terça-feira, 9 de agosto de 2016

Ciência Viva no Verão comemora 20 anos com um cruzeiro científico na caravela Vera Cruz. Foram sete dias de navegação com quatro ligações a terra, entre 2 e 9 de agosto

Ao Leme com Ciência Viva

A Ciência Viva no Verão comemora 20 anos e assinalou a data com um cruzeiro científico na Caravela Vera Cruz, entre 2 e 9 de agosto. A bordo seguiram 8 jovens investigadores, a tripulação da Aporvela, um jornalista e um repórter de imagem da TVI. Foram sete dias de navegação com quatro paragens: Sines (2 de agosto), Lisboa (4 de agosto), Ílhavo (7 de agosto) e Porto (9 de agosto).

Em cada porto teve lugar um festival de ciência de acesso livre, com a participação de várias instituições de divulgação científica, nomeadamente Centros Ciência Viva. O Centro Ciência Viva do Alviela juntou-se ao Pavilhão do Conhecimento e aos Centros Ciência Viva de Sintra, Constância e Planetário Calouste Gulbenkian na paragem da caravela: a Estação Fluvial de Belém (jardins em frente à Torre de Belém), em Lisboa, a 4 de agosto, das 11h às 20h.

Biodiversidade passada e atual do estuário do Tejo, microplásticos, fármacos e outros materiais do quotidiano vindos do mar, o que comem os peixes que consumimos, aprender a pilotar um mini-ROV, observação do Sol através de telescópios, compreender o clima do passado a partir dos sedimentos do fundo do mar foram alguns dos temas e atividades em destaque neste festival. Durante os Festivais, a caravela Vera Cruz esteve disponível para visita durante o dia, com atividades preparadas para todos os curiosos.

Foram mais de 25 unidades de investigação, museus, Centros Ciência Viva, associações e empresas a participar neste festival de ciência. Os associados do Carsoscópio, Instituto Politécnico de Leiria (MARE) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (Reserva do Estuário do Sado), também estiveram presentes com atividades relacionadas com os recursos alimentares marinhos (pão de algas) e a população de roazes do Sado. No barco, no festival ou no programa Verão Ciência Viva, todos foram convidados a participar e a envolver-se com a ciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário