sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Sociedade: CIMTEJO discute estratégia para o Médio Tejo

Decorreu na CIMTEJO, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, uma reunião de trabalho com vários stakeholders desta região, com o intuito de abordar o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Médio Tejo 2014-2020, bem como, o documento que se encontra atualmente em discussão pública, sobre as infraestruturas de elevado valor acrescentado.

O Plano de Desenvolvimento 2014-2020 para a região do Médio Tejo consubstancia uma estratégia integrada, que assenta no envolvimento e articulação dos parceiros públicos, privados e associativos, quer na construção das linhas orientadoras de intervenção para o desenvolvimento da região, como também, na posterior concretização dos programas de ação e dos investimentos.

A CIMT considera fundamental que os vários players da região do Médio Tejo, possam intervir ativamente, para o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo do Médio Tejo. Os vários stakeholders identificaram-se com a visão e com estratégia de intervenção apresentada pela comunidade, tendo também sido abordado o modelo de governação numa abordagem integrada e com uma forte preocupação quanto à sua operacionalização. Os vários intervenientes estão agora centrados na definição dos projetos estruturantes que corporizarão a estratégia entretanto consensualizada.

Desporto: Quartos de final da Taça do Ribatejo

Taça do Ribatejo – Seniores - Quartos de final este domingo
Este domingo, dia 2 de março, realizam-se os quartos de final da Taça do Ribatejo em seniores, com jogos às 15.00 horas:

CA Ouriense (1ª Divisão) vs União de Tomar (1ª Divisão)
Fazendense (1ª Divisão) vs CD Amiense (1ª Divisão)
União de Almeirim (2ª Divisão – Série B) vs Assentis (1ª Divisão)
SL Cartaxo (1ª Divisão) vs Glória (2ª Divisão – Série B)

Taça do Ribatejo – Juniores – Quartos de final
Jogos a realizar este sábado, dia 1 de Março, pelas 15.00 horas:

Abrantes e Benfica (1ª Divisão) vs Amiense (1ª Divisão)
União de Almeirim (2ª Divisão) vs N.S. Rio Maior (1ª Divisão)
Académica de Santarém (1ª Divisão) vs A.C. Alcanenense (1ª Divisão)
SL Cartaxo (2ª Divisão) vs União de Tomar (1ª Divisão)

Negócios: NERSANT lança ferramenta inovadora de gestão empresarial


A Associação Empresarial da Região de Santarém, acaba de lançar no mercado mais uma ferramenta inovadora de gestão empresarial. Entre as muitas funcionalidades do sistema, destaca-se a gestão da frota das empresas, ferramenta que permite um controlo eficaz do rendimento de cada viatura, bem como a análise e controlo dos custos inerentes às mesmas. 


O GesINOV Corporate, é um sistema de gestão que tem como objetivo fomentar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelas PME da região de Santarém, através da disponibilização de ferramentas de gestão, de contacto com os clientes e de suporte à qualidade e de inserção na economia digital, baseadas na utilização das TIC. Lançado recentemente no mercado, esta ferramenta dispõe de três soluções distintas, de acordo com as necessidades das empresas. 

Para mais informações sobre o GesINOV Corporate, os interessados devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Sociedade: Paulo Fonseca a contas com a justiça

A noticia é avançada pelo jornal “O Mirante” na sua edição desta semana; O presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, eleito pelo PS, enfrenta um processo de insolvência requerido por um empresário da zona de Lisboa. O mesmo empresário, terá igualmente apresentado queixa-crime por suspeitas de burla contra o autarca, no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.

Se o juiz decretar a insolvência de Paulo Fonseca, este arrisca-se a perder o mandato se for interposta uma acção judicial nesse sentido. Segundo avança “O Mirante”, o jornal já terá contactado o presidente da edilidade de Ourém por e-mail mas este não se pronunciou sobre o assunto. Refira-se que o processo foi encaminhado no passado dia 19 a um juiz do Tribunal de Ourém.

Castello Lopes: Filmes da Semana 27 Fevereiro – 5 Março

O Filme Lego

Horário: 12:50 – 15:00 – 17:10 – 19:20 – 21:30
Género: Animação/Comédia/Ação Realização: Phil Lord, Chris Miller, Chris McKay

SINOPSE 
Uma figura de Lego perfeitamente comum é confundida com um Mestre Construtor com capacidades fenomenais e recrutado para impedir que um tirano destrua o universo. 

