quinta-feira, 24 de março de 2016

Filmes nas salas Castello Lopes no Torreshopping até 30 de março

Estreia da semana: 

Batman vs Super-Homem: O despertar da justiça


Filme realizado por Zack Snyder com Henry Cavill, Ben Affleck, Diane Lane, Jeremy Irons, Holly Hunter e Laurence Fishburne, entre outras vedetas.

Sinopse: Com Metropolis arrasada durante a luta contra o General Zod, o Super-Homem transformou-se numa figura controversa. Enquanto para muitos ele continua a ser um emblema de esperança, um número crescente de pessoas consideram-no uma ameaça à humanidade e procuram justiça para o caos que trouxe à Terra. Para Bruce Wayne, Super-Homem é claramente um perigo para a sociedade. Temendo pelo futuro do mundo com um tal poder fora de controlo, o Cavaleiro das Trevas veste a máscara e a capa e dirige-se a Metropolis para corrigir os erros do Super-Homem.



Permanecem em cartaz:

O Panda do Kung Fu – 3 




Filme de animação. Po reencontra-se com o seu pai. Juntos viajam para um paraíso secreto onde conhecem novos pandas. 




O amor é lindo. . . Porque sim!!!


Comédia Portuguesa realizada por Vicente Alves do Ó, com Maria Rueff, Frances Edward, Miguel Monteiro e Susana Varela, entre outros. Amélia é uma jovem lisboeta que no dia do seu aniversário é abandonada pelo namorado e perde o emprego num quiosque de cachorros quentes. 


Assalto a Londres




Filme de Babak Najafi com Gerard Butler, Aaron Eckhart, Morgan Freeman e Angela Bassett, entre outros. 




Zootrópolis




Dos criadores de “Frozen” surge a mais recente produção da Disney.

Challenger NERSANT comemora XX edição em Benavente

Está a chegar mais uma edição do Challenger NERSANT, prova de desporto aventura promovida pela NERSANT que tem como objetivo incrementar estratégias de team building, colaboração e entreajuda entre os colaboradores das empresas participantes. Este ano, o evento comemora a sua XX edição em Benavente, nos dias 13 e 14 de maio.



Depois de ter sido dinamizado durante vários anos junto às margens do Tejo, o Challenger NERSANT escolheu agora o Sorraia para palco das diversas atividades outdoor para as empresas. Realizado o ano passado em Coruche, o evento vai este ano ser dinamizado no concelho de Benavente, onde se esperam as equipas / empresas, que vão dar cor e animação a este território.

Este ano comemora-se o XX Challenger e a NERSANT justifica esta aposta em atividades lúdicas e de lazer para as empresas, com as mais-valias que as mesmas retiram destas atividades. "O Challenger NERSANT tem como objetivo incrementar, de forma lúdica, o espírito de equipa nas empresas da região, tornando-as mais produtivas e, logo, competitivas", disse António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, que continuou a enumerar vantagens de participação para as empresas:  "Através de desportos radicais e atividades de estratégia, os participantes desenvolvem também a liderança e a gestão do tempo, valores fundamentais no mundo dos negócios". Para além disso, no final do Challenger, "os colaboradores das empresas reforçam laços de confiança e amizade, o que facilita as rotinas de trabalho, e saem do evento mais motivados por fazer mais e melhor pela sua empresa", revelou ainda o dirigente da NERSANT.
O evento realiza-se nos dias 13 e 14 de maio no concelho de Benavente. 

“Viver o Comércio” na Páscoa

Decorre no próximo dia 26 de março, sábado, mais uma edição do Projeto “Viver o Comércio”, desta vez alusivo à Páscoa.

Dirigidas ao público em geral, as atividades do “Viver o Comércio” terão lugar na Praça Salgueiro Maia, mediante o seguinte programa:

 09h30m às 17h00 - Mostra de Artesanato

10h30m às 12h30 - Ateliê Infantil de Coelhos de Páscoa

                                Ateliê para bebés

                                Balões divertidos e pinturas de desenhos alusivos à Páscoa

 
Salientamos que caso as condições climatéricas não sejam favoráveis, a Mostra de Artesanato decorrerá no Mercado Diário Municipal e as atividades de rua não se realizarão.


Inauguração da Exposição de Pintura da autoria de São Matias


 Foi inaugurada no dia 19 de março a exposição de pintura da autoria de São Matias intitulada “Toadas da Primavera”.


A exposição estará patente na Galeria Municipal do Entroncamento, de 19 a 31 de março e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 15h00 às 19h00.

A exposição, intitulada “Toadas da Primavera” apresenta-nos a pintora São Matias na primeira pessoa, com um ritmo de imaginação de pinceladas florais, alegres, que falam da estação que se aproxima e entrelaça-as com os clássicos que visita e de que gosta tanto.  

O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento, no âmbito do Projeto DEVIR 2016.


Festas de Constância

Arrancam esta sexta-feira, 25 de março, as tradicionais Festas de Constância, a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem / Festas do Concelho.



A edição de 2016, conta com Jorge Palma como cabeça de cartaz que atua no dia 28 de março às 22h, acompanhado por  Pedro Vidal, Nuno Lucas e João Correia. 

No sábado, 26 de março, vários espetáculos prometem agradar aos diferentes públicos o protagonismo é das bandas de hip-hop, com os rappers Allen Haloween e Nerve, de Leiria a banda  "Quem é Bob?" realiza um concerto de tributo a Bob Marley . Destaque para um concerto único do carrilhão Lvsitanvs & Resemarie Seuntiens, com o espetáculo "Roaming Bells".

No domingo, 27 de março, o fado é o destaque das festividades, a fadista Ana Laíns acompanhada seus pelos músicos da Banda Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro.










Receita sem papel no Centro Hospitalar do Médio Tejo

Está já em implementação, no Centro Hospitalar do Médio Tejo, a prescrição eletrónica de medicamentos.

A Receita sem Papel garante maior eficácia, eficiência e segurança ao circuito da receita de medicamentos no Serviço Nacional de Saúde.

Maior segurança para os profissionais e para os utentes


A desmaterialização da receita assenta num processo mais eficaz e seguro de controlo de emissão e dispensa, obrigando a um acesso eletrónico autenticado, através de certificado digital qualificado, no caso dos profissionais, e Cartão de Cidadão para os utentes A Receita sem Papel inclui um “Código de acesso e dispensa” fornecido apenas ao utente, para validação da dispensa dos fármacos. O processo inclui ainda um “Código de Direito de Opção”, destinado também à validação desse direito do utente no levantamento dos produtos de saúde.

Simplicidade, melhor controlo da medicação e eliminação do papel. 


Este novo modelo eletrónico permite a prescrição, em simultâneo, de diferentes tipologias de medicamentos, ou seja, a mesma receita poderá incluir fármacos comparticipados com tratamentos não comparticipados. 

Este sistema traz vantagens para o utente, já que todos os produtos de saúde prescritos são incluídos num único receituário.

Guia de tratamento para o Utente


Uma das alterações significativas relaciona-se com o guia de tratamento para o utente. Além de registar informações sobre a toma de medicação, apresenta, também, os dados necessários à dispensa dos medicamentos na farmácia: códigos de acesso, dispensa e de direito de opção.

A Chamusca vai à ópera!! Município da Chamusca leva a cena “Dido e Eneias” de Henry Purcell

O Município da Chamusca apresenta no dia 2 de Abril, a ópera “Dido e Eneias” de Henry Purcell, baseada na Eneida de Virgílio. O espetáculo terá lugar no Cineteatro da Chamusca a partir das 21h30 e contará com a participação do Coro Polifónico da Golegã sobe a direção artística do Maestro José Dias.



O elenco é constituído por alunos da Escola Superior de Música de Lisboa, com direção musical e encenação da conceituada Soprano Sílvia Mateus. Ao piano estará Francisco Sasseti, pianista de grande renome nacional que iniciou a sua carreira de concertista no Teatro de S. Luíz em Lisboa. Sílvia Marques e Francisco Sasseti estão entre o leque de conceituados artistas com presenças nos maiores palcos nacionais, como o Teatro São Luiz e o Palácio Nacional da Ajuda.

A Chamusca recebe pela primeira vez uma ópera, sendo uma oportunidade única para muitos de assistir a um espetáculo de teatro lírico que consiste numa representação dramática desempenhada em canto e acompanhada de música.

A ópera “Dido e Eneias” é o primeiro espetáculo do género a ser inserido na Agenda Cultural do Munícipio, que tem agendado para ir a cena em Maio “Don Giovanni” de Mozart.

Cláudia Moreira, Vice-Presidente do Município, afirma que desta vez apresentamos um espetáculo inédito no concelho da Chamusca, uma experiência diferente para muitos de assistirem a uma ópera com um elenco de luxo. Deixo desde já o convite a todos - Vista-se a rigor e venha à ópera! ”.

A versão “Dido e Eneias” de Henry Purcell foi a exibição pela primeira vez em 1689 no Theatre Royal do Londres.  “Dido e Aeneas” nome original em inglês é uma ópera trágica em três atos e um prólogo, com liberto de Nahum Tate, e é considerada a única grande obra de teatro musical em inglês.

A história baseia-se no IV Canto da “Eneida”, do épico poeta latino Virgílio e a ação desenrola-se ao longo de um dia, descrevendo o drama de Dido, rainha de Cartago, e do seu grande amor o príncipe troiano Eneias.

quarta-feira, 23 de março de 2016

“Saberes e Fazeres da Nossa Terra” - 1ª Feira do Empreendedorismo do Concelho de Torres Novas

A feira “Saberes e Fazeres da Nossa Terra” – 1ª Feira do Empreendedorismo do Concelho de Torres Novas surge no âmbito de uma das ações do Contrato Local de Desenvolvimento Social |3ª Geração| de Torres Novas, em que o CRIT (Centro de Reabilitação e Integração Torrejano) assume-se como entidade promotora tanto do referido projeto como deste evento, em particular. Tem como objetivos principais proporcionar aos produtores locais e regionais oportunidades de divulgação, promoção e comercialização dos seus produtos, aumentando o valor acrescentado; facultar às instituições locais um espaço de divulgação e promoção dos seus serviços e/ou de participação com outros modos de angariação de fundos; e fomentar o contato e parcerias entre empresas locais e escolas do concelho, com vista à potenciação do capital humano e à inserção profissional dos alunos. Assim, o conceito desta feira centra-se tanto numa abordagem focada nos expositores como numa política de diversificação de oferta formativa, educativa e cultural, com vista a mostrar o potencial empreendedor (existente nas suas mais diversas vertentes) no concelho de Torres Novas e suscitar o interesse (ressaltando a importância) desta temática nos tempos atuais.


Inauguração da Exposição de Pintura de Sílvia Marieta

Terá lugar no próximo dia 2 de abril de 2016, sábado, às 16:00h, a inauguração da Exposição de Pintura de Sílvia Marieta, na Galeria Municipal Maria Lucília Moita (Casa da Cultura), em Alcanena.




 Sobre a artista plástica:

Sílvia Marieta nasceu em Lisboa, em 1982. Desde cedo mostrou o gosto pelo desenho, posteriormente pela pintura. Na adolescência, começou a desenhar retrato a partir de fotografia. Só mais tarde, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, se iniciou no desenho à vista, com modelo ao vivo, e estudou, ainda, novas técnicas, como é o caso das técnicas de gravura (calcografia), entre outras. Iniciou os estudos académicos em 2001 e terminou a sua licenciatura (antiga reforma), no curso de Pintura, em 2006. Mas, ainda antes de entrar para a faculdade, já se teria iniciado na pintura a óleo sobre tela, por iniciativa própria. Tem como tema de eleição a figura humana, que tenta representar com bastante realismo, na representação dos rostos e do corpo humano, inserindo-os, por vezes, em composições surrealistas e cheias de simbolismo. Para além da formação académica, a pintora ainda adquiriu outros conhecimentos: ilustração científica, desenho arqueológico, artes decorativas, entre outros.

Atualmente, dedica-se inteiramente à pintura e desenho retratista, quer sejam obras de encomenda, quer seja o resultado dos seus momentos de inspiração. Tem realizado inúmeros retratos, que se encontram em coleções privadas, em Portugal, Canadá, França... Desde 2010 que se tornou sócia de algumas associações de artistas em Portugal e tem vindo a participar em várias exposições nacionais e internacionais.

Nesta mostra surge uma série de pinturas a óleo sobre tela, em que o “humano” é o protagonista, não interessa o gênero ou idade, pretende-se um ser intemporal, que não se identifique no tempo e no espaço. Há a tentativa de captar e cristalizar um momento específico, a expressão emocional de uma experiência humana transcendente, através da representação realista do corpo e rosto humanos, inserindo-os, depois, num cenário etéreo.
A representação realista da figura humana é aqui muito importante, pois é uma forma de tornar real o irreal
.

Café Temático Internacionalização decorreu em Torres Novas

Canadá é oportunidade para empresas portuguesas

O Canadá é um mercado com diversas oportunidades de negócio para as empresas portuguesas. Foi a esta conclusão que a NERSANT chegou no Café Temático que realizou em Torres Novas sobre este tema. Setores agroalimentar e da construção civil são os que têm maior potencial.


Para a dinamização desta sessão, a NERSANT contou com Exertus, rede de consultores que agrega diversos especialistas preparados para funcionarem como facilitadores nos processos de melhoria da competitividade e resultados das organizações, públicas ou privadas, com experiência em internacionalização e mercados externos. Sérgio Ribeiro, representante da empresa na reunião, apresentou o mercado do Canadá, composto por 36 milhões de habitantes, começando por relatar que existe uma enorme presença portuguesa no país - os dados apontam para cerca de 1 milhão de habitantes portugueses no Canadá. "Os Ministros das Finanças das duas regiões, Ontário e Quebec, são portugueses e os melhores e mais conhecidos restaurantes destas duas regiões, também são portugueses", revelou, acrescentando ainda que "o maior sindicato norte americano, o da construção, é gerido por portugueses". Por este motivo, a aceitação de produtos e serviços portugueses está de alguma forma facilitada neste país e acontece de forma natural. "Não existe descriminação dos produtos portugueses nas prateleiras dos supermercados, eles aparecem lado a lado com os seus pares", disse.

 De facto, é nos supermercados que podemos verificar uma enorme presença de produtos portugueses: o "mercado da saudade tem um forte impacte nas exportações portuguesas para o Canadá", revelou o profissional da Exertus, que indicou ainda a área da construção como uma das principais oportunidades do país para as empresas portuguesas. "Para além de se falar quase exclusivamente português em muitas obras no Canadá, este é também um mercado em crescimento e com falta de mão-de-obra, pelo que existe potencial para investimento", indicou.







Torneio da Páscoa em Torres Novas

O Estádio Municipal Dr. Alves Vieira recebe esta sexta e sábado, dias 25 e 26 de março, mais uma edição do Torneio da Páscoa em futebol na categoria de Iniciados.

Participam no torneio as formações do União de Tomar, Outeirense, Escolas de Futebol do concelho de Alcanena e, claro, CDTN, responsável pela organização.

Quintas, atleta formado no “Desportivo” e que militou em equipas da 1ª Divisão Nacional, é o patrono desta edição do Torneio da Páscoa, na qual será prestada homenagem a uma velha glória do futebol torrejano, Zeca.  Este ano, o CDTN decidiu igualmente prestar o devido reconhecimento público ao responsável pela criação do torneio, João M. P. Henriques. Estarão ainda em exposição no estádio, uma centena de fotografias alusivas à estória dos Amarelos.


Feira de abril no Entroncamento

O Entroncamento recebe a Feira de abril, entre os dias 8 e 25 de abril, no Recinto Multiusos.

O município volta a apostar numa feira de diversões e de entretenimento, que em anos passados se tornou um evento relevante na cultura e na tradição da Cidade do Entroncamento e da sua população, constituindo um marco assinalável na história do Concelho.

A Feira de Abril, composta por diversos equipamentos de diversão, pretende proporcionar momentos de divertimento e de lazer a toda a população.

Os horários da feira de diversões são de domingo a quinta-feira entre as 14h00 e as 24h00 e sextas-feiras e sábados entre as 14h00 e as 01h00.

Durante o período da Feira, o Mercado Semanal funcionará como habitual aos sábados, no período da manhã.

O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento, em parceria com “Diversões Simões”.



Trilhos de “Ciência & Arte"

À descoberta das plantas silvestres comestíveis


No próximo dia 3 de abril o Município de Vila Nova da Barquinha promove, na sequência dos Trilhos de "Ciência & Arte" um percurso de interpretação da natureza e da paisagem onde a ciência se conjuga com a arte, história e cultura, nesta edição os participantes irão à descoberta de plantas silvestres comestíveis. 

O ponto de encontro será no  Centro Integrado de Educação em Ciências de Vila Nova da Barquinha às 9h, o percurso será circular com uma extensão de 9 km.






Noite de Época

No dia 1 de abril, na Praça 5 de Outubro, realizar-se a Noite de Época para apresentação do tema e da imagem do evento Memórias da História 2016.

Tem início às 22h com uma atuação do grupo Recanto, contará ainda com uma demonstração de armas pelo núcleo de Torres Novas da Espada Lusitana, e oficina de dança, encerrando com um espetáculo de fogo.






D. Maria II duplica número de empreendedores

Azeite em pó ou velas com o formato do Castelo de Almourol foram algumas das novas ideias de negócio vindas de crianças e jovens com idades entre os 6 e os 17 anos, apresentadas publicamente no dia 17 de março, no auditório da Escola D. Maria II, em Vila Nova da Barquinha.

Depois do sucesso do ano passado, está aí a segunda edição do projeto “Empreendedorismo na Escola”, que no presente ano letivo viu o número de projetos duplicar (de 4 para 8) relativamente ao ano anterior.



Chocociência, Vilaromática, PIMT8, Barquinha ON, Kaderno, InnovaTeam e Maxpowder são empresas criadas na escola, num espaço que é o primeiro Viveiro de Empresas em Ambiente Escolar (VEAE) em Portugal. A iniciativa que envolve turmas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do concelho de Vila Nova da Barquinha, tem como principal promotor o Agrupamento de Escolas, com a parceria do Município, Nersant, Tagusvalley, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Instituto Politécnico de Tomar e Associações de Pais.

O carácter pioneiro do projeto já lhe valeu um prémio e os resultados começam a dar frutos com o aumento do número de alunos envolvidos e com propostas cada vez mais “profissionais”.

Como forma de impulsionar a iniciativa, a Câmara Municipal criou em paralelo o “Prémio Municipal de Empreendedorismo em Ambiente Escolar”, uma medida inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico "Barquinha 2020", como forma de incentivar os jovens empresários. Os vencedores de 2015 – Innovateam e Chocociência em exe quo – viram as suas ideias ser premiadas com uma viagem de 2 dias ao Alentejo. No final do ano letivo serão anunciados os resultados da 2.ª edição.


XXVI Festival Gastronómico do Cabrito

O município de Torres Novas, em colaboração com treze restaurantes do concelho, promove, de 30 de março a 3 de Abril de 2016, a 26.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito.

Durante 5 dias servem-se à mesa dos restaurantes O Lagar, Ritonicho, Hotel dos Cavaleiros, Hotel Torres Novas, Seven, De’Gustar, Marisqueira Aquário, Flor do Rio, Tasquinha Torrejana, Papa-Figos, A Tasca, O Escondidinho e Quadras Soltas os sabores de Torres Novas. As especialidades gastronómicas disponíveis vão desde o cabrito assado no forno com batatas e grelos ao cabrito na púcara, sem esquecer a doçaria à base de produtos tradicionais da região, nomeadamente, os frutos secos de Torres Novas.

Este evento gastronómico pretende captar a atenção do visitante chamando a atenção para os aromas e sabores únicos da gastronomia local. Podendo depois o programa gastronómico ser complementado com um roteiro de visita à medida de cada um.



Proporciona-se ao visitante a possibilidade de explorar diversos de locais de interesse turístico, com destaque para o património cultural monumental (Castelo, Ruínas Romanas de Villa Cardílio, Grutas de Lapas, Moinhos da Pena), artístico (Museu Municipal Carlos Reis, Casa Memorial Humberto Delgado) e etnográfico (Museu Agrícola de Riachos), mas também o património natural (Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros e Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros).




terça-feira, 22 de março de 2016

Produtos Locais na Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai marcar presença na Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Constância, entre os dias 26 e 28 de março, através da loja Camões com Sabor.


Durante as Festas do Concelho, o espaço, da TAGUS e do Município de Constância, estender-se-á à Antiga Cadeia da Vila Poema para promover e comercializar produtos locais, como queijos, enchidos, doces, marmeladas, bolachas, cervejas e vinho a copo para consumo imediato. No local, estarão também alguns dos produtores do Ribatejo Interior a divulgar os seus artigos.   

A TAGUS aproveitará ainda a Antiga Cadeia para promover as potencialidades da região e para mostrar, novamente, os projetos apoiados no âmbito da Abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR), para servirem de inspiração para pedidos de apoio no Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), do PDR 2020.


Plataforma facilitadora da exportação apresentada em Santarém

A primeira das duas sessões de apresentação de uma inovadora ferramenta que permite às empresas o crescimento da sua capacidade de exportação, decorreu em Santarém. As empresas consideraram a plataforma muito interessante para alavancar o seu negócio além-fronteiras. A próxima reunião decorrerá em Torres Novas, no dia 19 de abril.


No âmbito da sua estratégia de desenvolvimento da economia da região do Ribatejo, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, pretende criar uma plataforma para a exportação, uma ferramenta tecnológica inovadora que visa o crescimento da capacidade de exportação, ao abrir as portas do mercado internacional. Com o objetivo de estudar a viabilidade de implementação desta plataforma, a NERSANT realizou já em Santarém, no dia 17 de março, uma sessão de esclarecimento sobre esta ferramenta, onde estiveram presentes diversas empresas da região do Ribatejo.

A Plataforma Exportar & Internacionalizar baseia-se num conceito que tem como objetivo a aproximação de dois mundos extremamente fragmentados: a procura mundial e a oferta nacional, que enfrenta claramente alguma adversidade no acesso aos mercados.

Desta forma, a ideia da NERSANT com esta plataforma é, para além de aproximar a oferta mundial dos produtores da região, reduzir investimentos em promoção e divulgação nos diferentes mercados e ultrapassar dificuldades como densos processos administrativos e logísticos, diversas línguas, recebimentos, entre outros.

A explicação do conceito ficou a cargo dos técnicos da INODEV. O objetivo da plataforma, explicaram os profissionais desta agência de inovação, é tratar a exportação como uma extensão do mercado nacional, com uma lógica semelhante à da Amazon. Ouvido o conceito e forma de funcionamento da plataforma, as empresas deram a sua opinião em relação à mesma, sendo unânime o interesse que a mesma poderá ter no que diz respeito à internacionalização dos seus negócios.

Caso se verifique o interesse das empresas em aderir a esta plataforma, a NERSANT poderá efetuar uma candidatura aos fundos europeus para a criação da mesma. Para já, e antes de mais, a associação está a verificar o interesse junto das empresas, pelo que vai realizar nova reunião sobre o tema no próximo dia 19 de abril, em Torres Novas, pelas 17h00.

Os interessados em inscrever-se nesta sessão, podem fazê-lo junto do portal da associação, em www.nersant.pt (inscrições gratuitas).

