyrano Savinien Herculés du Bergerac, ou apenas Cyrano de Bergerac, possui qualidades incomuns, porém, o seu enorme nariz encobre-as, como uma somba sinistra. Sofre por amar intensamente a sua prima, Roxane, jovem, bela e emotiva.

O jovem Christian também a ama, e acorda com Cyrano seduzi-la em parceria, Christian dá a beleza e Cyrano as palavras.

Um terceiro homem, porém, também a corteja, o duque de Guiche, que interfere mandando Christian e Cyrano para o Cerco de Arras, um violento combate ocorrido nas guerras religiosas de França.

Cyrano continua a escrever cartas a Roxane, em nome de Christian, e ela vai ao seu encontro na batalha, encontrando Christian agonizante, ferido em combate. Viúva, Roxane recolhe-se a um convento, onde recebe continuamente a visita de Cyrano que ao visitá-la levava as notícias do que ocorria no mundo.
Foto: João Luz
Um dia, Cyrano é mortalmente ferido, mas consegue chegar até a amada, e conta-lhe do sentimento que sempre teve por ela. Roxane chora “um amor duas vezes perdido”, percebendo, no último instante, que amava Cyrano.


“ (…) Foi esta a minha vida, ter a função de ponto e ser logo esquecida! Lembrais-vos de Christian, falando-vos à beira da varanda? Está nisso a minha vida inteira! Eu em baixo fiquei, no vão negro escondido, e o beijo triunfal por outro foi colhido! (…) “


Sobre O Teatro Meia Via


O Teatro Meia Via - Associação Cultural de Torres Novas foi fundado em 19 de Abril de 2001, numa consolidação da atividade teatral que já se desenvolvia na aldeia da Meia Via há cem anos, com maior regularidade desde os anos 80.

A sua atividade centra-se sobretudo na produção própria de espetáculos e leituras encenadas, na formação de atores na divulgação e apresentação de espetáculos, privilegiando o concelho de Torres Novas e as suas Associações. Trabalham sempre com  encenadores convidados, desafiando-se continuamente. 

É no Teatro Maria Noémia na Meia Via que apresenta os seus trabalhos sendo o grupo residente naquele espaço.
Em 2009 foi vencedor do Prémio Personalidade Prestigio Ruy de Carvalho do V Festival Nacional de Teatro Amadores na Póvoa do Lanhoso com a peça Felizmente Há Luar com a melhor Interpretação Masculina,Carlos Maia e Prémio de Encenação, Elsa Vieira.