Pompeia

Horário: 15:30 – 13:10 – 18:30 – 21:20 6ª, Sáb: 00:00
Género: Ação/Aventura/Histórico Realização: Paul W.S. Anderson 
Atores: Emily Browning, Keifer Sutherland

SINOPSE 
No ano 79 d.c., Milo, um escravo treinado como gladiador, encontra-se numa corrida contra o tempo para salvar a sua amada Cassia, filha de um rico comerciante forçada a tornar-se noiva de um corrupto senador romano. Enquanto o Monte Vesúvio entra em erupção e uma torrente de lava ardente desce na direção da cidade, Milo luta para sair da arena a fim de salvar Cássia enquanto a outrora magnífica Pompeia se desmorona ao seu redor.

O Sobrevivente

Horário: 21:10 6ª, Sáb: 23:50
Género: Ação, Guerra, Drama Realização: Peter Berg 
Atores: Mark Wahlberg, Eric Bana

SINOPSE 
Apanhados numa emboscada nas montanhas do Afeganistão, os elementos da Operação Red Wing veêm-se isolados e rodeados por uma força talibã em número muito superior que os força a tomar uma difícil decisão.

Robocop

Horário: 13:20 – 15:50 – 18:20
Género: Ação, Ficção Científica Realização: José Padilha 
Atores: Joel Kinnaman, Samuel L. Jackson 

SINOPSE 
Em 2029, a multinacional OmniCorp domina o mercado da tecnologia robótica. Após ser fatalmente ferido em ação, o agente Alex Murphy é salvo pela OmniCorp e regressa às ruas assoladas pelo crime de Detroit com um conjunto de novas capacidades como o primeiro polícia ciborgue.

Winter's Tale - Uma história de amor

Horário: 6ª, Sáb: 23:50 
Género: Fantasia Realização: Akiva Goldsman 
Atores: Russell Crowe, Will Smith, Jennifer Connelly 

SINOPSE
Uma história passada entre o século XIX e a Manhattan dos nossos dias e que gira entre um ladrão, uma rapariga que está a morrer e um cavalo branco voador.

Política: B.E. alerta para o perigo da ponte da Ribeira da Boa Água

O Bloco de Esquerda de Torres Novas continua a exigir, por parte do município, a reparação da ponte da Ribeira da Boa Água na estrada nacional 349, junto a Nicho de Riachos.

Em sessão da Assembleia Municipal, de 30 de abril de 2013, o Bloco de Esquerda apresentou uma moção que alertava para o estado da ponte. No referido documento, foram denunciadas as condições precárias da mesma, no que respeita à segurança para a circulação de veículos e pessoas que ali se cruzam com frequência. Em virtude do elevado risco de acidente que representava, a Assembleia Municipal decidiu então, por unanimidade, recomendar ao executivo que seguisse uma política de prevenção, executando obras que salvaguardassem a segurança das pessoas.

Agora, e quase um ano depois, os membros do bloco na Assembleia Municipal, vêm alerta para o facto da Câmara Municipal não ter executado qualquer obra na ponte, como a perigosidade da circulação de pessoas e veículos que a cruzam, se agravou. Em comunicado, os bloquistas sugerem mesmo a colocação lateral de uma estrutura metálica de tipo militar, ou uma estrutura de madeira tratada, que temporariamente, proporcione condições mínimas para a passagem em segurança dos peões.
De referir que a Assembleia Municipal de Torres Novas, reunida no passado dia 25 de Fevereiro, decidiu reiterar a decisão de Abril de 2013, para que a autarquia proceda a uma intervenção urgente naquele local.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sociedade: BMGPL tem novo horário de funcionamento


A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, vai ter um novo horário de funcionamento, já a partir deste sábado, dia 1 de Março.

Agora, estará aberta à segunda-feira e ao sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. De terça a sexta, funcionará ininterruptamente das 10.00 às 19.00 horas.

O Arquivo Municipal, que se situa no piso -1 da BMGPL, funcionará à segunda-feira das 10h às 13h e das 14h às 17h30. De terça à sexta terá horário contínuo das 10h às 17h30.

Alcanena: Autarquia prepara comemorações do centenário do concelho


Em Alcanena, a autarquia local assinala este ano o centenário da fundação do concelho. 

Para já e no próximo dia 8 de Março, decorre uma sessão solene de apresentação do programa comemorativo, agendada para as 16.00 horas, no cine-teatro São Pedro, em Alcanena.