Município do Entroncamento oferece e planta pinheiros com as escolas do concelho na Comemoração do Dia da Árvore

No âmbito da Comemoração do Dia da Árvore, a Câmara Municipal, em parceria com a Resitejo, ofereceu aos estabelecimentos de ensino do concelho e plantou no Parque Verde do Bonito diversos pinheiros.


Foto: Escola Profissional Gustave Eiffel
No dia 18 de março foram distribuídos nas escolas do concelho 265 pinheiros, que serão tratados pelos alunos, para no próximo inverno serem plantados por pais, professores e alunos, no âmbito do projeto do Movimento Plantar Portugal.

Envolvidas nesta iniciativa estiveram as escolas: EB António Gedeão (25 pinheiros); Centro Social Paroquial Entroncamento (15 pinheiros); EB Zona Verde (60 pinheiros); Escola Profissional Gustave Eiffel (15 pinheiros); EB Dr. Ruy D’Andrade (20 pinheiros); Infantário Encoprof (15 pinheiros), Jardim Escola João de Deus (15 pinheiros); EB Bonito (65 pinheiros); Colégio dos Navegantes (15 pinheiros); Escola Secundária do Entroncamento (20 pinheiros).


No dia 21 de março, os alunos do ensino pré-escolar plantaram pinheiros no Parque Verde do Bonito, com a colaboração dos funcionários dos espaços verdes, do município, na presença do Ribas (mascote da Resitejo) e do executivo municipal que apoiou os mais pequenos nesta tarefa de reflorestação do Bonito.


Do ensino pré-escolar estiveram presentes alunos das escolas: JI Sophia de Mello Breyner Andresen (30 pinheiros); JI EB Bonito (10 pinheiros); JI EB António Gedeão (15 pinheiros); JI EB Zona Verde (20 pinheiros).

Idosos plantam árvores no parque ribeirinho

Com vista à requalificação paisagística da zona envolvente ao Campo de Jogos do Barquinha Parque, o Município de Vila Nova da Barquinha iniciou ontem, 21 de março, Dia Internacional das Florestas, a plantação de diversas espécies arbóreas no parque ribeirinho. Nesta primeira fase está prevista a plantação de 92 espécies arbóreas de pequeno porte ou de porte arbustivo, como o Zimbro, o Teixo e a Tamargueira.

Participaram na atividade idosos e respetivos acompanhantes da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha e do Centro Social Paroquial da Atalaia, que ajudaram a plantar diversos exemplares de Zimbro e de Tamargueira.

No final foi oferecido a cada instituição um pinheiro-manso, cedido pela RESITEJO no âmbito das comemorações do dia Internacional das Florestas. 

Cada um dos participantes recebeu uma flor da espécie Silene galica, conhecida por erva-mel.

Aprovado o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Entroncamento (PEDU)

O Município do Entroncamento, ao abrigo do Programa Portugal 2020, terá 4,6 milhões de Fundos Comunitários para a 1ª Fase do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Entroncamento.

No âmbito da submissão da candidatura ao Programa CENTRO 2020, para implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Entroncamento (PEDU), o qual prevê um investimento global no concelho de cerca de 13 milhões de euros, repartido entre investimento público e privado, a Comissão Diretiva do CENTRO 2020 atribuiu ao Município do Entroncamento um financiamento global de cerca de 5,7 milhões de euros. Este será repartido em duas fases, 4,6 milhões de euros serão executados na 1ª Fase do programa (até 2018) e os restantes numa 2ª Fase (após 2018).

O financiamento atribuído destina-se a desenvolver projetos delineados numa estratégia para a cidade nas áreas da mobilidade urbana sustentável,  regeneração urbana, ao nível do património edificado, espaços verdes, bairros socias e conversão de zonas industriais desativadas.



segunda-feira, 21 de março de 2016

Startup Santarém inaugurada

A Startup Santarém foi inaugurada no dia 19 de março, numa cerimónia que contou com as intervenções do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, da Presidente da Direção da NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, Maria Salomé Rafael, do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, e do Presidente da Associação Industrial Portuguesa, José Eduardo Carvalho.




