segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Desporto: Sintético instalado mas não aprovado


Numa vistoria realizada semana passada, a AFS não aprovou o novo sintético instalado em Torres Novas no estádio Municipal Dr. Alves Vieira.
Em primeira mão, a TNFM apurou que o chumbo federativo ficou relacionado não com o sintético em si, mas com a falta de condições para a realização de jogos oficiais, como a ausência total de condições de segurança em toda a zona envolvente, repleta de entulho, lixo e pedra. Os servições municipais estão, neste momento, a preceder a limpeza da zona envolvente, resta saber é se essa simples limpeza será suficiente para garantir condições de segurança que permitam a viabilidade do espaço para a realização de jogos oficiais.


* E o Bloco de Esquerda de Torres Novas já veio a público, em comunicado de imprensa “Relvado sintético: a inacreditável incompetência da gestão socialista” abordar esta questão. O BE recorda que “Há alguns meses, quando a maioria socialista apresentou, em reunião do executivo municipal, o seu “projecto” de relvado sintético para o parque de jogos municipal, tinha alertado com veemência, para o facto de se tratar de uma obra apressada e com objectivos eleitoralistas, dado que tecnicamente tudo faltava ao referido projecto para que pudesse funcionar como equipamento desportivo.
O Bloco de Esquerda denunciou que a obra se restringia à simples instalação de um relvado sintético no meio de um descampado de mato e barreiras pedregosas, ficando o tapete sujeito a todo o tipo de consequências da erosão das chuvas, enxurradas e ventos. Segundo o Bloco, para que funcionasse como recinto desportivo, o relvado teria de ser protegido por estruturas construídas de protecção da zona envolvente e, nomeadamente, por um alinhamento de degraus de bancada do lado nascente, para acomodação do público, para além de óbvias zonas de acesso e balneários próprios e instalação de iluminação compatível com a sua plena funcionalidade.
Diz o BE que nada disso foi feito e, ainda a obra não foi inaugurada, já a vala da lateral nascente, destinada ao encaminhamento das águas, está completamente atulhada de lama e lixo.
Segundo este partido, o chumbo do recinto pela vistoria técnica da Associação de Futebol de Santarém, que impede que o mesmo seja utilizado para jogos das camadas jovens, o objectivo primordial da obra, veio confirmar a pertinência das denúncias do Bloco de Esquerda e a incompetência reiterada da gestão socialista da Câmara de Torres Novas, bem como a sua incapacidade para aceitar os contributos que generosamente lhe são sugeridos, barricando-se teimosamente numa gestão autista e lesiva dos interesses do município e do seu desenvolvimento desportivo.

Agora, o BE exige que sejam publicamente assumidas as responsabilidades pelas anomalias desta obra, não só no plano político, mas também no plano técnico, já que tudo o que a envolve traduz um desrespeito escandaloso pelos dinheiros públicos perfeitamente evitável.

Sem comentários:

Enviar um comentário