A cerimónia contará com as participações especiais do grupo Coral Polifónico “Jubilare” e do quarteto de saxofones do Conservatório de Música “Jaime Chavinha”.

Sociedade: Autarquia scalabitana homenagea Salgueiro Maia

Abril ainda vem longe, mas a autarquia scalabitana efetua já esta 5ª Feira, dia 27 de fevereiro, uma sessão solene evocativa de Salgueiro Maia e comemorativa dos 40 anos do 25 de abril, a decorrer pelas 21.00 horas, no salão nobre dos paços do concelho.

A iniciativa, da responsabilidade da Câmara de Santarém e da Comissão das Comemorações Populares do 25 de abril de Santarém, servirá para apresentar oficialmente o programa das comemorações da efeméride, que se iniciou em São Vicente do Paul, e se estende até ao mês de maio, com destaque para a figura de Salgueiro Maia. A sessão solene vai contar com os discursos de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, dos coronéis Garcia Correia e Correia Bernardo, da Associação 25 de Abril, e de Tiago Fernandes e João Luis Madeira Lopes, da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril em Santarém.

Sociedade: Procura-se Rei e Rainha para a Feira Medieval

A Turriespaços, que este ano é a responsável pela organização da Feira Medieval de Torres Novas, agendada para Junho próximo, está à procura de um D. Fernando e de uma Rainha Dª. Leonor Teles.

Tendo este ano como tema “Na Senda de Gil Paes”, o certame vai realizar-se entre 5 e 8 de junho. Nesta sequência, a organização procura pessoas para personificar D. Fernando e Dª. Leonor Teles. Gostava de ser o Rei ou a Rainha do certame? Então esta é a sua oportunidade!


Os requisitos que tem de ter para ser o rei D. Fernando são: idade entre os 25 e os 35 anos, ter cabelo comprido e, barba e bigode aparados. Para ser a rainha Leonor Teles, deve ter entre 20 e 30 anos, ter cabelo claro e comprido e, estatura alta. Se tem o perfil indicado para incorporar estas personalidades e vontade de agarrar este desafio, poderá inscrever-se para o efeito até ao dia 13 de março. Para participar no casting necessita apenas de enviar a sua candidatura com fotos de rosto e corpo inteiro para carlos.ferreira@turrisespacos.pt e incluir no corpo de email o seu nome, morada, data de nascimento, contatos e referir se já participou em alguma iniciativa deste género.

Fora de casa: Pedro Abrunhosa apresenta "Contramão" em Abrantes

Pedro Abrunhosa apresenta esta sexta, dia 28, em Abrantes, o seu novo trabalho de título “Contramão”. 

O espetáculo está marcado para as 21.30 horas, no CineTeatro São Pedro, e é uma oportunidade para a população da região ouvir ao vivo temas como "Toma Conta de Mim" ou "Voámos em Contramão", a tocar nas rádios nacionais.

Pedro Abrunhosa faz-se acompanhar pela sua nova banda "Comité Caviar", formada por Marco Nunes (guitarras), Cláudio Souto (piano), Miguel Barros (baixo) e Pedro Martins (bateria).

Golegã: Município vai intervir nas margens do rio Almonda

Na Golegã, a Câmara Municipal adjudicou esta semana (na reunião da passada 2ª Feira, 24 de Fevereiro), a empreitada de ordenamento das margens do rio Almonda.

A vencedora do concurso público foi a empresa Arquijardim, SA., e a obra vai custar cerca de 860 mil euros.

Há vários anos reclamada pela população da Azinhaga, esta obra deverá estar concluída no Verão de 2015, segundo avança a nota de imprensa da Câmara da Golegã, que diz ainda que o investimento está incluído no seu plano plurianual de investimento (PPI) e nas grandes opções do plano (GOP) do orçamento municipal.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sociedade: Desfile de Carnaval em Riachos e Entroncamento


Desfile de Carnaval em Riachos 

O CER - Centro Escolar de Riachos, vai levar a efeito esta sexta, dia 28, um grande desfile de carnaval, tendo este ano como lema “Histórias Infantis”.

O desfile, dedicado à comunidade educativa incluirá, além das crianças do Jardim Infantil e da EB 2,3 Dr. António Chora Barroso, carros alegóricos e muita música, percorrendo as principais artérias da vila.

O corso terá lugar entre as 10h00 às 12h00, com saída do Centro Escolar de Riachos e passagens pela Av. 16 de Maio, Rua Nova, Largo da Igreja, Largo Manuel Simões Serôdio, Rua dos Cingeleiros, regressando depois ao Centro Escolar de Riachos.