O CIES - Startup Santarém, centro de inovação empresarial que resulta de uma parceria entre a NERSANT e a Câmara Municipal de Santarém e traduz um investimento de cerca de 150 mil euros, por parte da NERSANT, está localizado nas antigas instalações da Escola Prática de Cavalaria desta cidade, agora transformada num espaço dedicado à capacitação e instalação de novas empresas em fase de implementação no mercado.

De acordo com a Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, "a região de Santarém passará agora a dispor de um centro de excelência para receber os empreendedores e assim complementar os programas já existentes de apoio à criação e consolidação de novas empresas." A responsável adiantou também que "a NERSANT pretende que este seja um espaço onde os empreendedores podem receber apoio técnico, recorrer a mentoria, partilhar questões, encontrar parceiros, ter formação, procurar financiamento, capacitar-se e acelerar o seu projeto." Maria Salomé Rafael destacou ainda o facto de a "NERSANT ter encontrado na Câmara Municipal de Santarém um interlocutor exemplar, que nunca receou trabalhar em parceria, e que sempre valorizou as mais-valias que cada um dos parceiros pode trazer a este projeto."

O Presidente da AIP - Associação Industrial Portuguesa, José Eduardo Carvalho, marcou presença na cerimónia de inauguração, tendo no seu discurso deixado um conselho àqueles que estão a chegar a esta região, ou que já estão a trabalhar nela: "Não devem subestimar a liderança da NERSANT nas dinâmicas socioeconómicas que aqui são implementadas".

Já Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, falou da "congregação de esforços" que foi a criação da Startup Santarém, elogiando o papel da NERSANT em todo o processo. "Os empresários desta região poderão sempre contar com  o Município assim como contam com a NERSANT. Acredito muito em Santarém, acredito que será das cidades médias que mais vai crescer nos próximos anos. E estes projetos são naturalmente a alavanca desse crescimento", referiu o autarca escalabitano.

A cerimónia de inauguração terminou com a intervenção do Secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos, que referiu que o apoio ao empreendedorismo é uma prioridade do Governo. "Neste momento em Portugal, 50% do novo emprego é criado por empresas com menos de cinco anos. E quando a prioridade de todos é a criação de emprego, estas jovens empresas passam a ser uma prioridade", disse o Secretário de Estado, tecendo ainda largos elogios à criação da Startup Santarém. "É difícil encontrar um melhor exemplo - dinamizado entre câmara, empresários e administração central - onde vale mesmo a pena aplicar dinheiro público. Isto é o que eu chamo de um projeto bem feito", enalteceu o governante.

O CIES - Startup Santarém assume-se desde já como uma referência a nível distrital, disponibilizando um conjunto de valências contribuem para o fortalecimento do ecossistema empreendedor da região e para o crescimento do empreendedorismo qualificado, tais como salas para instalação de empresas, salas de co-working, instalação virtual, acesso a sala de reuniões, estacionamento exclusivo gratuito, apoio técnico da NERSANT e acesso à participação nos programas de apoio, network, consolidação e aceleração da NERSANT.


O espaço é resultado da aprovação de uma candidatura submetida pela Câmara Municipal de Santarém ao Inalentejo, que consistiu na empreitada de reabilitação de um dos principais edifícios da antiga Escola Prática de Cavalaria, que transformou o mesmo num espaço dedicado à capacitação e instalação de novas empresas em fase de implementação no mercado (startups).

Atendendo à importância do projeto para a economia do Ribatejo, a NERSANT é parceira deste projeto desde o início, tendo assinado em setembro de 2013 com o Município de Santarém um protocolo de colaboração que lhe confere a gestão do espaço, bem como a cobertura financeira da componente de auto-financiamento desta candidatura bem como das despesas consideradas não elegíveis por este programa. A NERSANT é assim a responsável pela coordenação, administração e manutenção da Startup Santarém, tendo aqui centralizado os seus serviços de apoio ao empreendedorismo, bem como o seu pólo de Santarém, que funcionava anteriormente na zona industrial.