Desfile de Carnaval das Escolas e de Idosos no Entroncamento

No Entroncamento, cerca de um milhar de alunos que frequentam os vários estabelecimentos de ensino daquele Concelho vão também realizar esta sexta, dia 28 de fevereiro, um desfile de carnaval.

O evento, promovido pela Câmara Municipal do Entroncamento terá início às 10h00, no Largo José Duarte Coelho, com os alunos trajados e caracterizados de acordo com o tema, de cada escola participante.

De tarde, pelas 14h30m, organizado pelo programa REVIVER em parceria com a Câmara Municipal, irá decorrer um desfile de Carnaval apresentado pelos Idosos do Programa REVIVER.

Música: Fadista Célia Barroca no Teatro Virgínia


Este sábado, dia 01 de Março, pelas 21h30, Célia Barroca atua no Teatro Virgínia, onde apresenta “Fado Mulher”, um espetáculo no qual se mistura música e dança, construído com base em temas criados por mulheres ou por elas inspirados. 

Célia Barroca pretende, em vespéras do Dia Internacional da Mulher, lembrar temas como o feminismo e o problema da violência dobre as mulheres. Desta forma, através da mistura de fado, dança, música e vídeos, apresenta temas escritos por mulheres, para as mulheres, cantados por mulheres. Na parte da dança vai estar presente a coreógrafa e professora de dança Marta Tomé e, na projeção de imagens e vídeo, o realizador de cinema João Luz.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Política: PSD com 2 candidatos à distrital

Deverá ser uma corrida a dois a disputa pela liderança da Distrital Laranja. A atual presidente da comissão política distrital, Isaura Morais, e o deputado do PSD na Assembleia da República, Nuno Serra, vão discutir a liderança do Partido Social Democrata no distrito de Santarém, avança o diário online “Rede Regional”. 

As eleições para os órgãos distritais do PSD estão marcadas para 22 de março (um sábado) e apesar de Isaura Morais ter sido a única até ao momento a confirmar a sua candidatura, sabe-se que Nuno Serra, que é atualmente presidente da concelhia de Santarém, deverá fazer o mesmo nos próximos dias.

Os militantes do PSD poderão votar entre as 15h00 e as 20h00 para eleger a Mesa da Assembleia Distrital, a Comissão Política Permanente Distrital, o Conselho de Jurisdição Distrital, a Comissão Distrital de Auditoria Financeira e os Delegados de Secção à Assembleia Distrital. As listas terão de ser entregues ao presidente da Mesa da Assembleia Distrital (Vasco Cunha), na sede distrital, até às 24h00 do dia 19 de março, três dias antes das eleições.

Sociedade: Detidos por roubo de carros de stands


A PSP deteve três homens nas cidades do Entroncamento e Torres Novas suspeitos de terem roubado cinco carros em stands de automóveis. 

Aos detidos, com 19 e 24 anos, foram apreendidas duas viaturas roubadas que ainda estavam na sua posse. Um dos carros apreendidos tinha sido levado de um stand na zona de Tomar. 

Os dois carros têm, segundo o comando distrital da PSP um valor comercial de cerca de 40 mil euros.

Negócios: NERSANT escuta empresas do distrito


A Associação Empresarial da Região de Santarém, está a levar a efeito por toda a região, um conjunto de sessões que têm como objetivo a recolha de contributos das empresas para a definição o “Plano estratégico de inovação e competitividade para a Região de Santarém 2014-2020”.


Depois de Mação, cuja sessão teve lugar no passado dia 18 de fevereiro, onde foram ouvidos os empresários locais, a próxima realização acontecerá já esta 3ª, dia 25, no Núcleo da Nersant no Sorraia, para as empresas de Salvaterra de Magos e Benavente. Em março, a NERSANT vai ouvir as empresas no Sardoal, Abrantes, Golegã, Chamusca, Alcanena, e Ourém. No mês de abril, a NERSANT vai ainda repetir estas sessões em Rio Maior, Cartaxo, Ferreira do Zêzere, Entroncamento, Coruche, Santarém e Torres Novas.

Mais informações sobre as sessões podem ser obtidas junto do Departamento de Associativismo, Marketing e Eventos da NERSANT, através do e-mail dame@nersant.pt ou 249 839 500. As inscrições são feitas online.

Política: Bloco de Esquerda opõe-se ao encerramento de tribunais

A coordenadora distrital de Santarém do Bloco de Esquerda, em resposta ao governo à implementação do novo mapa judiciário, afirma que não aceita que a política imposta pela troika e pelo tratado orçamental da União Europeia “esvazie o conteúdo democrático da vivência comum, numa espiral cega de cortes em serviços públicos essenciais". A coordenadora anunciou que dará o seu apoio a todas as iniciativas que visem travar o encerramento dos tribunais de Mação e Ferreira do Zêzere e a redução dos tribunais da Golegã e Alcanena a secções de proximidade.
Para o B.E., a decisão do governo representa "uma perda de serviços e de postos de trabalho nestes concelhos e um agravamento da sua interioridade, desequilibrando e dificultando ainda mais o desenvolvimento do distrito de Santarém e da comunidade do Médio Tejo".

Atletismo: Equipa Feminina da Zona Alta é campeã distrital de corta mato curto

A equipa feminina da Zona Alta, sagrou-se campeã distrital de Corta-Mato curto na prova disputada no domingo, dia 23, no Cartaxo, revalidando assim o título distrital. 

As torrejanas conseguiram um 2º lugar por intermédio de Filipa Moutinho (Vice-campeã distrital) e ainda um 6º, um 8º e o 12º lugar. A competição incluia o Olímpico Jovem Distrital, destinado aos atletas dos escalões de Infantis e Iniciados e o Campeonato Distrital de Corta Mato Curto, para atletas dos escalões de Juniores, Séniores e Veteranos. 


No Olímpico Jovem, Nádia Carvalho não deu hipoteses à concorrência e venceu nas Infantis Femininas. Ainda nas senhoras, Fabiana Sousa, sagrou-se vice-campeã nas Iniciados Femininas. Nos Benjamins Masculinos, Rodrigo Barreiros foi 2º. 

Coletivamente, e no Olímpico Jovem, a Zona Alta conseguiu o 3º lugar nas Iniciadas Femininas e o 4º lugar nos Iniciados Masculinos.

Triatlo: CNTN no Duatlo de Arronches

Realizou-se no passado sábado, dia 22, em Arronches, a primeira etapa do Nacional de Clubes de Duatlo. Coletivamente, nos Homens, a vitória foi para o Benfica, enquanto nas senhoras, a vitória foi para o CD "Os Águias" de Alpiarça.

Individualmente, esta prova serviu também para conhecer os novos campeões nacionais de Duatlo, em juniores e cadetes.

No que diz respeito à Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, a participação torrejana em cadetes esteve a cargo dos atletas, André Cruz e Ricardo Margarido, que logo no 1º ano a competirem nestas distâncias (corrida 5kms./ciclismo 23kms./corrida 2,5kms) conseguiram uns excelentes 12º e 13º lugares. Marco Sousa, a participar na prova como sénior, conseguiu o 49º lugar entre 77 atletas, contribuindo assim para o Clube Natação de Torres Novas alcançar o 21º lugar entre 27 equipas. Antes desta competição, realizou-se também uma Prova Aberta, onde participou a atleta juvenil Carolina Serra, que ficou em 6ºlugar. A próxima prova será o Duatlo de Fátima, no dia 15 de Março, a 2ª a contar para o Campeonato Nacional de Triatlo Jovem 2014.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Sociedade: Município desenvolve plano estratégico para o concelho

“Barquinha 2020” é o nome do plano estratégico de desenvolvimento económico que este município do Médio Tejo está a tentar implementar com o objetivo de criar medidas de atração ao investimento e maximizar o aproveitamento dos fundos do próximo Quadro Comunitário de Apoio (2014-2020), direcionando-o para as empresas. 

A autarquia "pretende fazer um levantamento aprofundado do panorama económico do concelho, identificando dificuldades, potencialidades e oportunidades de parceria", e já criou mesmo um espaço físico dedicado ao empreendedorismo e investimento no edifício da Câmara, com atendimento personalizado a empresários e investidores pelos técnicos do GADEL e da CDN. 


O projeto contará com “Viveiro de empresas”, para alojar startup's e novos projectos empresariais, e a criação da “Via Verde ao Investimento”, uma ferramenta que dará prioridade aos processos relacionados com o desenvolvimento económico, acelerando a sua análise e licenciamento por parte da Câmara Municipal. 

“Barquinha 2020” irá promover também visitas de alunos das escolas a empresas, estágios e sessões de empreendedorismo junto das crianças em âmbito escolar.